Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Papo sério - Quero ser gente!

Hora de brincar, brincar. Vamos conversar hoje sobre um assunto muito sério! Por favor leiam com atenção até o final!
´
 No papo de buteco 14, lancei alguma coisa sobre as crianças de hoje, da forma que estavam sendo criadas, do abandono dos pais, da falta de afeto entre pais e filhos. Pais quase sempre ausentes no trabalho as vezes estafante, chegando tarde em casa, buscando descanso, não dando atenção aos filhos, se isolando. Os filhos estudam em escolas particulares, fazem judô, natação, inglês, Kummon, tem TV, Ipod, DVD, videogames, celular, câmera, e etc, isto é tem tudo que a tecnologia tem a oferecer. E o afeto? E a presença dos pais? Eles estão sendo educados por quem não se preocupa com a sua formação. Eles não tem espelho.
Será que este é o estilo de vida ideal?
Vocês já repararam quantos jovens de classe media estão enveredando para o crime? Crime esse em todas as modalidades do código penal. Dirigir sem carteira, na contramão, embriagado, tomar e vender êxtase, beber antes dos 18, fazer sexo com menor de 14 anos, pixar paredes, tudo isso é crime, alem de matar, roubar, seqüestrar, aplicar golpes de estelionato, e etc. A classe media invadiu essa seara.que antes era prerrogativa das classes menos favorecidas.
Os pais estão demonstrando a eles a todo o momento que Ter é melhor que Ser..... Perderam se as referencias, valores, exemplos.
Não é a hora de mudar?   Não é a hora de uma profunda reflexão?

Observo mães dando mais atenção ao cachorro que aos filhos, mais carinho, atenção e afeto. Outro dia, em casa de um parente próximo observei o tratamento que era dado ao cachorro da família...  Eu vi, ninguém me contou, eu vi  a empregada fazendo uma salada de frutas para ele, estranhando, comentei o assunto. Foram me mostrar a salada, as uvas tinham que ser sem caroço, pêra, maça, kiwi, etc. Qualquer dona de casa sabe o preço disso. Me interessei mais ainda e continuei fazendo perguntas.  O cachorro, toma um anticonvulsivo, dado diariamente e de hora marcada, visitas freqüentes ao veterinário, pet shop de 15 em 15 dias. Fui saber o custo mensal: Aproximadamente R$ 1000,00 mensais. Isso da em torno de 600 dolares ou 430 euros mensais. Fiquei indignado, na hora me lembrei dessa musica do Eduardo Dusek, o "Rock da cachorra", do inicio dos anos 80!( O video é pessimo, com nome errado, mas só consegui esse)



Não tenho nada contra quem tem cães e os trata assim. Minha filha tem dois gatos que levam vida de rei. Quem tem animal tem a obrigação de cuidar bem dele. É responsabilidade do dono. Um dos gatos apareceu outro dia com um corte profundo na perna traseira. Me senti imediatamente responsável. Era noite, levei-o ao hospital veterinário. R$ 580, oo foi o que me cobraram. Paguei sem reclamar!
Vejo vários blogs fazendo campanha para a adoção de animais, para conter o desmatamento, para cuidar da natureza.  Extremamente louvável, temos sim que nos responsabilizarmos pelo cuidado  ao planeta em que vivemos. Nada contra, tudo a favor!
Raramente vejo algum para a adoção de SERES HUMANOS!!!!!
Não estou pedindo que adotem crianças, esta é uma decisão seríssima e de foro intimo!
Estou pensando no aqui agora, no que podemos fazer de imediato!

Estou hoje aqui lançando uma campanha a favor 
dos Sêres Humanos!

E isso é muito serio, peço que pensem, reflitam e apóiem!

É muito simples:

1 – Somem todos os gastos com os animais que tem em casa.
2 - Procure uma entidade assistencial séria, idônea, que cuida de crianças carentes ou abandonadas. Busque referencias sobre ela!
3 – Passe a doar a esta instituição o mesmo valor gasto mensalmente com seus animais de estimação.

Garanto a vocês que não vai doer nada, não vai lhe fazer nenhuma falta!
Pelo menos desta forma estaremos agindo como seres humanos responsáveis, ajudando a retirar menores das ruas, ajudando a formá-los como indivíduos, como cidadãos, dando-lhes educação e formação para o trabalho.

Eu já estou fazendo a minha parte, hoje mesmo já fiz a minha primeira doação, não importa o valor, e sim a atitude.
Escolhi esta instituição em Belo Horizonte onde a doação, de qualquer valor, pode ser feita através de deposito bancário e eles prestam conta de aonde vai o seu dinheiro:


Não estou pedindo nada para eles e nem tenho procuração para isso.
Cada um escolha a instituição que seja do seu interesse.
Postei o link só para que saibam que se a gente quiser, a gente dá um jeito!!

Me ajudem nessa campanha!  Divulguem!!

Como esta foto é uma imagem capturada da net, criei um selo e dei um nome á campanha:
"Eu tambem quero ser gente! "  
É darmos uma oportunidade de crescerem com dignidade!

 

imagem da net 
 

68 comentários:

  1. Maravilhoso texto , outro dia eu estava pensando nesta musica e o quanto ela fala um verdade fria que ninguém quer saber , parabens pela coragem
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Lufe!

    Ótimo post. Ótima iniciativa!

    Cachorro comendo salada de frutas... sem comentários.

    Já tive bicho de estimação, mas sempre acreditei que deveriam ser tratados feito bicho e não gente e assim agi.

