Em um país grande e bobo, onde palhaço é deputado e analfabeto é presidente, a candidata a sucessão do analfaboquirroto, mandatário mor, foi a uma escola primaria para lançar o mais novo projeto do governo... o Bolsa Borracha.
O Bolsa Borracha é uma bolsa em que é paga uma quantia em dinheiro a todo aquele que se esqueça de tudo aquilo que já foi feito no país, antes que o seu partido, o TP (Partido do Tudo Pode) assumisse o poder.
Ela foi lançada nas escolas, junto aos professores, pois eles são responsáveis pela formação das futuras gerações de eleitores.
Segundo a doutrina do seu partido, esse país trambiqueiro, só existe a partir de 2002, o resto é limbo.
Chegando lá, entrou em uma sala de aula e disse aos alunos:
- Este nosso governo, o do Brazius, lançou um programa educacional nunca antes visto na historia desse país. Vamos a partir de hoje, lançar o Bolsa Borracha, e com ela, vamos reescrever a nossa história. Em virtude disso, vim aqui “desinaugurar” a biblioteca, que a partir de hoje será fechada. Ninguém mais será obrigado a ler nada. Livro só serve pra encher a cabeça de vocês.
Vocês que já aprenderam a desenhar o nome, já estão aptos para a vida, podendo usufruir do Bolsa Familia, Bolsa Gas, Bolsa Escola e qualquer outra bolsa que lançarmos, e quando crescerem poderão se candidatar a Deputado, Senador ou até Presidente, pois o nosso presidente, é filho de uma mulher que nasceu analfabeta e eu, que ninguém conhece, sou agora candidata. Eu gostaria que vocês me fizessem as perguntas que quiserem, e eu, como candidata a Presidencia, estou aqui para esclarecer.
Um garoto miudinho, o Paulinho, se levantou e disse:
- Dona Zilma, vou fazer três perguntas pra senhora:
1- E verdade que a senhora planejou assalto a banco?
2- E verdade que a senhora planejou seqüestro de Embaixador?
3- E verdade que a senhora planejou de assalto em que morreu gente?
Criou-se um burburinho e a candidata ficou com cara de tacho, olhando estaticamente e gaguejando sem nada responder. Os assessores alvoroçados.....
Nesse instante soa estrondosamente a sirene para o recreio.
Todos foram para o pátio onde foi fartamente distribuído um lanche oferecido pelo partido.
Na volta do recreio, os alunos novamente na sala a candidata, já refeita, volta a perguntar:
- Alguém tem uma pergunta?
O Joãozinho então se levanta e diz:
- Dona Zilma, eu tenho cinco perguntas pra fazer, posso?
Ao que ela responde:
- Claro, meu filho, eu estou aqui pra isso!
E ele então pergunta:
1- E verdade que a senhora planejou assalto a banco?
2- E verdade que a senhora planejou seqüestro de Embaixador?
3- E verdade que a senhora planejou de assalto em que morreu gente?
4- Não é verdade que a sirene do recreio tocou meia hora antes do horário normal?
5- Onde esta o Paulinho que sumiu na hora do recreio e até agora não apareceu?
“A postura e o desempenho dos dirceus, dos franklins, dilmas, erenices, genoinos, garcias, tarsos, vannuchis e o resto da turma advertem: passados tantos anos, estão prontos para errar de novo. Infiltrados no governo de um presidente que não lê, não sabe escrever, merece zero em conhecimentos gerais, faz qualquer negocio para desfrutar o poder e fecha os olhos e ouvidos ao desmando que ocorre a sua volta, aparelharam o Estado e vão forjando alianças com o que há de pior na vizinhança para eternizar-se no controle do país.” ( Augusto Nunes)