Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A leitura e eu.

A minha relação com a leitura vem de muito tempo. Aprendi a ler aos 4 anos quando meu irmão de seis estava sendo alfabetizado. Eu curioso ficava ali grudado prestando atenção. Aprendi a juntar as letrinhas antes dele e minha mãe pegando um jornal foi confirmar me fazendo ler as manchetes. Logo, a primeira vez que li foi sobre os ombros de meu irmão. A partir daí nunca mais parei de ler. Não tive uma orientação especifica de leitura, mas tive muito acesso a ela. Lia de tudo. Tive em mão o Tesouro da Juventude,  a coleção completa de Monteiro Lobato, as Seleções Reader’s Digest de meu avô, (morávamos em uma casa em frente, na mesma rua) os livros de Tarzan de Edgar Rice Burroughs, Charles Dickens, Agatha Christie ,  Irmãos Grimm  e outros autores, de meus tios (tenho tios mais velhos dez anos apenas). Minha infância foi assim, no meio dos livros, isso quando eu não estava sobre o telhado da casa, em cima de uma arvore, jogando futebol, bentealtas ou finca na rua. Fui um moleque feliz. Já adolescente tínhamos em casa as coleções de Machado de Assis, de Jose de Alencar,  a Enciclopédia Barsa e outros, além das Sabrinas e outras literaturas juvenis das moçoilas da época, que me caiam a mão através das minhas irmãs.  Li todos vorazmente.

 Era uma verdadeira miscelânea literária.

Ainda hoje tenho por habito ler de tudo, sem preconceitos. Acho que qualquer livro, por pior que ele seja, sempre nos traz alguma coisa de bom e pode ao menos nos aguçar o senso critico de questiona-lo.
Sempre tive muito cuidado com os livros. Não dobro paginas, não faço anotações, tendo o cuidado de sempre utilizar um marcador. Ao terminar a leitura, meus livros parecem ter saído das estantes das livrarias. Este habito talvez tenha surgido quando no final da adolescência fui ajudar um grande amigo em um sebo que ele abrira, ao deixar de trabalhar com um tio dele, dono do mais tradicional sebo de Beagá.  Ajudei-o desde o inicio, desde o pintar a loja e pregar as prateleiras, até ir com ele comprar acervos de bibliotecas particulares de casa em casa. Aprendi com ele a observar os livros pela qualidade literária, valor histórico ou ate mesmo pelo valor de revenda. Trabalhei com ele (sem salario) durante dois anos até entrar na faculdade. A remuneração era feita através das saídas a noite, viagens  e ate mesmo as noitadas com as namoradas, bancadas por ele. Mas a maior remuneração que tive foi através do acesso a qualquer livro que eu quisesse ler (daí o cuidado, pois tinha que devolve-los a livraria). E isso não tem preço!
Eu me sentia feliz como um pinto no lixo! Eu estava no Paraiso! 
Afinal eu tinha em minhas mão, livros novos e usados, de todas as áreas do conhecimento humano, de religião, filosofia, historia, romances, ficção, literatura brasileira e internacional, romances históricos, livros de historia brasileira, enfim, qualquer assunto que eu quisesse. Nesta época eu lia ate sentado em pilhas de livros no deposito da loja. Foi a época em que mais li em minha vida, pois inclusive para me tornar um livreiro de qualidade eu teria de saber do que eu estava falando. E na época, modéstia a parte, eu discorria sobre tudo que existia na loja. O tempo foi passando, novas responsabilidades foram surgindo, família, trabalho, logico que a intensidade de leitura foi diminuindo com o tempo. Mas ainda sou um leitor voraz. Não tenho o habito de carregar livros no cotidiano. Leio sempre em casa ou viagens, no transporte só em aviões. Hoje na blogsfera, passeio por um outro tipo de leitura, e também muito diversificada. Gosto muito dos blogs que falam sobre literatura, mas de forma critica, onde o blogueiro fala de suas impressões, a sua percepção do que leu e não uma simples sinopse pinçada nas orelhas dos livros. Gosto de blogueiros inteligentes, criativos, de palavra facil e que demonstram ter vivido no universo da leitura.

Esta postagem faz parte do Meme Literário proposto pela Vanessa do blog Fio de Ariadne em comemoração pelos 6 anos do blog. Parabens a ela e a todos os participantes.
Veja as outras postagens aqui 



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...