    Teu post é uma enorme ofensa a muita gente. Você é mesmo corajoso e de personalidade. Fico envaidecida por tua amizade.

    Em minha família vejo os "excessos" para com os animais, um exagero de cuidados, uma coisa absurda, mas falar é sempre motivo ou de cara fechada ou mesmo discussões.

    Para mim, é válvula de escape que algumas pessoas arrumam, para não terem que tomar, elas próprias, os anticonvulsivos.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ligia,

    Eu hoje me cansei só de falar que as coisas estão erradas. Eu acho que a gente pode mudar isso através de pequenas ações, mas que tem um enorme resultado. Sabe quanto é uma adoção de uma criança nessa instituição que eu citei? R$70,00 mensais. Não paga uma ida ao pet shop.

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Alexandre

    Essa inversão de valores, essa falta de exemplos, de espelhos, esta transformando a nossa sociedade em um desfile de Emmas Bovary, filhos abandonados em casa, os divãs lotados. E quem causa isso é a gente mesmo. Fica a pergunta: Vale a pena?

    Sempre existirão pessoas a criticar qualquer iniciativa que envolva botar o dedo na ferida. E a ferida esta aberta, na cara de quem quer ou de quem não quer ver.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Suzana

    Não tenho nada contra se ter animais de estimação, nem contra a forma que os criam. Cada um é cada um e tem o direito de os tratarem como bem entenderem.
    Nem de longe me passou pela cabeça ofender alguém, longe disso!
    O que esta me causando apreensão, é que começamos a pensar em tudo: Preservação da água, das arvores, dos animais, dos golfinhos, da camada de ozônio, da mata atlântica, das tartarugas marinhas, do mico leão dourado, da adoção de cães e gatos, e outras campanhas mais.
    Todas essas campanhas, são super louváveis e necessárias. Temos que ter consciência. Temos que participar, temos que divulgar.
    Mas acho que também podemos fazer uma outra campanha também necessária.
    Minha intenção é somente fazer uma campanha para a preservação da espécie humana, para que ela tenha dignidade, instrução, moradia, assistência medica, carinho, afeto, agasalho, e possa sorrir para a vida.
    É uma campanha singela, mas que se conseguir que se tire uma criança da rua, já me dou por satisfeito.
    Cansei de só falar.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  6. Lufe,

    Ótima idéia!
    Nada contra a quem tem seu animal de estimação, mas meu dinheiro é sempre canalizado para ajudar crianças.
    Há muitos anos ajudo uma avó, que tem 14 netos sob sua custódia.
    Alguns de filhos mortos, outros, de filhos que os abandonaram.
    Para estas crianças ofereço edredons, travesseiros, meias, cadernos, lápis, chocolate e algumas vezes remédio quando necessário.Sem contar o ranchinho que sempre ela leva de minha casa.
    Faço isto anonimamente, sem querer crédito algum. Arrecado com minha família meias, cuecas, calcinhas, cobertores - enfim, tudo o que posso e repasso para esta avó.
    Há cada dois anos tenho sempre trocado minha máquina de lavar roupas, e dou a minha semi-nova para essa senhora. Ela lava tanta roupa que as máquinas dela se consomem. Troco colchões seguidamente e dou os meus para ela, já doei televisores,fogão e assim vou ajudando sempre que posso.
    Quando meus pais faleceram, nós os irmãos de comum acordo, doamos quase tudo que havia dentro da casa deles para esta família.
    Seguidamente também dou um valor em espécie.
    Faço isto por uma retribuição a Deus por tudo o que tenho (sem ser piegas, trabalhei para ter o que tenho) mas sei que é minha obrigação ajudar alguém.
    Espero que tua campanha tenha exito, e sei que terá!
    A minha parte já venho fazendo há horas e continuarei fazendo enquanto for viva!

    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Lufe!!!
    Linda idéia, imagine se cada blogueiro entrasse nessa campanha - não resolveria os problems bem sei, mas amenizaria com certeza.
    Tenho uma cachorra, e ela é isso, uma cachorra e tratada como uma cachorra, com carinho, bem alimentada, bem cuidada mas sem esquecer o que ela é...e ela não é gente.
    Eu procuro fazer minha parte, ajudando na medida do possível - ajudo principalmente na própria escola-creche onde trabalho, pois o bairro onde está localizada é muito carente ( mas muito mesmo)e cada dia mais pessoas chegam para trabalhar nas olarias e nas fazendas.
    Vou torcer pela campanha e vou colocar um selo no meu blog para participar.
    Tenha um ótimo dia...abração!

    ResponderExcluir
  8. PQP, sábias palavras, viu?
    Se todos pensassem como você, rapaz... viver seria uma dádiva!
    Esse selinho, posso levar comigo? Vou divulgá-lo lá no Clube.
    Faço minha parte sim. Penso que não podemos ficar omissos.
    Espero que essa mensagem chegue no coração de muita gente.
    Beijinhos com carinho, meu amigo!

    ResponderExcluir
  9. Oi LUFEEEEEEE
    Eu tenho uma gatinha, a Marylin rs !
    Por enquanto ela não gasta muito rs, come a raçao dela, eu mesmo que dou banho, que corto a unha rs, não é de ficar indo a vet, mas a que morreu minha nossa, gastei horrores, problema renal, soro todos os dias durante 7 meses, exames e mais exames ...mas isso fica pra uma outra pauta..a pauta do não faça seu bichinho sofrer sendo egoista para mantê-lo vivo rs !!!

