Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

sábado, 9 de outubro de 2010

Homens maduros!

Dando uma passada, como sempre, nos blogs, vi uma menção no blog da Regina Laura, http://nobalancodashoras.blogspot.com/, sobre o blog da sua amiga e xará, a Regina Rozembaun  http://toforatodentro.blogspot.com
Curioso, também como sempre, fui lá e achei esse texto da Zelia Gattai, que ela gentilmente cedeu e eu posto aqui pra vocês. 

Há uma indisfarçável e sedutora beleza na personalidade de muitos Homens que hoje estão na idade madura.
É claro que toda regra tem suas exceções, e cada idade tem o seu próprio valor.
Porém, com toda a consideração e respeito às demais idades, destacarei aqui uma classe de Homem que são companhias agradabilíssimas:
Os que hoje são quarentões, cinqüentões e sessentões.
Percebe-se com uma certa facilidade, a sensibilidade de seus corações, a devoção que eles têm pelo que há de mais belo: O SENTIMENTO.
Eles são mais inteligentes, vividos, charmosos, eloqüentes.
Sabem o que falam e sabem falar na hora certa.
São cativantes, sabem fazer-se presentes sem incomodar. Sabem conquistar uma boa amizade. Em termos de relacionamentos, trocam a quantidade pela qualidade, visão aguçada sobre os valores da vida, sabem tratar uma mulher com respeito e carinho.
São Homens especiais, românticos, interessantes e atraentes pelo que possuem na sua forma de ser, de pensar e de viver. Na forma de encarar a vida, são mais poéticos, mais sentimentais, mais emocionais e mais emocionantes.
Homens mais amadurecidos têm maior desenvoltura no trato com as mulheres, sabem reconhecer as suas qualidades, são mais espirituosos, discretos, compreensivos e mais educados.
A razão pela qual muitos Homens maduros possuem estas qualidades maravilhosas deve-se a vários fatores: a opção de ser e de viver de cada um, suas personalidades, formação própria e familiar, suas raízes, sabedoria, gostos individuais, etc...
Mas eu creio que em parte, há uma boa parcela de influência nos modos de viver de uma época, filmes e músicas ouvidas e curtidas deixaram boas recordações da sua juventude, um tempo não tão remoto, mas que com certeza, não volta mais.
Viveram a sua mocidade (época que marca a vida de todos nós) em um dos melhores períodos de nosso tempo: Os anos 60 e 70. Considerados as “décadas de ouro” da juventude, quando o romantismo foi cantado em verso e prosa.
A saudável influência de uma época, provocada por tantos acontecimentos importantes, que hoje permanecem na memória, e que mudaram a vida de muitos. 
Uma época em que o melhor da festa era dançar agarradinho e namorar ao ritmo suave das baladas românticas. O luar era inspirador, os domingos de sol eram só alegria.
Ouviam Beatles, Johnny Mathis, Roberto Carlos, Antonio Marcos, The Fevers, Golden Boys, Bossa Nova, Marres Albert, Jovem Guarda e muitos outros que embalaram suas “Jovens tardes de domingo, quantas alegrias! Velhos tempos, belos dias.”
Foram e ainda são os Homens que mais souberam namorar: Namoro no portão, aperto de mão, abraços apertadinhos, com respeito e com carinho, olhos nos olhos tinham mais valor... 
A moda era amar ou sofrer de amor. Muitos viveram de amor... Outros morreram de amor...
Estes Homens maduros de hoje, nunca foram homens de “ficar”. 
Ou eles estavam a namorar pela certa, ou estavam na “fossa”, ou estavam sozinhos. 
Se eles “ficassem”, ficariam para sempre... ao trocar alianças com suas amadas.
Junto com Benito de Paula, eles cantaram a “Mulher Brasileira, em primeiro lugar!”
A paixão pelo nosso país era evidente quando cantavam:
“As praias do Brasil, ensolaradas
No céu do meu Brasil, mais esplendor..
A mão de deus, abençoou,
Mulher que nasce aqui, tem muito mais amor...
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo...
Ninguém segura a juventude do Brasil... sil... sil... sil...”
A juventude passou, mais deixou “gravado” neles, a forma mais sublime e romântica de viver.
Hoje eles possuem uma “bagagem” de conhecimentos, experiências, maturidade e inteligência, que foram acumulando com o passar dos anos.
O tempo se encarregou de distingui-los dos demais: Deixando os seus cabelos cor-de-prata, os movimentos mais suaves, a voz pausada, porém mais sonora. Hoje eles são Homens que marcaram uma época.
Eu tenho a felicidade de ter alguns deles como amigos virtuais, mesmo não os vendo pessoalmente, percebo estas características através de suas palavras e gestos.
Muitos deles hoje, “dominam” com habilidade e destreza essas máquinas virtuais, comprovando que nem o avanço da tecnologia lhes esfriou os sentimentos pois ainda se encontram com versos, rimas, músicas e palavras de amor. Nem lhes diminuiu a grande capacidade de amar, sentir e expressar seus sentimentos. Muitos tornaram-se poetas, outros amam a poesia.
Porque o mais importante não é a idade denunciada nos detalhes de suas fisionomias e sim os raros valores de suas personalidades.
O importante é perceber que os seus corações permanecem jovens... São Homens maduros, e que nós, mulheres de hoje, temos o privilégio de poder admirá-los.

