Durante o fim de semana passado fui visitar alguns amigos em sua casa, numa cidade próxima a Belo Horizonte.
Nunca havia ido a casa deles e fui sem avisar, fazendo uma surpresa.
Casa arrumadíssima, sem um grão de pó, tudo arrumado simetricamente, parecendo que usaram uma régua..
A anfitriã, me levou à rouparia para me ceder uma toalha para o banho, todas as roupas de cama, de banho, toalhas de mesa, estavam arrumadas como se estivessem em prateleiras de loja. Separadas por cor e por tons e semi-tons.
Ao jantar, tudo arrumado certinho, talheres à mesa, arrumados como se fosse para uma foto de revista de etiqueta, ou de propaganda.
Me senti constrangido de sujar os pratos e o guardanapo.
Achei estranhíssimo e confesso que no dia seguinte eu já me sentia mal. Sai de lá sentindo alívio. Aquela arrumação toda me oprimiu.
Voltei para casa com uma sensação estranha que me acompanha até agora.
Me lembrei deste texto de Lena Gino que li em algum lugar:
"Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas…
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida…
Aqui tem vida…
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo? Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto…
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda. A que está sempre pronta pros amigos, filhos, netos, pros vizinhos…
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias… Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela…
E reconhecer nela o seu lugar."
Será que algum de vocês concorda comigo e com a Lena?
Eu gosto de casa que tem vida....Que mostra que quem vive alí, vive!
.
.
Nem falo da casa toda, mas do meu quarto. Muitas pessoas chegam aqui e falam "nossa, que bagunça", outras chegam e falam "seu quarto tem a sua cara", sabe por quê? No meu quarto sempre há um dicionário junto a mesinha do computador, eu sei que tudo fica mais simples no Google, mas também sei que se esquecer como se usa um dicionário eu vou me dar mal na prova manuscrita. Na minha cama há sempre livros, sejam da faculdade, seja simplesmente porque resolvi ler ou reler algo no meio da tarde. Cama com lençol esticado? Jamais! Eu sento e deito na cama o dia todo, sem contar que ela bagunçará a noite, jamais deixarei de deitar na cama para ver o céu simplesmente por que o lençol deve estar esticado. A minha coleção de sapos vive bagunçada, jamais falaria para minha afilhada de quatro anos não se divertir com eles simplesmente para não bagunçá-los... Acho que certas coisas são muito mais importantes que uma organização padrão... MEU QUARTO É UMA BAGUNÇA ORGANIZADA... kkkkk
ResponderExcluirAinda que ninguém encontre nada nele, eu sei onde está cada agulha! Isso é o importante: jamais deixar de sair com os amigos para arrumar a casa!
Sempre com ótimas postagens.
Beijinhos
Lufe,
ResponderExcluirpasse aqui em casa tem café e boas energias!
estou esperando sua visita.
um abraço
Mari
quando eu estava visitando casas para comprar la na NZ, conheci uma casa linda, que tinha TUDO absolutamente no lougar,,,
ResponderExcluircontroles remotos organizados por ordem de tamanho, sapatos coordenados por cor, modelo e tamanho. Brinquedos impecavelmente arrumados nos quartos das criancas ( ??? so se as criancas tambem forem de plastico).
Sai de la com uma angustia danada. a pessoa deve ter contratado uma empresa para arrumar a casa para o open home, para ficar mais vendavel, mas eu sai de la o mais rapido possivel!! E ainda tive vontade de baguncar umas gavetas...
Claro!
ResponderExcluirAlgria e luz inspira vida!
Abraços.
Casa com vida está sempre mais ou menos arrumada, porque a gente deixa pra lá para conversar com os amigos no telefone, para brincar com as crianças, para ler mais um capítulo do livro. E tem sempre um café fresco prá quem chega.
ResponderExcluirbjs
Jussara
Lufe, querido,
ResponderExcluirConcordo, sim, viu!?
Já fui bem neura com casa arrumada, mas, felizmente, deixei isso no passado. Hoje, principalmente por ter cachorro, minha casa é hiper à vontade. "Cheia de vida", posso dizer! E não há nada melhor que isso, com certeza.
Adoro plantas e há sempre folhas secas espalhadas por todos os lados...
O importante é ser feliz, não é mesmo, amigo?
Adorei o post!
Beijos!!!
Lufe!
ResponderExcluirAmigo....puxa...tua postagem caiu como uma luva na minha vida hoje! Minha casa é sempre um brinco! Confesso que tenho uma hiper mania de limpeza, é um caos diário, tudo arrumadíssimo até as 16 h, e tudo o caos até a hora de dormir. Tenho uma "ratinha" trocadora aqui em casa....ontem cheguei da praia, entrei em casa, e minha casa inexplicavelmente não parecia a minha...tudo super limpo, como sempre, mas nada fora do lugar! Me deu uma sensação tão ruim....explico! Minha filha foi viajar com o pai, e só volta em uma semana, não tinha um livro fora do lugar, nenhuma televisão ligada, nenhum chinelo fazendo "decoração" no tapete da sala, nenhuma toalha atirada fora do lugar.....me deu uma tristeza!!!!Sim, posso ser até neurótica por limpeza, mas que falta está fazendo na minha vida a minha grande e insuperável bagunceira!!!!!