    Bom ...eu ajudo mensalmente uma instituição que vem todo mês pegar o dinheiro e tenho uma amiga que faz muitas Campanhas de Adoção de Crianças, eu sempre adoto uma, nesse caso é por Campanha e não mensal...mas isso sempre me veio mastigado par ajudar...ela me manda os nomes eu ja escolho uma , faço o que tem que fazer e tal, muitas vezes as pessoas acabam não ajudando por essa facilidade não bater na porta e principalmente pq não tem alguém vendo e pedindo, ja reparou que qdo algum conhecido pede para doarmos algo e tal, o pessoal sempre acaba ajudando !
    Pode até ser meu caso , não estou querendo me livrar de culpas não rs ! Difícil é enfiar a cara por vontade própria e ajudar quem precisa como vc fez !
    Infelizmente a Campanha daria mais certo se fosse...deposite na conta do LUFE e mande seu nome ...ai vc iria arrecadar horrores ! Dá pra entender o que eu falo, não é julgar ninguém, pelo amor..eu estou até me incluindo no bolo!!!
    Mas eu vou divulgar sim ...pode deixar !!!
    E se tiver outras idéias ...to dentro !!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Clap, Clap, clap milsssssssssssss

    Lufe, perfeito seu post!
    Como você mesmo diz, nada contra o amor pelos animais. Mas tem limites.
    No bairo onde morei a maior parte de minha vida, ter cachorro virou fashion. O que presenciei é que muitos passaram a ter o seu só porque o vizinho tinha.
    Também, quando o Gui era pequeno, passei por cada situação que vc não acredita. Numa praça que o levei, enquanto os cahorros passeavam livres e soltos, as crianças pequenas tinham que ficar restringidas a um minúsculo cercadinho.
    Até em um famoso e chic shopping de SP, onde é permitida a entrada de animais, uma senhorinha, ao me ver entrando com o Gui no toilete, perguntou em alta voz: mas aqui pode entrar criança? Acredite se quiser!!
    Sabe como é, criar um animal é tão mais fácil. Eles não respondem, não emitem opinião, não te contradizem, mesmo adultos continuam ao seu lado paparicando e fazendo festinha... e é isso o que a maioria quer hoje. Ser paparicado, ter alguém que o siga e abane o rabo contente pra tudo que vc fizer, não é assim?
    Eu contribuo a muito anos para uma associação de apoio a deficientes visuais chamada Laramara. Já fui pessoalmente lá, vi o trabalho seríssimo que desenvolvem e quis fazer a minha parte.
    Lufe, só posso dizer parabéns pelo post!!!
    Beijo grande!!!

    Em tempo: adoro Eduardo Dusek :D

    ResponderExcluir
  11. Atitude linda!
    Cara, é isso mesmo, todos somos responsáveis.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Legal Lufe, adorei o post e ja que o assunto hoje me toca muito quero acrescentar aqui a minha parte e espero que o que faço,embora seja muito pouco perto do que devo e ainda quero fazer, seja exemplo a quem ainda nada o faz...Lufe todo o primeiro domingo do mês eu passo com os idosos do asilo São Vicente De Paula aqui da minha cidade, Maringa no Paraná, somos um grupo de 20 pessoas que nos reunimos uma vez no mes totalmente dedicado a eles, juntamos um valor todo mês tambem para o nosso caixa, onde fazemos as festas de Natal e aniversários e todas as datas comemorativas para eles. ë muito bom, muito gratifcante cada encontro nosso com eles. Participo tambem de visitas mensais ao orfanato Maria Bethania tambem daqui de Maringá e o trabalho é o mesmo, doação de dinheiro, organização de festinhas para as criançãse MUITO,mas MUITO AMOR para elas...e todo Amor doado ali ainda é pouco...eles me chamam de Miguxa e eu adoroooo
    sinto verdadeira paixão por eles, sabe Lufe, ees ja fazem parte da minha vida e ja não sei viver sem eles e os nossos encontros...Ah, e ainda tem visitas as pessoas doentes e muito carentes financeiramente que estão acamadas e junto da minha Linda Mãezinha as visito uma vez na semana tentando ajudar no que for do meu alcance...e por ai afora Lufe, tento equilibrar a minha vida que é corrida, afinal trabalho com musica, teatro e manter o meu blog aualizado que é uma grande paixão, enfim...tambem tenho um cachorro que é um fofo, mas sem frescuras...ração cuidados e amor, mas cada coisa no seu lugar.
    Parabéns Lufe esse foi o post mais lindo que eu ja li aqui e acredito que todos nós podemos e devemos fazer alguma coisa pelo próximo, é só querer e nem adianta dizer...Ah, mas eu não tenho dinheiro para ajudar...bom, sem dinheiro, mas com peito carregado de amor pode se fazer muito, pois tem gente que precisa muito mais de um abraço do que de uma cesta basica.
    Lindo Lufe, passei a adorar mais ainda o seu blog.
    Beijos no seu coração

    Obs: Lufe, que fique bem claro que tudo o que falei sirva de exemplo, embora eu faça muito pouco perto do que posso ou devo fazer, e que ninguem pense que seja apenas uma exibição de atitudes, são momentos doados com muito amor e que muito me orgulha sentir que pelo menos um pouquinho eu ja esteja cumprindo e me doando, por favor aos que lerem, assim como o Ale disse ai em cima, que as pessoas nem pensem que são palavras de exibição, mas sim que toquem os corações de quem ainda nada faz...saibam que é BOM demais!