Texto de Zelia Gattai
Confesso que me senti lisonjeado pelo texto, pois raramente a gente encontra palavras tão gentis e uma avaliação tão favoravel.  Agradeço a ela pela parte que me toca!
Será que nós estamos com essa bola toda? Eita!


57 comentários:

  1. Lufe, amado!
    Essa postagem foi motivada por uma das sessões mais lindas (difícil dizer isso em 26 anos de profissão)que ouvi. Eram questionamentos super pertinentes de um paciente, "maduro", de "inteira-idade" que se sentia um estranho num ninho em relação aos amigos (que se interessavam por jovens de 20 e poucos anos) tanto quanto às mulheres que o achavam um "tio" (estou sendo educada rsrs). Como sempre fui uma viciada em leitura, fã de Zélia, me lembrei de imediato dessa crônica e sugeri que lesse. O efeito rendeu muiiiitas outras sessões...desdobramentos fantásticos! Em relação à sua pergunta: SIM, estão com a bola, as traves e o campo inteirinho rsrs. Depende somente da escolha- bem particular - do time!
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, o cara de cabelo prata simpático, educado, sensível, charmoso, habilidoso e que sabe tratar bem uma mulher foi um cara de cabelão ou cheio de cachos da mesma forma.

    Beijos!

    P.S.: ai, que felicidade! Abrindo o buteco de novo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, querido!
    Concordo plenamente que bons homens, as melhores companhias masculinas são aqueles que mesclam sabedoria, cavalheirismo, educação, cumplicidade, experiência, vivência, bom gosto predominante das décadas passadas!
    Fora o charme dos cabelos brancos... ui! (marido que não ouça isso! rs..)
    Mercadoria rara é gênero masculino satisfatório.
    Ufa!!! Ainda bem que consegui "garimpar" um que, apesar de mais jovem, não deixa nada a desejar a descrição supra citada. rsrsrsrs...
    Gostei muito do texto!!!
    Beijos e excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi menino...como diz Quintana, temos todas as idades dentro de nós.... falo por mim, não é q eu prefira homens mais novos, mas como sou das antigas "o homem q tem q procurar...rsrsr" aff, q culpa tenho se os mais velhos preferem as mais novas ( aquela coisa de trocar uma de 40 por duas de 20) e os mais novos é q nos procuram? hahahah

    mas ce la vie e ela é rose...rs..
    trocando de assunto, postei sobre pq não voto em Dilma hahahha me inspirei no blog da Fernanda e numa comunidade do orkut, fiz um mix, vê lá o q vc acha... confesso q perdi um pouco meu humor insano ( by Lu) depois q me tornei zen hahah...bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi , Lufe !

    Já conhecia esse texto e o acho bem legal .
    Se bem que tem lá seus exageros ... Rsrs .

    BjãO!

    ResponderExcluir
  6. Os mais novos são afoitos....
    Os mais novos são a favor da quantidade....
    Os mais novos não costumam perceber além de seus umbigos...
    Os mais novos querem só para si....
    Ahhhh....
    Os homens maduros são calmos, silenciosos quando têm que ser, acalentam, acolhem, acalmam...
    Primam pela qualidade e pela plenitude de suas mulheres....
    Sabem da importância do dar, tanto quanto do receber...
    Em um fruto maduro está sempre o ápice de seu sabor e de seu primor.
    Um beijo meu querido Lufe!!!!

    ResponderExcluir
  7. Bem, vou logo agradecendo a Zélia e me incluindo nesta lista que me deixa orgulhoso de participar.
    Acho mesmo que há tempo prá tudo nesta vida e há de haver o tempo de amadurescer, de rever valores e principalmente a busca de coisas e sentimentos mais concretos.

    Very good, my friend!!

    Forte abraço!

    Fabinho Augusto

    ResponderExcluir
  8. Chego aos quarenta dia 12 próximo e me sinto muito bem com minha idade e meus cabelos prateados...
    Um bom sábado!

