Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Papos de Buteco 52 - Cervejólogos e Cervegetarianos


Para acabar com certos folclores a respeito da “loura gelada” convidei um dos Mestres-Cervejeiros da Antarctica, para dar uma palestra para os meus fregueses aqui no Buteco.  
Se vocês se lembram, a primeira vez que eu trouxe um Mestre-Cervejeiro ao Buteco eu quase me estrepei. Se não se lembram eu contei esse caso aqui, vale a pena dar uma olhada. 
Por causa disso, resolvi chamar esse Mestre, de uma empresa conceituada, pois se desse alguma zebra, eu teria a quem culpar. Vivendo e aprendendo! 
Casa cheia, tudo preparado e chega o homem! 
De cara, servimos uma rodada aos fregueses, cortesia da cervejaria, é claro,  e logo começou o papo.Ele fez em pequeno relato inicial e após, responderia às perguntas dos presentes. 
E lá foi o Mestre dizendo:
- Uma cerveja é qualquer uma das variedades de bebidas alcoólicas produzidas pela  fermentação de matéria com amido , derivada de cereais ou de outras fontes vegetais. Historicamente, a cerveja era já conhecida pelos sumérios, egípsios e mesopotâmios, desde pelo menos 4 000 a.C. Como os ingredientes usados para fazer cerveja diferem de acordo com o local, suas características (tipo, sabor e cor) variam muito.
A prática de crendices populares que estimulam o uso da cerveja em como tratamento para certas enfermidades, como por exemplo cálculos renais, podem causar seríssimos danos ao organismo. O consumo de álcool em excesso, é causador de inúmeros malefícios para a saúde da pessoa que bebe.
Apesar disso é sabido também que o consumo de álcool (incluindo a cerveja) em doses moderadas é capaz de diminuir severamente o surgimento de doenças do coração. 
Em estudo de 1972, o epidemiologista Carl Seltzer, da Universidade de Harvard, constatou através dos dados do Framingham Heart Study que o uso moderado do álcool pode ser agente profilático contra as doenças cardíacas.
Além deste, diversos outros estudos posteriores também chegaram em conclusões parecidas, de que o consumo de até três doses diárias de bebida alcoólica é capaz de reduzir o risco de cardiopatias em até 40%.
A bebida alcoólica portanto, assim como qualquer outro tipo de alimento, pode ser benéfica ou maléfica ao consumo humano, dependendo da quantidade em que é consumida.
Após as informações obtidas de um Mestre-Cervejeiro, iniciaram-se as perguntas:
- Dizem que a cerveja é altamente calórica, é verdade?
- Uma latinha de cerveja tem exatamente a metade das calorias de um copo de suco de laranja (sem açúcar!). Já aquela calabresa com cebola frita que sempre acompanha de tira gosto...
- A cerveja envelhecida é melhor?
- Cerveja sai pronta da cervejaria, não pede, portanto, envelhecimento. Quanto mais jovem for consumida, melhor será seu sabor. Dura em média 90 dias.
-Existe alguma forma de guardá-la melhor?
- Deve ser guardada em pé, em lugar fresco e protegida do sol, para evitar oxidação prematura.
- Deve-se gelá-la no freezer?
- Deve resfriar na geladeira sem pressa. "Não coloque no freezer, pois a violência no congelamento prejudica a bebida", afirmou ele, um dos maiores experts em cerveja no Brasil.
- Pode guardar a cerveja depois de aberta?
- Depois de gelada, deve ser consumida e jamais voltar à geladeira.
- Pra beber tem que ser estupidamente gelada?
- A temperatura ideal para saborear as do tipo pilsen é entre 4 e 6 graus. Tomá-las "estupidamente geladas", como você disse, prejudica tanto a formação de espuma na cerveja, quanto "adormece" as papilas gustativas, comprometendo o sabor. 
- Tem algum copo mais apropriado?
- Copos e canecas pequenos e de cristal são os ideais, pois mantêm melhor a temperatura e a espuma. Evite canecas de alumínio, que, além de feias, tiram o prazer de apreciar o visual do líquido dourado. 
– Então os melhores são dos botecos “copo sujo”?
-  São, desde que os copos sejam limpos. Resíduos de gordura no copo são fatais para a bebida: acabam com o colarinho e liberam o gás carbônico, deixando o líquido meio choco. Idem para resíduos de detergente. 
- Você falou em colarinho, tem que ter?
- Tomar cerveja sem colarinho é uma heresia, disse ele, Dois dedos de espuma são ideais para reter o aroma e evitar a liberação do gás carbônico.
- Então a espuma faz parte?
- A espuma cremosa revela a persistência e bom estado da cerveja. Para aproveitá-la melhor, sirva derramando uma dose. Depois, espere baixar o colarinho. Em seguida, incline o copo até 45 graus, despejando o líquido devagar enquanto o colarinho sobe.- A cerveja dá ressaca?- Com 90% de água, a bebida é hidratante. E com apenas 3 a 5 graus de álcool, como as do tipo pilsen, a cerveja estimula o metabolismo, pelo menos quando ingerida moderadamente. Além disso, é rica em vitaminas, carboidratos, proteínas e aminoácidos. 
- Então a cerveja engorda?
- Apesar disso, não engorda; é folclore associar o consumo de 80 calorias de um copo de 200 ml com a formação de barriga. Pé de porco, lingüiça, moela, maçã de peito, costelinha, mandioquinha, batatas fritas e outros tira gostos é que engordam.
E finalizou:
- Lembrem-se, cerveja não engorda... você engorda se beber comendo além da conta.
 
Nada como chamar um verdadeiro Mestre Cervejeiro! 
Viram meninas, a cervejinha ta liberada, sempre com moderação.
Cá estou eu, como um dedicado dono de Buteco auxiliando para um bom regime alimentar e para o alivio daquela dorzinha de consciência.
 
Pesquisas feitas no google


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...