    ResponderExcluir
  13. Sandra,

    É muito bom saber disso.
    Ajudar pessoas próximas é uma garantia de que o recurso não vá ser desviado ou gasto em infra-estruturas faraônicas que de nada valem. Quando eu falo, penso lá na ponta, na linha de frente, na D. Maria que pega filho do vizinho que morreu para criar. O pobre é solidário, apesar da sua pobreza, ele sabe o que é passar necessidade e adotam o lema de: “Onde comem três, comem quatro”. Carinho, atenção e afeto, é de graça.

    Parabéns

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Majju,

    De grão em grão.....
    Que bom saber que você lida diretamente com esse problema. Você faz a sua parte com a mão na massa, e isso é muito gratificante.
    Obrigado pelo apoio. Tem um selinho no fim da pagina

    Parabéns

    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Flavia
    que bom que você apoiou.
    Fiz um selo, pois imagem tem domínio e eu não sei de quem é essa imagem do garoto.
    Pega lá no final da página.

    Brigadim

    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Aninha,

    Aqui em casa tem dois, a Mina e o Jhonny.
    São tratados com todo carinho e atenção, se assim não fosse, porque te-los?
    Mas a gente pode e deve fazer mais.
    Que bom saber que você faz.
    Estes depoimentos são um exemplo!

    Bjo

    ResponderExcluir
  17. Regina,

    É onde eu digo que os valores se inverteram.
    Você fez uma analise bem interessante....
    Obrigado pelo apoio.

    Bjo

    ResponderExcluir
  18. Rosane,

    Quando eu falei em dinheiro, falei para equilibrar o que é gasto com os animais, com o que pode ser gasto com as pessoas, dando-lhes dignidade.
    Mas para ajudar, não é preciso dinheiro, basta a boa vontade, o amor pelo próximo.
    Um afeto, um exemplo, uma dose de conversa, as vezes é so do que eles precisam, atenção! Se sentirem acarinhados, verem que se importam com eles, sentirem que também são gente!

    Obrigado pelo apoio, e parabéns pelo que faz.

    ResponderExcluir
  19. Lufe que post maravilhoso, tenho quande preocupação com a educação dos meus filhos, eu ainda peço a benção aos meus pais e aos meus tios, fui criada assim e assim ensino meus filhos, o que você disse é a mais pura verdade as pessoas estão preocupadas em Ter e não em Ser. Lufe muitas vezes chego em casa tarde da noite, minha vontade é tomar um banho e dormir e já fiz isso algumas vezes, até que um dia o Dú ficou bravo comigo porque eu não estava pretando atenção no que ele falava, isso me chateou muito e percebi que se continuasse desse modo iria me tornar uma mãe ausente e não era isso que eu queria ser. Hoje nos importamos tanto com o "ter" que até as crianças estão se tornando seres consumistas, sem respeito por nada, e o que tento passar para os meus filhos é o "ser'. Achei muito bacana essa sua iniciativa, esquecemos de doar ao próximo, e quando falo em doar não é apenas dinheiro mas também amor.
    Tenho um amiga, a Gabi ela está adotando duas irmãs, uma de 06 anos e outra com 13, ela estava me falando que nos orfanatos a maior procura é por bebês e as crianças maiores vão ficando por lá. Com certeza irei divulgar essa campanha maravilhosa, afinal se cada um fizer um pouquinho pelo próximo viveremos em um mundo muito melhor. Eu e a Gabi uma vez por mês fazemos o teatro de bonecos para as crianças do orfanato da Igreja Batista, trazemos todas em uma Kombi para a casa da Gabi que é onde ocorre a folia, o mais dificil é olhar para elas no momento de ir embora.
    Cada um fazendo um pouquinho, ou ao menos divulgando, já é um grande começo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Ná,

    Estes relatos me encantam.
    Não é o dinheiro, é o ato de se doar.
    E isso começa em casa, você disse bem.
    Adorei saber como atua...
    obrigado pelo apoio.

    bjo

    ResponderExcluir
  21. Ah Lufe, agora que vi o selinho vou colocar lá no blog. To dentríssimo..rs :D
    Bjao

    ResponderExcluir
  22. Ná,

    Parabens a sua amiga, por adotar crianças nessa idade. Bebes branquinhos do sexo feminino, conseguem adoção imediata, tem até fila.
    As outras vão ficando, crescendo em instituições despreparadas e se perdem pela vida. A maioria é assim.

    bjo

    ResponderExcluir
  23. Lufe,

    estamos juntos nesta sim...
    Acho que alguém tem que dar o primeiro passo,
    o país e até mesmo outros países do mundo tem que conscientizar que se não cuidarmos de nossas crianças, as chances dela se tornar um marginal é muito grande.

    Veja bem, conheci uma menina de 3 anos filha de uma outra "menina" de 16, que por sua vez é filha de uma mulher de 34 que é prostituta.
    A vó é alcoólatra(péssimo), a filha de 16 é dependente de crack(ainda pior), agora, o que podemos esperar da netinha se alguém não fizer nada?

    Assim estamos criando cada dia mais bandidos, viciados, prostitutas, etc...
    Observe bem para o grande buraco que estamos caminhando. Onde iremos parar?

    Ok, Lufe!! Grande trabalho, meus amigo!
    Fica aqui o seu e o nosso alerta.

    Forte abraço!!

