Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

domingo, 11 de julho de 2010

Paul o polvo!?!?

Minha amiga Sandra mandou essa. Podia não postar?


.


2014

Adeus Mamma Africa, em 2014 a festa é aqui!


ESPAÑA !!!!


Incontestável!! A Espanha é campeã do mundo. 
A melhor seleção da atualidade soube impor a sua superioridade e venceu a Holanda com um gol de Iniesta no final do segundo tempo da prorrogação. 
Tenho a tendência de torcer para o mais fraco, quando o meu time não esta na disputa. 
Desta vez não deu, embora a Holanda tivesse duas chances claríssimas de gol, ambas defendidas pelo goleiro espanhol Casillas, o melhor goleiro da copa. 
As duas equipes, no tempo regulamentar,  jogaram com medo de perder, e não para ganhar. 
melhor futebol da Espanha não se traduziu em vantagem, nem mesmo territorial. 
Pior foi o comportamento da Holanda que abdicou de tentar enfrentar os espanhois de igual para igual, e  no entanto, teve as melhores, e em maior número, possibilidades de definir a partida e o título. O gol que Robben perdeu ao chutar nos pés do goleiro Cassilas foi decisivo para quem tentava buscar a vitoria numa falha do adversario. Robben, sempre decisivo, desta vez não foi.


Iniesta, que vinha meio apagado no jogo, ao contrario de Robben, reapareceu no final do segundo tempo e na prorrogação, na unica chance que teve, deu o golpe mortal, fazendo o gol da consagração. 
Venceu a seleção de melhor toque de bola, melhor plantel, embora as vezes chega a ser irritante com a falta de conclusão nas jogadas incisivas. Um time que se da ao luxo de ter jogadores como Navas, Fabregas e Fernando Torres no banco reafirma a qualidade dos que estão em campo.
Espero que a vitoria da Espanha traga ao futebol, de forma definitiva,  uma nova maneira de jogar, a do Barcelona e da Furia, ou “La Roja”. Futebol de toques precisos, altamente técnico, estratégico, envolvente e sempre em busca do ataque. Futebol onde tamanho não é documento (vide Puyol, Xavi, Iniesta, Villa), pois o toque rápido, triangulações em dois toques, deslocamentos constantes e o passe final preciso desarmam qualquer marcador, principalmente defesas pesadas. Ganhando ou perdendo, esta é a estratégia de jogo da Espanha. O mais interessante ocorreu após o jogo, em uma declaração de Casillas: "- Jogamos como o futebol brasileiro do passado!" Algo a se pensar!!!!


A Holanda valorizou a vitoria, mas Rooben e Sneijder precisam de mais companheiros do mesmo nível para realmente disputarem o titulo. Tri-vice, mais uma vez a Holanda bate na trave, mas o seu futebol evoluiu defensivamente, demonstrado claramente durante a partida, onde em momentos não deixou a Espanha jogar. 
Bem vinda Espanha ao grupo de elite, ao grupo dos oito campeões mundiais. 
A amarelona conseguiu mostrar ao mundo a sua verdadeira cor: La Roja!!!! 
É a volta consagradora da Fúria espanhola. 
Don Quixote desta vez, atuando de forma romântica, mas firme, conseguiu derrotar os moinhos de vento!! Dulcinéia del Toboso deve estar feliz!
.

Don Quixote!

E Don Quixote foi derrotado pelos moinhos de vento! 
Será?


—Dichosa edad y siglo dichoso aquel adonde saldrán a luz las famosas hazañas mías, dignas de entallarse en bronces, esculpirse en mármoles y pintarse en tablas, para memoria en lo futuro.
(Feliz idade e feliz século aquele onde sairão à luz as minhas famosas façanhas, dignas de entalhar-se em bronzes, esculpidas em mármores e pintadas em telas para a memória do futuro)
(D.Quixote: II Capítulo)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...