Beijinhosssssssssss
Lufe
ResponderExcluirVocê está certíssimo. Eu tenho uma amiga que a casa dela era assim, super arrumada. Sabe que eu não me sentia bem lá? Eu gosto de arrumar, que se um amigo chega não veja uma bagunça daquelas, como tênis no meio da sala, mas minha casa é assim: sempre meio arrumada/meio desarrumada. Ah! e sempre tem um café.
abraços
Tici,
ResponderExcluirSe seu quarto fosse arrumadinho ele não seria seu......rs
Você com essa carinha de moleca, não é nenhuma D Neura.
Mas bagunçado demais também é fogo....
Um meso a meso vai bem...
Bjim
Mari,
Convite aceito, cafezinho é comigo mesmo.
Bons fluidos então....
Bjos
Inaie
Tem algumas casas que esse povo arruma pra vender que até as plantas devem ser trocadas diariamente. Tudo meticulosamente no lugar.....Dá medo.
bjos
Alexandre
ResponderExcluirA gente fica sem jeito ate de arredar uma cadeira para assentar....rsrs
Você disse bem, vida sem macula, não é vida....casa também.
Abços.
Mailson,
Obrigado pelo convite.
Aparecerei por la com prazer....
Abços
Guará,
Será que numa casa dessa pode se andar pelado?
Acho que não....rsrs
abços
Jussara,
ResponderExcluirÉ bem assim....casa com vida não se arruma milimetricamente. Com criança então....chega a ser um crime a repressão....
Ainda vamos tomar esse cafezinho.....
Bjos
Lu,
Ainda bem que arrumou um cachorro.....
Senão, ô vida de cão.....rsrs
Casa arrumadinha é bem legal...arrumadérrima é dose pra leão.
Cheira a neura, fica sem leveza, transparece rigidez.
Um cão, um gato, plantas....compoem bem, né mesmo?
Bjos
Soandra,
Manda a guria voltar logo, antes que a neura baixe por ai....rsrsrs
bjim
Macá,
ResponderExcluirEu comentei porque fiquei muito incomodado.
Nunca me senti tão mal em um lugar. Parecia que eu estava engessado.Que horror essa vida tão organizada.Fica sem sabor....
bjo
Lufe,
ResponderExcluir"Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar", rsrsrs.
A casa da gente tem que ser receptiva, arrumada, claro, mas receptiva, acima de tudo. Receptiva pra nós mesmo e para nossos amigos. Um ambiente agradável, onde nos sintamos à vontade. Onde a gente se sinta bem! Básico, isso, né? Neurose por limpeza e arrumação não, peloamordedeus! Rsrsrsrs
Beijos
Carla
Casa tem que respirar, comer, cheirar, amar, correr, brincar, chorar, cair e levantar. Casa tem que viver.
ResponderExcluirUm bj querido amigo
Meu querido amigo
ResponderExcluirExcelente texto , eu ja foi assim , louca ou melhor dizendo neurótica por limpeza, a casa fica limpa mais ninguém podia ficar a vontade, alem do mais ficava muito cansada , hoje não esquento mais a cabeça, e todos estão mais felizes rsrs
bjs
A-do-rei o seu texto! Eu sou muito bagunçada (até um pouco além da conta), mas prefiro mil vezes a minha bagunça do que a organização não-me-toque que vejo em alguns lugares. Casa sem alma, não é comigo.
ResponderExcluirTe confesso que não sei viver na bagunça, mas sem neuroses. Até pq o meu cachorro não deixa, sempre tem o "ninho" dele no sofá e na cama hehehehe
ResponderExcluirBeijo!!
Lufe,
ResponderExcluirAdorei o post!
Sou leonina com ascendente em Leão, portanto "amo" organização/O&M. Adoro uma casa bem decorada, limpa, bonita de se olhar, feito comida japonesa que você primeiro come com os olhos quando vê o prato.
Mas, há dias, Lufe, em que encontro sapatos jogados em lugares nunca imaginados por mim como o local adequado para deixá-los, num canto da cozinha, em cima de um sofá... Há dias em que a minha cama transborda o dia todo de almofadas, travesseiros e o máximo que faço é empurrar tudo para um lado. Há dias em que a roupa sai da secadora e fica empilhada, dias e dias, em cima da mesa da sala de jantar.
Há dias claros e há os escuros.
Beijos,
Suzana/LILY
Adoro revistas de decoração porque gosto de distribuir os móveis pela casa e usar de cores e dar movimento aos ambientes,mas esse texto abriu minha mente.É uma forma de vc ver e viver num ambiente com menos rigor e aceitar a vida acontecendo nele e mesmo assim ele ainda permanece atrativo.Deve ser terrivel viver numa vitrine de exposição.Também sentiria alivio rsrsrsr.Abraço
ResponderExcluir