    ResponderExcluir
  24. Fabinho,

    Essa é a realidade que precisamos mudar.
    A luta é grande, depende de politicas publicas, infra-estrutura, grana, muita gente envolvida.
    Mas se formos esperar isso....
    È cada um fazer um pouquinho, dentro da sua capacidade, mas faze-lo com amor, com doação, sem esperar nada em troca....
    Fica o alerta!
    Obrigado pelo depoimento e apoio.

    abço

    ResponderExcluir
  25. Lufe ,

    Comovida com seu desabafo e campanha.
    Está mais que clara a beleza dessa sua atitude.

    Eu amo animais , gente , natureza , tudo que faz parte da vida, e não acho que tenhamos que escolher uma única frente de guerra.

    É chato a gente falar o que faz ou não faz , muita gente entende por arrogância ou exibicionismo , vaidade , sei lá.

    Infelizmente vivemos em um tempo que
    exercer um trabalho voluntário soa como
    luxo ou coisa do tipo.
    Falo isso com prioridade pois exerço trabalho voluntário.
    E canso de ouvir :
    Nossa , que chique ,que vida boa ... a gente sente um certo deboche , o que é muito triste.

    Resumindo ;
    Sou guia voluntária no PARNASO (Parque Nacional
    da Serra dos Orgãos - Sede Teresópolis), sou madrinha de uma garotinha há 6 anos e também ajudo em campanhas de castração de animais de rua.
    Não me acho melhor nem pior por isso.
    Me acho igual a todos , embora muitos me achem
    ,digamos , esnobe por me dar ao luxo de ser uma "voluntária ".

    O quero dizer é que podemos amar , cuidar de animais , gente e natureza , basta ter boa vontade. Uma coisa não exclui a outra.
    Detexto exclusões.

    Perdão se falei demais ...

    BjO Grande !!!!

    ResponderExcluir
  26. Oi, Malu

    Mas tem que falar sim!
    Sou como você, fico alardeando nada, pois acham que esta se gabando, quando ao inves de ser merito, considero um dever.
    Não é para se vangloriar, nem chegar ao ponto de ter vergonha de dize-lo.
    Os valores hoje, estão tão invertido, que ser honesto, correto, digno, responsavel, solidario, virou defeito.
    Você disse bem, nada é excludente.
    Eu só acho que se tivermos que estabelecer uma priorodade, ela é o ser humano.

    Você nunca fala de mais, é otimo saber de você.
    obrigado pelo apoio.

    bjo

    ResponderExcluir
  27. Lufe, meu querido!

    É bem por ai!!

    Eu sempre tive animais de estimação em casa, simplesmente os amo, e muitas e muitas vezes os considero melhor do que alguns seres humanos, e eles são.
    Trato como se trata uma criança, porque quem tem um animal é como vc disse: É pra cuidar.
    Mas animal é uma coisa, e filhos são outra.
    Eu praticamemte fui PÃE, pai e mão da minha filha, não podia contar muito com o apoio do pai, de outra cidade. Normal.
    Trabalhava 12 horas dia, e continuava o plantão em casa rs. Mesmo esgotadaaa, era pra ela que minha atenção era dada.
    Os brinquedos que eu dava pra Gi, eram educativos, nada "Eletrônicos". Eu queria que ela sentisse como era bom ser criança, brincando com coisas de criança. E assim ainda é, mesmo ela sendo uma adolescente de 16 anos.
    A criei com valores, todos. E sempre, sempre exigi, que ela percebesse a importância disso, da palavra GENTE, e isso inclui o pacote que devemos dar aos filhos: Ética, respeito, etc.
    Realmente, por isso a classe média esta esse CAOS. Uma pena..
    Qto a caridade, acho FUNDAMENTAL O SER HUMANO TER E FAZER. Nunca doei nada em dinheiro, sou meio como a Sandra disse acima, não é desconfiança, mas já vi muitas coisas ai, que deixa quieto.
    Trabalho voluntário, sempre fiz e faço, e acho um absurdo gente que diz que não tem tempo pra isso, porque a gente TEM. Mas é de cada um.
    Um sorriso num asilo, numa creche, já é caridade.
    O mundo deveria ter mais isso. E finalizo com a minha querida Malu:

    O quero dizer é que podemos amar , cuidar de animais , gente e natureza , basta ter boa vontade. Uma coisa não exclui a outra.
    Detexto exclusões.

    Perdão se falei demais ...(ce sabe que eu escrevo né rs).
    TEM TODOOOO O MEU APOIO, POIS A CAMPANHA É MARAVILHOSAAA.

    Um abraço forte, e uma beijoka a testa, desta que adora você!

    ResponderExcluir
  28. Ops, pai e mãe (Ando engolindo palavras ) hehehe.

    Outro beijo!

    ResponderExcluir
  29. Oi Sil

    Que bom que veio, tou te achando meio sumida....

    É por aí mesmo, cada coisa em seu lugar.
    Existem varias formas de ajudar, sem ser a financeira, mas não podemos é deixar de ajudar. Não existem justificativas para isso, a omissão.

    beijoca procê

    ResponderExcluir
  30. Lufe ,

    Obrigada por me entender e apoiar nas palavras...
    Essa coisa de voluntariado mexe comigo de Verdade , ... Rs

    Também concordo que o Ser Humano é Prioridade, sim !

    BjO e meu obrigada de novo .

    ResponderExcluir
  31. Vejo também esse abandono das crianças dentro das paredes de suas próprias casas e fico achando que talvez seja culpa da mulher que deixou de lado o seu papel de mãe para ter a mesma função do homem na sociedade. Não estou me enganando fingindo para alguém que não quero também ter direito de trabalhar e fazer o que bem entendo, mas é tão difícil ver, hoje, alguma mãe que deixe o trabalho para dar aos quatro primeiros anos do filho a atenção que uma criança em fase de formação de caráter merece. Sei não, tenho medo dessa geração que vem aí.

