Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

domingo, 14 de novembro de 2010

Papo de Buteco 27 - O Touro.

Aqui no Buteco, a gente pode afirmar que quase formamos uma família.
Os fregueses costumeiros, aqueles de carteirinha, daqueles que tem o retratinho ali naquele quadro ao lado, começam a fazer parte da vida da gente.
Nos convidam para o casamento deles ou dos filhos, para as formaturas, batizados e velórios. 
Já contei caso de quase tudo isso por aqui.
Mas sempre tem uma novidade.
Neste mês de novembro, no Parque da Gameleira, aqui em Beagá, se realiza uma feira de gado. São animais de grife, de genética apurada, PO (pura origem), animais que são comprados e vendidos para melhora dos rebanhos.
É uma feira onde um bom reprodutor é vendido a peso de ouro.
Anteontem, o Ernesto, um destes fregueses que eu falei, passou por aqui e me disse que iria à exposição pra levar a patroa, que adora ver estes animais. Ela nasceu no interior, onde o avô tinha uma grande fazenda de gado Nelore, grande criador. Quando morreu, deixou a fazenda para os filhos. Conhecem aquele ditado: “Pai rico, filho pobre?”. Pois é, enquanto o velho estava vivo, os filhos ficavam na flauta, só mamando no velho. O velho bateu as botas, nenhum deles tinha a manha da lida na fazenda, em pouco tempo perderam tudo.
Então foi isso, o Ernesto casou com uma das netas pobres. 
Mas ela ainda tem saudade da fazenda.
Hoje recebi a noticia que o Ernesto estava internado no Hospital aqui perto. Não souberam me dizer o que, mas aconteceu alguma coisa com ele no parque.
Fui mais que depressa visita-lo.
Chegando lá, me deparei com ele todo enfaixado, todo roxo, inchado.
Já cheguei perguntando:
- Que aconteceu com você Ernesto?
Ele então, entre gemidos, me falou:
- Minha mulher e eu fomos a Feira de Animais e em frente ao primeiro box  encontramos uma tabuleta que dizia:
" ESTE TOURO CRUZOU 50 VEZES NO ANO PASSADO".
-  Minha mulher, brincando cutucou-me nas costelas, e sorrindo, disse:
 - Hum, ele cruzou 50 vezes no ano passado. Uma vez por semana
- Continuamos caminhando e no box seguinte tinha uma outra tabuleta que dizia:
''ESTE TOURO CRUZOU 150 VEZES NO ANO PASSADO"
Minha mulher me deu um tapa nas costas e disse: 
- OPA!  é mais do que duas vezes por semana!... Voce poderia aprender alguma coisa com ele.
- Continuamos nosso passeio e no outro box encontramos um outro touro, todo cheio de Fitas, Medalhas, enfim cheio de prêmios, e uma tabuleta, enorme,  que dizia em letras garrafais:
"ESTE TOURO CRUZOU 365 VEZES NO ANO PASSADO"
- Minha mulher estava tão excitada que seu cotovelo quase quebrou minhas costelas:
- Isto é uma vez por dia.  Você  “reeeaaallllmente”  poderia aprender alguma coisa com esse touro aí!!!
- Então, eu olhei bem dentro dos olhos dela e disse:
- Vá até ali, chegue bem na orelha do touro e pergunte pra ele baixinho, pra ele falar só procê,  se foi com a mesma vaca velha que ele transou desse tanto! 

O estado dele tem melhorado de crítico para estável e, se Deus quiser, ele deve ter alta dentro de um mês ou dois, se não tiver nenhuma sequela mais séria!.


19 comentários:

  1. Toma distraido, aprende!
    Hahahaha,
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrsrsrs, morri de rir, Lufe!

    Adorei o conto... Seu Buteco é o que há!
    Histórias ótimas, sempre.

    Mas olha, a vaca velha foi fo&@!!!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  3. Nossa........mas o roxinho do lado direito tá muito pequeno.
    Será que ela não quer ajuda prá gente segurar e terminar o serviço!
    Tadinha!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Rs rs
    Pronto, já arranjei boa disposição para o dia inteiro. :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Essa foi de matar, seria cômico se não fosse tão trágico para o Ernesto...
    Abçs!