    ResponderExcluir
  9. Lufe, estão com essa bola toda sim...rs
    Mas, como diz a "Born", pena que prefiram, na maioria das vezes, mocinhas bem mais novas do que eles. Não são todos assim, mas é em número bastante significativo.
    De qualquer forma, um brinde a vocês, homens que souberam amadurecer, sem perder o charme e a gentileza de ser.
    Aproveito para dar os parabéns ao Franck!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Rê,

    Este foi um dos motivos pra repostar este texto.
    O caso que você citou é muito comum com os “maduros” que tem as características do texto.Você se sente um peixe fora d’agua.
    Você não quer ser um”tio Sukita”mas também não consegue se relacionar com mulheres em idade mais compatível.
    Aqui vai uma critica às mulheres, sujeita à polemica.
    Elas amadurecem demais. Ficam matronas como nossas mães. O numero de mulheres pensantes, modernas, ativas, é pequeno.
    Grande parte se vulgariza, tenta agir como adolescente, se plastifica em excesso, abusa do botox, e superficialmente não valorizam sentimento sensibilidade. Para elas somos ultrapassados, para usar a terminologia da nossa época, somos caretas.
    Instala-se então esse novo embate na revolução dos costumes.
    As freguesas deste buteco, se enquadram no rol das mulheres especiais. Percebo que elas valorizam o ser humano na sua essência, a idade é irrelevante, e isso é muito bom.
    Elas sabem ser mulheres e valorizam o homem que sabe ser homem, nem troglodita, nem adolescente.
    Este texto na verdade valoriza a mulher, aquela mulher de fato, consciente, madura, moderna, sensivel, bem resolvida, que também valoriza e sabe apreciar o seu espelho no sexo oposto.
    Esse buteco se tornou um oasis, onde se reúnem estas mulheres tão especiais.
    O dono do buteco se sente gratificado, exultante por conviver em tão deliciosa companhia, e dela desfrutá-la diariamente, aprendendo sempre, se emocionando, se apaixonando por elas.

    Um beijo, e obrigado pelo texto.

    ResponderExcluir
  11. Lily,

    Que bom que pode vir cedo, a gente desfruta mais da sua companhia...

    bjo

    ResponderExcluir
  12. Born,

    Olha que você ta caçando raposa onde só tem coelho,
    aí certamente abatera coelho.......rsrsrsrsrs

    Beijo querida, que bom que você voltou, e voltou a toda....

    Vou la te visitar certamente, tava com saudade de você

    ResponderExcluir
  13. Malu,

    A gente não pode generalizar, o proprio texto diz dos que se enquadram....
    Quem sabe sem os oculos do CQC você tera novos olhos para nós......rsrsrsrs

    beijão procê

    ResponderExcluir
  14. Lu,

    Que bom saber que pensa assim.
    Com cumplicidade, troca...

    Bijoca procê

    ResponderExcluir
  15. Fabinho,

    O tempo de estrada só vale alguma coisa se aprendemos o caminho.
    Tem que agregar qualidade, né?

    Um abraço, é bom te-lo aqui.

    ResponderExcluir
  16. Frank,

    A unica coisa ruim dos "enta" é que o resto da vida a gente não sai deles....rs
    Parabens, meu amigo, desfrute a vida.
    Continue sempre com essa sensibilidade que o caracteriza.

    abço

    ResponderExcluir
  17. Regina,

    Foi o que eu disse a Rê, a mulher não pode é se caricaturar de mocinha, pois aí os homens, "homens", desaparecem e os garotões tambem....rsrs
    Você me enquadrando nesse grupo, para mim é o maior elogio, pois sabe o apreço que tenho por você.

    bjo

    ResponderExcluir
  18. Oi Lufe!

    Eu que nunca me detive nos aniversários que as pessoas colecionam, não posso negar que o H que amo se faz especialissimo aos meus olhos justamente por ter sido capaz de experenciar coisas que já não são valorizadas nos dias de hj. Daí a feliz pertinencia da crônica da Zélia.
    ...E meu amigo, uma cabeleira, barba prateada tem lá seu - elevadissimo - valor de mercado...rs

    Parabéns a vc que se sente pertencente a esta preciosa classe de H.

    Abraços,
    Mônica

    ResponderExcluir
  19. Belíssimo Texto!
    Fora tudo isso.. os cabelos grisalhos em certos homens ficam um charme rsrs
    Beijo meu querido, ótimo final de semana :*

    ResponderExcluir
  20. Lufe!!!!!