    Beijos, a namorada.

    ResponderExcluir
  32. pois é, este mundo anda de pernas para o ar!
    mas muita hipocrisia entre governos, que apoiam governantes que maltratam os do seu país mas que enriquecem e depois são convidados para seminários, encontros internacionais, bla, bla, bla!!!!!!
    lembrei-me do oposto desta mensagem, que concordo em pleno, que se refere aos maus tratos dos animais pois as pessoas gostam do uso e deito fora, permanentemente. Há pessoas insaciáveis e eu estou farta dos dias de...é dias para tudo e tudo parece ficar na mesma
    :)

    ResponderExcluir
  33. Lufe,
    nem sei o que dizer... você sabe por que...
    Bela iniciativa, animal não é ser humano, ser humano pequeno não é enfeite!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  34. Carla,
    Obrigado pela visita.

    Vão cair de pau em você....rsrs
    O que você diz tem muito a ver com tudo isso, embora seja muito complexo.
    Isto é uma das consequencias do feminismo.
    Mas muitas o fazem por necessidade, pois hoje em dias os casais se separam mais. A mulher em diversos casos assumiu o comando da casa sendo a cabeça do casal, sendo a provedora, sendo a unica que trabalha.
    Mas este mal esta acontecendo mais na classe media, onde a mulher é mais reivindicativa de seus direitos.
    O homem ainda não tem preparo para suprir a ausencia delas em termos de atenção, afeto e até mesmo de formação do carater, salvo rarissimas excessões.
    è muito complexo, mas é um caso a se refletir.
    Esta valendo a pena?

    Apareça mais, volte sempre

    bjo

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde Lufe,

    Que post maravilhoso!!!! É isso mesmo, gente deve ser tratado como gente...é deve ter prioridade. Eu amo animais, mas animal é animal.

    Grande iniciativa, parabéns!!!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  36. Ótimo texto, gostei muito e concordo contigo.

    Uma coisa que não compreendo é ecologista abortista, sabia? Juro que não entra na minha cabeça.

    =(

    Beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  37. Meu amigão... também aderi a essa belíssima e importante campanha.
    Espero que outras pessoas façam a sua parte.
    Bjão

    ResponderExcluir
  38. Oi LUFE =D vim retribuir o carinho e atenção que deixaste lá no CONFISSOES, fico muito feliz que tenha tido tempo para ler o que escrevo, aproveito e te sigo através do meu blog, quando tiver um tempinho passa lá – esta tudo depositado em palavras uma parte de meu ser.

    Um forte abraço

    Beijão
    http://lisandralavigne.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Oi Lufe. Trabalho em uma instituição que presta assistência social. Quase a totalidade dos serviços preconizados pelo SUAS - Serviço Único de Assistência Social, um tipo de SUS da área social no país, estão nela representados.

    Um deles é a população de rua. Um fato recorrente que acontece com as equipes de abordagem é a recusa por parte dos moradores de rua de irem para um abrigo porque não querem deixar seus companheiros cachorros nas ruas.

    Essas pessoas estão nas ruas por inúmeras histórias de perdas. Perderam empregos, perderam esposas, perderam as esperanças e o único afeto que ainda cultivam é por seus animais com quem dividem o prato de comida que ganham.

    Fico pensando, se um ser humano tão desprovido de bens materiais ainda cultiva o carinho por um animal, como um outro ser humano, de banho tomado, mesa farta e cama fofa não consegue olhar para nossas crianças que estão nos abrigos vítimas de maus tratos e abandono?

    Será que é preciso perder tudo para se importar com o próximo?

    Adorei sua atitude e faço votos que ela aqueça uma enorme gama de corações. Por aqui faço a minha parte. E não precisa ser só crianças abrigadas. Podem ser sobrinhos, vizinhos e, por que não dizer, até filhos?

    Afinal, o que todos nós precisamos é de um pouco de afeto, não é?

    ResponderExcluir
  40. Oi querido....
    Faço minhas as suas palavras, assim como a palavra de todos que aqui vieram te dar a mão...sou mais uma, aliás, dou as duas mãos. Nossas crianças são o futuro, mas para que esse futuro possa ser tranquilo, iluminado e cheiroso, temos que garantir uma infância digna, com estudo, saúde, carinho, atenção...só assim essas crianças poderão se tornar adultos de verdade.
    Não vou entrar no mérito dos animais de estimação, e explico: Não os tenho e além disso, sou inteiramente contra esse tipo de atitude descrita de pessoas que, equivocadamente tratam animais como se fossem crianças.
    Estou levando o selo da campanha para o meu blog.
    Parabéns

    Bjs meus !

    ResponderExcluir
  41. Lufito, aproveitando o ensejo, tem selinho pra ti lá no blog, viu?
    Xeraum

    ResponderExcluir
  42. Hellag

    Pois é....

    Obrigado pela sua visita

    Abço

    ResponderExcluir
  43. Jussara,

    O abandono em pleno lar, é o pior tipo de abandono.
    A omissão, o repudio, o descaso.
    Espero que esse post sirva de alerta para que as pessoas reflitam.
    Crianças não são bibelot e nem marionetes, são gente!