    ResponderExcluir
  6. Gargalhadas matinais!!! (é... pois então...exigir monogamia e ainda querer que o cara - ou 'a cara'- compareça com todo amor pra dar? é demais né!)
    Bom feriado Lufe querido.
    beijo.

    ResponderExcluir
  7. quem fala o que quer ouve o que não quer tambem ...

    ResponderExcluir
  8. Parece que o Ernesto não conhcia muito bem a muher dele! rs
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  9. Oiii !!!
    hahaha que crueldade...mesma vaca velhaaaaa affffff !!!!!!!!!!!!
    Maldadeeeeeee....deixa a mesma vaca velha de tdos od dias abandonar vcs, vo chorar lagrimas de sangueeeeeeeee rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Lufe,
    feriado,um Buteco é td de bom!
    Que Deus te abençoe com bençãos sem medida!
    Sejas feliz neste dia e em todos os demais,boas energias!
    Abraços,
    Mari

    ResponderExcluir
  11. Lufamigo

    Nem me posso ter com o riso. Hahahahahaha. Não rio, gargalho. Muito obrigado por este prato magnífico e cheio de boa disposição. «O estado dele tem melhorado de crítico para estável e, se Deus quiser, ele deve ter alta dentro de um mês ou dois, se não tiver alguma sequela mais séria» é genial. Claro (como vinho tinto) que a amntíssima esposa nada teve a ver com a ocorrência.

    Amigo

    Chego aqui por intermédio do nosso Amigo AC do INTERIORIDADES e estou muito satisfeito por te ter encontrado. O teu blogue é muito interessante, e bem escrito. O que, para mim, que sempre ganhei a vida a produzir prosa tão honesta quanto possível, (sou jornalista e dizem que também escritor, dizem…, e aos 69 anos não me sinto velho) é motivo acrescido de satisfação. Mas sou também alegre, bem disposto, brincalhão, adoro viver assim, adoro a minha família.

    Espero que me retribuas a visita e deixes comentários na Minha Travessa. E, já agora, que te tornes meu (per)seguidor. Não é pedir muito… Obrigado

    Abs

    NB – Peço-te desculpa por este comentário ser tão longo; mas tenho de referir que é um texto base, ainda que com algumas apreciações individuais e específicas. Infelizmente não sou dono do tempo, e a sê-lo seria uma chatice… Para que não haja dúvidas. Mas, é sincero.

    ResponderExcluir
  12. ( gargalhadas)
    Muitobomo conto,mas serve pros "bois" também. Quem curte saco rendido e bundinha murcha?
    kakkaka
    Desculpa lufe,mas tive que emendar a piada.Perco o amigo,mas não perco a piada.

    Muito bom o post!!!

    bjão

    ResponderExcluir
  13. Alta rotatividade nos aposentos do touro...rs Assim fica fácil, né, Lufe? :p

    Beijocas!

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Já dizia o "velho deitado"...quem fala o que quer...rsrs

    Lufe, sempre muito passar por aqui. Seu jeito pra contar causos é único. ;)

    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Que ele tenha uma complicacao, uma pequena convulsao e MORRA.

    Beijos para ti, com carinho, pro ce com carinho.

    ResponderExcluir
  16. Olá, empresário...
    Chegou o bom momento, ou o grande dia!
    O sorteio esta lançado e você por me seguir e ler-me, convido-lhe a participar. Leia o regulamento e respondas as perguntas. São 20 livros que serão sorteados.
    Vamos lá!
    Sua participação é o meu grande presente.
    JORNAL AFOGANDO O GANSO
    http://afogandooganso.blogspot.com

    Abraço.
    Guará Matos,
    @GuararemaMatos

    ResponderExcluir
  17. Exatamente, Alexandre!
    "ué, quem fala o que quer...ouve o que não quer"!!!

    ResponderExcluir
  18. @Henrique ANTUNES FERREIRA

    Tenho certeza de que papai adorou seu comentário!
    E mais certeza ainda de que ele te visitará!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...