    Eu sou "Suspeita" pra falar dos mais velhos, pois sempre "Corri" atrás deles (no bom sentido), e eles sempre foram minha preferência.
    Aos 15, eu paquerava os de 25 pra cima, e a única exceção que tive, foi a do pai da minha filha (2 anos mais jovem que eu).
    Realmente, eles tem um "Nipe" diferente, são mais vividos, gentis, educados, sábios, e tem uma outra visão da vida.
    Mas te garanto: NEM TODOS!
    Pleno acordo com a Malu e a Born To be Wild!

    A grande leva, preferem as cocotas de 20 (Pra sustentarem a pseudo juventude deles, e óbviamente para exibirem o troféu).
    Tem uma leva ai tbm, que a gente conhece, conversa, e se pergunta: Jesus, ele tem mesmo 50 anos? 60? Tamanha cabeça de jirico que possuem.
    Assim como conheço homens de 20, 30 que tem cabeças maravilhosas, que a gente se inebria de cara. Tudo é questão de como vc disse acima: Raizes, criação, personalidade, indole e por ai vai.
    A gente percebe pelo papo, até qdo conversa virtualmente por aqui.
    Independente da idade, acho que Homem tem que ser HOMEM. Eu gosto de gentilezas. Gosto do homem carinhoso, que abre a porta do carro, que puxa a cadeira para que você sente, que SABE tratar uma mulher.
    Mas como disse, eu sou ALUCINADA pelos mais velhos. Dessa leva do texto! Que sabem como chegar em uma mulher, que sabe a hora certa de uma cantada, que aliás, nem precisa de hora. O Homem maduro sabe fazer. Sabe chegar, conquistar e fazer com que uma mulher se apaixone.
    O texto é belo, eu amei.
    E tem uma grande prova que eles são especiais:
    Chico Buarque derrete corações (O meu por sinal hehehe), e vários outros espalhados ai.
    Quem sabe um dia eu trombe com um assim, do texto.
    Mas que tá dificil, isso tá.
    To interessada em saber onde estão as exceções, ahhh se estou rs!

    Abraço e beijo!

    ResponderExcluir
  21. Lufe,
    este bar está ficando, cada vez mais, melhor frequentado.Homens de 50/60 se comportando como tal e mulheres que com tudo original, mesmo que meio desgastado. Bom frequentar esse buteco, pelos velhos tempos me serve uma Cuba Livre!
    abs carinhosos
    Jussara

    ResponderExcluir
  22. Oi Lufe, o valor dos homens de cabelos cor de prata, está realmente no aprendizado que colheram ao longo de suas caminhadas e,pricipalmente, na coragem de demonstrar isso em sua roda social.

    Saber entrar em um ambiente, saber sair, isso é maturidade, isso é ter presença. E isto, meu amigo, tem um charme danado com as mulheres.

    O problema está quando este senhor de safra elevada prefere oferecer este seu legado a meninas que ainda não têm sabedoria para apreciarem um bom vinho. Aí, o vinho vinagra e a elegância se acaba.

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  23. Verdade, os homens maduros estão com tudo.
    Acho que devido a experiência de vida, eles sabem tratar uma mulher e fazê-la se sentir amada, desejada e segura ao seu lado.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  24. Bianca,

    Você falando isso que vai ter muita gente mandando fazer luzes.....rsrs

    bjo, querida.

    ResponderExcluir
  25. Monica,
    Obrigado pela visita

    Estas qualidades não são privilegio dos madurões, e sim de quem tem sensibilidade.
    A idade so da mais maturidade e experiencia a quem sabe absorve-la durante a vida.

    Apareça mais no buteco

    bjo

    ResponderExcluir
  26. Sil,

    è como você disse, não se pode generalizar, mas que existem, existem...

    bjos

    ResponderExcluir
  27. Jussara,

    Você prefere Cuba Libre? Temos tambem o Hi Fi...rs

    bjo

    ResponderExcluir
  28. Malu,

    Quando estes senhores oferecem este legado a senhoritas, elas o aceitam pelo legado financeiro, pois este tipo de relacinamento custa muito caro...rs
    Não é pelos lindos cabelos prateados, nem pela sua maturidade ou muito menos pela sua sensibilidade. Pode ter a certeza, que salvo rarissimas excessões, porque elas existem, o acordo é financeiro.

    La em cima eu disse que com essa mudança de costumes, de maior liberalidade, não podemos é criar o esteriotipo de que todo coroa gosta de garotinha.
    Que elas são lindas, não há duvida, são mesmo.
    Mas a maturidade torna a mulher muito mais excitante, mais completa.

    bjo

    ResponderExcluir
  29. Jennifer,

    Que bom você ter vindo aqui no buteco.
    E melhor ainda expor sua opinião.
    Fui no seu blog e gostei do que vi....

    bjo

    ResponderExcluir
  30. ÔÔÔôô , .... Lufe !