    Bjo

    ResponderExcluir
  44. Cê,

    Que bom que veio...
    Tambem gosto muito de animais, e os tenho.
    A minha preocupação é com a inversão de valores...
    Animais tratados como crianças e crianças tratadas pior que animais...
    Acho que a gente consegue tratar os dois bem, mas dando prioridade a criança.

    Bjo

    ResponderExcluir
  45. Luna,

    Não são valores sólidos.
    Estão sendo politicamente corretos porque é legal, mas logo logo mostram a outra face, o lado obscuro.
    Os seres humanos ainda são assim....

    Bjo

    ResponderExcluir
  46. Flavia querida,

    Você é um anjo.....


    Bjos

    ResponderExcluir
  47. Lisandra,

    Fui e gostei muito....
    Vou voltar certamente...

    Bjo

    ResponderExcluir
  48. Malu,

    Foi tão bom ler o seu relato...
    Você disse bem, nos estamos precisando, até mesmo, olharmos para dentro de nossas casas. A gente vai levando a vida de roldão que as vezes não percebemos o aml que estamos fazendo aos que estão bem próximos de nós.
    Vale refletir...

    bjo

    ResponderExcluir
  49. Lila,

    È tão bom que pessoas como você se preocupem com o problema e topem falar e discutir sobre ele. Esta atitude nos faz refletir ainda mais.
    Obrigado por divulgar

    bjo

    ResponderExcluir
  50. Flavia,

    Já vou lá, eu ja vou......rsrs

    bjo

    ResponderExcluir
  51. Lufe, voltando só pra avisar que selinho da campanha já ta balançando comigo ;)
    Bjao

    ResponderExcluir
  52. Oi, Lufe!

    Toda ajuda é válida, seja a seres humanos ou seres caninos. O que importa é DOAR e não reter para nosso uso exclusivo.

    Mesmo que não tem nem um real para doar, pode doar tempo fazendo um crochê ou trico para agasalhar alguém do frio, ou pode ler para cegos, pode visitar idosso em asilos, pode levar cães que vivem em abrigos (tipo Sozed) para passear. Todos podem doar e todos merecem receber.

    Doo ao Viva Cazua, que cuida de crianças soropositivas, e doo ao Garra Animal (antigamente era SOS Vida Animal). Todos precisam, humanos e caninos e felinos.

    Pensar em algo além do nosso umbigo é muito bom!

    ResponderExcluir
  53. Rê,

    Você é um anjo
    Agradeço de coração

    bjo

    ResponderExcluir
  54. Fernanda,

    Que bom que veio
    E a viagem, aproveitou muito?

    A intenção deste post é justamente levar as pessoas a reflexão.
    Tenho notado por onde passo, um grande descaso pela pessoa humana.
    Tenho notado tambem uma inversão de valores, um abandono das crianças em seus proprios lares, um grande foco no Ter.
    Como o mundo seria melhor se todos pensassem como você, uma pessoa agregadora, generosa, voltada a familia. Você se preocupa em dar atenção, carinho, afago, orientação aos seus filhos. Você se preocupa com a formação deles.A gente percebe isso a todo momento.
    Pena que nem todos são assim.
    Por isso, embora choque, agrida, irrite, a gente tem que falar nisso, tem que insistir.
    Como você mesmo disse, tem que olhar alem do proprio umbigo.
    As crianças agradeçem.

    um beijo

    ResponderExcluir
  55. Fernanda,

    É tambem de extrema importancia o que você disse:

    O importante é o doar, seja uma atenção, um agasalho, o escutar, um abraço. É ajuda-los a ter uma vida digna, expectativa de vida, sonhos, crescimento, auto estima. Não precisa ser dinheiro.

    Os animais domesticos, cães, gatos, são nossa responsabilidade, o bem estar e a qualidade de vida deles depende diretamente de nós.

    bjo

    ResponderExcluir
  56. Lufe! à dias ouvi uma muito boa sobre crianças que não têm a atenção dos pais.Quando o pai chegou a casa já tarde, tinha o filho à sua espera, o filho procurou ao pai quanto é que ele ganhava à hora,o pai disse quinze euros, empresta-me cinco euros, o pai não emprestou e ainda garriou com o filho,o filho foi-se deitar chorando, o pai ao fim de pouco já cheio de remorsos, foi ao quarto do filho, o filho ainda estava chorando, o pai deu-lho os cinco euros e ele juntou a outras moedas que já tinha,o pai começou garre ando com ele outra vez se já tinhas dinheiro, para que me pediste mais, O filho disse, pai com este que me empresta-te dá quinze euros, para comprar uma hora do teu tempo para estares comigo. o pai aí agarrou-se chorando.
    Parabéns pela postagem, chamo a isto ver o mundo com olhos de ver.

    grande abraço,
    José.

    ResponderExcluir
  57. José,

    Pelo visto isso é um problema mundial, dos tempos modernos.A proposta é repensarmos. Vale a pena?
    Essa competitividade desenfreada?
    Essa ansia de TER?

    Gostei da expressão: Ver o mundo com olhos de ver.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  58. Concordo com você, as crianças estão cada vez mais solitárias.
    E que tomem cuidadom, logo a classe media apresentará suas facções, seus comandos vermelhos...

    um abraço

    ResponderExcluir
  59. Cara,

    Outro dia comentava isso por aqui.
    Ela esta cada vez mais pressionada, o balão ta cheio... Se apertar mais.....

    abço

    ResponderExcluir
  60. Eu sou adotado e sei como é receber de volta uma espectativa de vida,apesar de não ter passado por orfanatos e talz..mas sei muito bem como é boa essa atitude.
    Parabéns Lufe!!

