Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Causos de Minas XIII - O "Xecápi"

Resolvi ter uma passagem de ano mais tranquila, junto com toda a família e fomos para a fazenda de meus avós, fazenda antiga, construída sobre esteios de braúna, daquelas tradicionais da nossa terra. No dia primeiro de janeiro, estava eu sentado na varanda da fazenda apreciando a manhã tranquila, vendo o nevoeiro causado pela garoa da madrugada a se levantar da relva e o gado dolente indo para os pastos. O povão todo ainda dormia, tentando curar a bebedeira da noite anterior, festa pra ninguém botar defeito. Pinga de alambique, leitoinha à pururuca, mandioca cosida, torta de galinha, um tutu com torresmo sequinho, só essa comida engordiet deliciosa e saudável aqui das Minas Gerais. Ainda fazendo hora para o café da manhã, sentei-me, coloquei o Laptop sobre a mesa, fiquei por alí dando uma olhadinha nas novidades sobre a passagem do ano pelo mundo e me deparei com uma noticia que achei bem pitoresca e fora dada na ultima atualização do portal G1, atualizado em 30/12/2011 09h27

Da BBC - Londres
“Um italiano de 99 anos decidiu se divorciar de sua mulher após 77 anos de casamento depois de descobrir que ela teve um caso secreto nos anos 1940.
Segundo jornais italianos, Antonio C. descobriu a traição em 2002, ao encontrar cartas de amor escondidas em um gaveteiro antigo.
Confrontada pelo marido na ocasião, Rosa C., de 96 anos, confessou ter escrito as cartas a um amante havia mais de 60 anos.
Desde então, o casamento passou por sérias provações, com constantes ataques de ciúmes e ressentimento de Antonio, que, quase dez anos depois de descobrir a traição e apesar dos apelos da mulher, resolveu dar entrada nos papéis do divórcio.
O casal se conheceu nos anos 1930 em Nápoles, onde Antonio era policial. Eles se casaram em 1934, tiveram cinco filhos e têm mais de uma dezena de netos.
Segundo o jornal britânico 'Daily Telegraph', acredita-se que o caso marque um novo recorde, pelo menos no que concerne a idade de Antonio - ele passa ser o homem mais velho a entrar com processo de divórcio.
Até então, o casal mais idoso a se separar oficialmente era formado pelos britânicos Beartie e Jessie Wood, quando ambos estavam com 98 anos.”


Comentei com o também Antonio, xará do italiano, caseiro da fazenda, que estava sentado comigo na varanda antes de sair pra supervisionar o serviço da peãozada, o que eu acabara de ler no Laptop. É minha gente, lida de fazenda não tem esse negocio de feriado, dia de Natal, réveillon... Qualquer dia é dia de trabalho, a natureza grita e, as vacaiadas de peito cheio também, hora de ordenha é hora de ordenha, mesmo que o capiauo tenha entornado um litro da “marvada”e dormido todo torto no curral.
Comentei com ele o fato, fazendo cara de espanto, mas ele foi logo me desarmando:
- Procevê, acho gozado esse povo dos estrangeiro. Eles ficam abismado com uma coizica dinada. É tanto espanto que êles até pôe na tela do topiléis que o senhor ta veno. Imagina o sinhô.......

E me veio com esse causo que eu conto aqui pra vocês, do jeitinho que ele me contou:

O Seu Antônio, aproveitando a viagem a "Belzonti", foi ao médico fazer um "xecápi". 
Iniciando a anamnese e buscando o histórico familiar, pergunta o médico: 
- Sr. Antônio, o senhor está em muito boa forma para 40 anos. 
- Uai, e eu disque tinha 40 ano?
- Quantos anos o senhor tem? 
- Ara, fiz 57 no agostio que passô.
- Puxa! E quantos anos tinha seu pai quando morreu?
- Uai, douto, e eu disque meu pai morreu?
- Oh, me desculpe Sr. Antonio! Quantos anos tem seu pai? 
- O véio tá bão, tá cum 81. 
- 81? Que bom! E quantos anos tinha seu avô quando morreu? 
- E quando que eu disque ele morreu? 
- Sinto muito. E ele então, quantos anos tem? 
- Tá ispérto, interâo, ele tem 103 e anda de bicicreta inté hoje. 
- Fico feliz em saber, que dádiva, uma maravilha! E seu bisavô? Morreu de quê? 
- Eita douto, que mania de enterrá os outros. E eu disque ele tinha morrido? O véio tá vivim, em pé quinem aroeira, ele tá cum 124 ano e vai casar na semana que vem. Festança.....
- Espera aí Sr. Antonio, agora já é demais! - Diz o médico revoltado. - Por que um homem de 124 anos iria querer se casar?
- Péra aí nada, douto, e eu disque ele QUIRIA casar? Quiria qui nada, é qui ele engravidô a moça...   aí, né?

Ouvindo a prosa do Seu Antonio, o mineirinho, achei que ele estava coberto de razão ao não achar nenhuma graça na historia vinda “dos estrangeiro”!!! É ou não é?!?



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...