    Você me entendeu mal , não desvalorizei
    os homens maduros , mesmo porq sou madura ,
    faz tempo deixei de ser uma menininha
    e , modéstia a parte , adoro e me orgulho
    disso...RsRs


    Só quis dizer que a idade , infelizmente , não é garantia de qualidade , só isso.

    No mais ,... eu Amooooo homens maduros.
    Ou seja , homens que regulam comigo na idade.
    Vizinhos , hehe ...;)


    Bjão e obrigada pelo carinho de suas palavras ... :)

    ResponderExcluir
  31. Minha querida Malu,

    Eu ia perder a oportunidade de te dar uma cutucada?....rsrsrs
    Nos dois sabemos bem que nada se pode generalizar...

    Agradecer o que? Eu te falo o que sinto...

    bjo

    ResponderExcluir
  32. Lufe , você é FogOoooOOooo !!!
    Kkkkkkkkkkkkkkk ..........


    Eu sei que quando fala é sincero , daí
    meu agradecimento . :)


    BjãO!

    ResponderExcluir
  33. Cara, que buteco aconchegante!
    Gente bonita, letras coerentes, assuntos pra lá de interessantes, gostei.
    Peço licença pra sentar e degustar de td um pouco.
    Qto ao post...Ser maduro(a) significa apenas que agora, conseguimos enxergar situações e sentimentos que antes nos passavam despercebidos e portanto, podemos ser inteiros e mais coerentes. Exceções existem e muitas pro meu gosto...azar deles, nénão?!

    Bjs meus !

    ResponderExcluir
  34. Lufe!!
    Acabei de ver que vc ficou em 2º lugar na blogagem coletiva!!!!
    Parabéns!!!!!
    Não apenas pelo texto, mas por tudo que você criou aqui no seu buteco, é mais do que merecido!!!
    Provavelmente vc vai fazer um post sobre isso, mas tinha que vir te cumprimentar antes de ir dormir, mesmo não sendo no lugar adequado :D
    Beijãozão

    PS. E pára de me chamar de Regina, ou Regina Laura. Sou Rê e ponto..kkkkkk

    ResponderExcluir
  35. Lila,

    Obrigado pela visita, junte-se a nos...
    Sempre tem um bom papinho por aqui...


    bjo

    ResponderExcluir
  36. Rê......hehehe

    Não sabia... que bom, vou lá ver....
    E obrigado, mas sem vocês por aqui, esse buteco tava as moscas.....rsrsrs
    Vocês fazem a diferença, obrigado por frequenta-lo.

    bjo

    ResponderExcluir
  37. Lufe, meu amigo........

    E eu passeando e perdendo esse teu texto maravilhoso!
    Como!!!!?????
    Eu sou do time das gurias que sempre gostaram de homens mais velhos, um homem maduro tem todo o seu charme, por dentro e por fora. Com raras excessões é alguém com a cabeça centrada, que sabe o que quer da vida, que já tem a sensibilidade de saber bem tratar a uma mulher.
    É um privilégio ser tua amiga, saber que assim pensas, sempre soube que toda aquela implicância coletiva comigo e com as meninas era apenas uma capa para criares polêmica conosco....rs

    Um beijinhooooo

    ResponderExcluir
  38. O paciente da Regina, não é a regra, nós sabemos... Mas todos os que fogem a ela, merecem estas palavras.
    Admiro os homens maduros e eles são aqueles que cresceram/evoluiram moralmente e espiritualmente concomitantemente ao seu corpo físico.
    abç

    ResponderExcluir
  39. Sandra,

    Vcocê ta viajando, aproveitando e ainda passa no buteco?
    Que bom te ver...

    bjo

    ResponderExcluir
  40. Ioly,

    Tirando-se as excessções, a maturidade traz uma maior paz de espirito e tranquilidade para observar e cultuar as boas coisas da vida e entre elas esta o relacionamento afetivo.Ele se entende e entende melhor o outro. Ele sabe o que o agrada, assimo como sabe agradar.

    Que bom ter vindo, andava sumida

    bjos

    ResponderExcluir
  41. Parece até que essa crônica foi feita para mim, nossa!
    Como eu sou esses must de agradável, hehehehe!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  42. Ah, o encantamento dos tigrões...adoro desde sempre!

    Tem coisas que os gatinhos não sabem. ;)

    Beijo, ótimo feriado!

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  43. Luna,

    Que prazer reve-la...
    Bom feriado pra você tambem

    bjo

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...