    ResponderExcluir
  61. Salomão,

    Que bom você ter vindo.
    Parabéns aos seus pais pela acolhida.
    Eles são um exemplo do que a gente tenta despertar, a conscientisação, o envolvimento, o ato em si.
    Como colocamos lá em cima, cada um participa como pode e como a sua individualidade dita.
    Quem pode, quem quer adotar, é o suprasumo.
    O poder, não esta restrito ao poder financeiro, e sim o poder de estrutura emocional, moral, de amor ao proximo.
    Muita gente não tem essa estrutura, não é demerito algum, ou tem ou não tem.
    Mas existem outras formas de ajudar, só não pode passar a vida ao largo, na omissão.
    Obrigado por ter vindo...
    Obrigado pelo comentário.
    Dá um beijo naquela menina por mim...

    um abraço.

    ResponderExcluir
  62. Lufe ,

    Deixando BjO Grande de Boa Tarde !!!

    ResponderExcluir
  63. Caro Lufe, boa noite!

    É a primeira vez que comento no seu inteligente Buteco, estive aqui para ler o seu texto da blogagem coletiva da Elaine, votei em vc, rs

    Bem, concordo em parte com sua opinião. Sem dúvida, há pessoas que exageram nos mimos com os animais, há pessoas que exageram nos mimos com os filhos tb, exagero, por definição, causa desequilíbrio.

    Muito bacana sua proposta, porém eu penso que as pessoas que realmente se preocupam com o próximo provavelmente já realizam algum tipo de ajuda, seja doando alimentos, roupas, brinquedos, remédios, livros e diversas outras coisas não-materiais, pessoalmente ou por meio de igreja, por exemplo, como eu faço.

    A questão é que há pessoas que doam bastante dinheiro para instituições mas que não estão nem aí para as crianças ou velhinhos que apadrinham e nem se tornam criaturas mais amorosas para com os filhos ou outros parentes.

    E há tb pessoas que não tem dinheiro quase nenhum para doar a terceiros mas que se doam totalmente no cuidado dos filhos, mulheres que abrem mão do emprego para educarem seus filhos, por exemplo.

    E há pessoas que mimam os animais de estimação sem descuidarem nem um pouco da família, na verdade o carinho com o bicho é uma extensão do carinho que têm com todos a sua volta, conheço pessoas assim.

    Então, fico pensando que o x da questão não é o gasto particular com isso ou aquilo, cada um gasta o que pode.
    O x da questão é a falta de amor, com ou sem dinheiro, pode-se financiar tudo na vida de uma criança - da nossa família ou de instituição - se não dermos amor, de nada adiantará o dinheiro gasto, infelizmente.

    Parabéns pelo blog!
    Abraço,

    ResponderExcluir
  64. Obrigada pelo comentario, pela visita e acima de tudo por ter lido meu texto =) Adorei, rsrs Estou te seguindo aqui ok?! beijao ;*

    ResponderExcluir
  65. Biula,

    Na verdade nós concordamos em tudo.
    No texto eu falo de uma forma bem generalizada.
    Quando eu falo em se repassar o mesmo valor gasto com os animais, na verdade isso causa um incomodo, obriga a refletir.
    Quem tem consciencia, já faz alguma coisa.
    Muitos outros se preocupam e não sabem como ajudar.
    Outros ficam com raiva por você dar palpite na maneira dele agir.
    É assim mesmo, há uma enorme diversidade de pensamento.
    A minha briga é com a omissão.
    A minha briga é se esquecer de valorizar a dignidade do ser humano!

    bjo

    ResponderExcluir
  66. Tudo bem..mandarei sim! =)

    Propagando sua campanha com muito carinho!
    abraço!

    ResponderExcluir
  67. lufe!
    .
    a cada vinda minha aqui descubro uma riqueza maior. de fato, o q tem de gente q dá mais por um animal do q pra seu próprio filho não está fácil. por outro lado, quero lhe contar sobre um projeto de 2 alunos de mestrado em veterinária, alunos meus.
    .
    apresentaram seu projeto q foi aprovado pela universidade mas o financiamento para que o desenvolvessem, não: montar uma clínica de animais abandonados pela rua - cães - e tratá-los, buscando depois quem os quisesse adotar.
    .
    e a meta final seria difundir essa ação para outros espaços, em q eles ofereceriam mão de obra gratuita. mostraram por a + b, o quão é perigoso um cão abandonado nas ruas, pelas doenças que transmitem chegando à morte, via raiva.
    .
    conseguiram manter a clínica, com seu $$ por uns 3 anos e não mais. mtos cães foram pegos como segurança para casas, mas o custo na clínica já não podiam aguentar.
    .
    transformaram-se nos "veterinários da alegria" e buscam parceiros para continuidade de seus sonhos: diagnosticar e difundir as doenças em cães abandonados e dar-lhes guarita depois de curados...
    .
    questão de saúde público, já que, caiamos na real, a sua existencia é real. e mortandade deles não queremos. mas os órgãos oficiais de saúde pública tem outra visão, com as suas buscas pelas ruas da cidade - qdo elas se dão - que é a de matá-los. fácil, não???
    .
    adoro dusek e te dou uma dica q já deve conhecer: ave, uma de suas mais belas músicas. vou ouvi-la pq mereço e vc me estimulou com a cachorra chamada sua mãe. rs
    .
    parabéns pela riqueza de seus trabalhos e pensamentos. abrs

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...