Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

É HOJE!!!


Começa hoje a Copa do Mundo FIFA na Africa do Sul!!!
Esta copa certamente mudará a Africa do Sul e todas as outras “Africas”. 
Torçamos para que tudo corra na maior paz ao som das vuvuzelas, pois o país da copa demonstra uma enorme fragilidade no quesito segurança. 
Esta é uma oportunidade impar para que o continente Africano comece efetivamente fazer parte desta enorme e seletiva aldeia global. 
Aos que dizem que esta copa não deveria ser feita em um país cheio de mazelas, onde 50% das mulheres em idade fertil são soropositivas para o HIV, onde o IDH é baixissimo, e as diferenças sociais são gritantes, esta é a hora disto tudo ser jogado na cara do mundo para que a Africa como um todo deixe de ser o quintal de ditadores desumanos e sanguinarios e do capital insensível. 
Existirão duas Africas, uma antes e outra depois dessa copa. Vamos torcer e vibrar com os jogos, mas não vamos utiliza-los ou deixar que utilizem como tapa olhos ou mordaças para não vermos ou falarmos do que ocorre ao seu redor. 
O sonho de Mandela necessita ser transformado em realidade. 
E que a bola branca role livre e solta no continente negro!!
Que soem as vuvuzelas!!!!
 
Eis o Hino oficial da Copa. Diz mais ou menos assim:
“Nos dêem  liberdade, nos dêem fogo  os que nos querem no alto, campeões orgulhosos e unidos .Nas ruas as mãos levantadas, campeões  celebrando, uma festa de encanto, os países como irmãos orgulhosos e unidos a exaltá-los. Unidos seremos grandes e fortes como bandeiras da liberdade ao vento, que vem e que vai.”


2 comentários:

  1. Menino, ontem assisti um DVD, lançamento, Invictus, fala sobre a Copa de 1995, mas a de Rugby, esporte pouco conhecido no Brasil. Morgan Freeman interpretando Nelson Mandela, super super ator e para quem gosta de histórias de superação envolvendo o esporte, é muito bom de ver, sem contar q é uma produção de Clint Eastwood.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Born,
    Esse filme é otimo.
    Conta a historia do Mandela tentando resgatar a autoestima do povão e promover a integração dos negros na Africa do Sul. É imperdivel!
    Apareça sempre, é um prazer!

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...