Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Juventude digital.

Quando minhas filhas eram pequenas, tinha a preocupação de não criar "meninas de granja", iguais aqueles frangos branquelos e sem sabor. Criança não pode viver trancada em apartamento. Tem de saber que o leite não vem da caixa e nem o frango é fabricado pelado em pacotes congelados. Tem de brincar com terra, ver e viver o mundo ao redor. Adiquirir resistencia para viver no mundo real. Tem que apreciar e absorver a beleza da natureza, para dela usufruir e saber respeita-la. Tem de conviver e brincar com outras crianças com liberdade, para aprender a convivencia em sociedade. Hoje estamos estamos correndo o perigo de criarmos "crianças digitais", vivendo em um mundo irreal, como bem exemplifica João Montanaro nessa charge. É engraçado, mas é um caso a se pensar...



4 comentários:

  1. Prezado Lufe, de fato, a maioria das pessoas tende hoje em dia a integrar cada vez mais o mundo virtual ao real. Temos blogs, inúmeras redes sociais e um enorme número de ADULTOS que alimentam este "universo paralelo". Afinal, são eles quem têm dinheiro para pagar por tudo isso, não as crianças...

    Assim sendo, nada mais esperado do que quem já está chegando e vendo todo mundo "brincando disso", querer brincar também.

    Claro que nada substitui certas brincadeiras, o contato físico com as outras pessoas, enfim, viver fatos reais, conversar pessoalmente com pessoas de carne e osso (e nós somos o que aqui??) etc. Mas, o futuro é isso: informações de todas as pessoas compartilhadas, menos privacidade, menos leis e mais interação... virtual...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Isa, é um prazer te-lo aqui no buteco.
    Concordo com vc que cada dia mais nos encaminhamos para um mundo completamente virtual, e isso é inevitavel. Me assusta.Vejo hoje irmãos se comunicando via MSN dentro da mesma casa. Amiguinhos se relacionando pelo mundo cirtual com moradores do mesmo predio. Não é romantismo não.Perde-se o afeto, o olho no olho, o cheiro das pessoas.Talvez eu não eseja preparado ainda pra pensar nessas coisas com naturalidade.Minha infancia ainda era TV a lenha...rsrs
    Lembro muito de uma musica da minha epoca,cantada pela Elis, que você deve conhecer bem: Poetas, seresteiros, namorados correi.É chegada a hora de escrever e cantar, talvez as derradeiras noites de luar....
    Abço

    ResponderExcluir
  3. Realmente, tem coisas que são maravilhosas e que parecem insubstituíveis, mas...

    Não que eu não concorde contigo, amigo, mas é que a vida ensina que nem sempre as pessoas fazem o que nós achamos que é o melhor pra elas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. hahaha...adorei essa charge !!!!
    Eu também tenho um pouco de medo desse mundo digital,mesmo com inúmeras facilidades,modernidades etc eu acho que tá tomando uma proporçao grande demais no sentido das relaçoes humanas ...
    Cada vez mais brotam mais redes sociais, uma com mais artifício que a outra, essa falta de contato físico é muito prejuducial na formação de vários aspectos no ser humano.
    Mas como tudo cabe a nós mesmos manipularmos, cabe aos pais incluírem outras obrigações no dia a dia...um esporte, um inglês etc mais coisas que envolvam o ser humano "real"
    Beijos
    OBs.: Eu já te respondi lá no blog tá !

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...