Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

domingo, 9 de outubro de 2011

Cultura instantânea.

O grande mal que a internet nos faz é retirar o pouco tempo livre que temos, fica difí¬cil reservar um tempo para a leitura. É Orkut, MSN, Twiter, Facebook e tantas outras redes sociais que nos tomam todo o tempo, as vezes até mais do que o tempo disponível. É uma sensação super desagradável quando encontramos alguém para um bom papo, uma pessoa que não faz da internet o seu único contato com a cultura e ela nos encaminha para uma conversa sobre o habito de leitura. É um tal de pagar mico e passar um atestado de ignorância que muitas vezes nos deixa em situação constrangedora. Agora você não precisa ficar sem graça ou com cara de paisagem ao entabular uma conversa com uma pessoa mais culta e adepta da boa literatura. Aqui, cretinamente, nos demos um jeito de acabar com este problema. Abaixo segue uma lista de alguns clássicos da literatura e um resumo perfeito das obras e com ela você estará apto a enfrentar com maestria essa situação:

a) Leon Tolstoi: Guerra e Paz. Paris, Ed.Chartreuse. 1200 páginas.

Resumo: Um rapaz não quer ir a guerra por estar apaixonado e enquanto isso Napoleão invade Moscou. A mocinha afinal casa-se com outro. Fim.

b) Marcel Proust: La recherche du temps perdu. (Em Busca do Tempo Perdido). Paris, Gallimard. 1922. 1600 páginas.

Resumo: Um rapaz asmático sofre de insônia porque a mãe não lhe dá um beijinho de boa-noite. No dia seguinte (pág. 486. vol. I), come um bolo e escreve um livro. Nessa noite (pág. 1344, vol.VI) tem um ataque de asma porque a namorada (ou namorado?) se recusa a dar-lhe uns beijinhos. Tudo termina num baile (vol. VII) onde já estão todos muito velhinhos – e pronto. Fim.

c) Luís de Camões: Os Lusí¬adas. Editora Lusitania.

Resumo: Um poeta com insônia decide encher o saco do rei e contar-lhe uma história de marinheiros que, depois de alguns problemas (logo resolvidos por uma deusa super-gente-fina), ganham a maior boa vida numa ilha cheia de mulheres gostosas. Fim.


d) Gustave Flaubert: Madame Bovary. 778 páginas.

Resumo: Uma dona de casa mete o chifre no marido e transa com o padeiro, o leiteiro, o carteiro, o homem do boteco, o dono da mercearia e um vizinho cheio da grana. Depois entra em depressão, envenena-se e morre. Fim.


e) William Shakespeare: Romeo and Juliet. Londres, Oxford Press.

Resumo: Dois adolescentes doidinhos se apaixonam, mas as famílias proíbem o namoro. As duas turmas saem na porrada, uma briga danada e muita gente se machuca. Então um padre tem uma idéia idiota e os dois morrem depois de beber veneno, pensando que era sonífero. Fim

 

f) William Shakespeare: Hamlet. Londres, Oxford Press.

 

Resumo: Um príncipe com insônia passeia pelas muralhas do castelo, quando o fantasma do pai lhe diz que foi morto pelo tio que dorme com a mãe, cujo homem de confiança é o pai da namorada, que entretanto se suicida ao saber que o príncipe matou o seu pai para se vingar do tio que tinha matado o pai do seu namorado e dormia com a mãe. O príncipe mata o tio que dorme com a mãe, depois de falar com uma caveira ( To be, or not to be: that is the question) e morre assassinado pelo irmão da namorada, a mesma que era doida e que tinha se suicidado. Fim.

 

f) Sófocles: “Édipo-Rei” – tragédia grega. Várias edições.

 

Resumo: Maluco tira uma onda, não ouve o que um ceguinho lhe diz e acaba matando o pai, comendo a mãe e furando os próprios olhos. Por conta disso, séculos depois, surge a psicanálise que, enquanto lhe mostra categoricamente que você vai pelo mesmo caminho, lhe arranca os olhos da cara em cada consulta. Fim.

g) William Shakespeare: Othelo.

Resumo: Um rei, que ao invés de Othelo deveria se chamar Otário, um tremendo zé-ruela, que tem um amigo muito fdp que só pensa em fazê-lo de bobo. O tal “amigo” não ganha um cargo no governo e resolve se vingar do rei, convencendo-o de que a rainha está dando pra outro. O zé-mané do rei, acredita no “mui amigo” e mata a rainha. Depois descobre que não era corno, mas apenas muito burro por ter acreditado no traíra. Prende o cara e fica chorando sozinho na cama, que era lugar quente. Fim.
 

Pronto, você economizou a leitura de pelo menos 7.000 páginas, mais de R$ 500,00 em livros e adquiriu uma base solida e esta agora amplamente capacitado a estabelecer uma conversa de bom nível em qualquer reunião social de internautas que porventura frequentar.


Resumos recebidos por e mail, sem autoria definida.

Nota: Estou com problemas sérios com a minha provedora de internet. Já estou sem poder acessar de casa há varios dias. Estarei sem poder visitar os amigos com a frequencia que gostaria por mais alguns dias.   Até lá. Beijos e abraços a todos.








8 comentários:

  1. Lufe,

    Saudades do buteco!

    Adorei os resumos! Esse post ironiza com classe aquela gente que leu todos os livros da livraria Google.

    E, só agora conferi a assinatura na tela... Caramba! Eu sempre achei a tela linda, mas nao sabia que era tua. Muito boa!

    Um abraço,

    Suzana/LILY

    ResponderExcluir
  2. E não é que é bem assim mesmo? a internet consome do restinho de tempo livre que temos temos. É um tal de se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. Tenho pensado seriamente em adotar para mim as regras que muitos pais adotam com os filhos: limitar a carga horária de uso da rede rsrssr

    Mas sério, tenho tentado me policiar, senão não vivo mais, mesmo!

    Adorei o post, querido.

    Saudades, beijo grande.
    Janice.

    ResponderExcluir
  3. Como eu sempre digo, Boteco tbm é cultura, aprendi séculos de literatura em menos de 5 minutos KKKK.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. É... precisamos economizar tempo, mas acho que só com esses resumos não dá pra termos uma grande conversa literária não...rsrs


    Belo post! E aprendi muito e relembrei outros...

    ResponderExcluir
  5. Eitcha!

    Adorei o resumo resumidíssimo, principalmente de "Os Lusíadas"...ehehehehe

    Eu compreendo o teu problema, Luiz Fernando, mas não quero esperar mais. Te vira, dá um jeito mas "voooooltaaaa pra miiiiiiiiim..."

    Rs

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Pois é, o lance é administrar toda essa modernidade com a boa e velha leitura de livros! Não troco o cheiro e o toque do papel por nada!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkk
    vou começar a fazer resenhas assim para facilitar a vida do povo!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  8. Oi Lufe,

    rsrs...isso numa sala de bate papo deve ficar perfeito.
    Nunca tinha adquirido tanta cultura em tão pouco tempo..rs
    Gostei principalemnte do "Fim".

    Beijos, volta logo.
    Te mandei um email

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...