Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Receita de paz interior.


Eu já tinha programado uma postagem para a Blogagem Retrô, da Eliane Gaspareto para hoje, mas eu não poderia perder a oportunidade de repassar essa mensagem. A Blogagem Retrô ficou programada para o dia 3/01/11.
Passadas as festas de fim de ano, nunca é demais aprofundarmos em nossas reflexões e gostaria de transcrever a vocês uma mensagem que recebi de um grande amigo. 
Essa mensagem foi enviada pelo Frei Cláudio van Balen, antigo pároco da Igreja do Carmo, de Belo Horizonte.
Frei Claudio é o holandês mais brasileiro que existe, estando entre nós a mais de quarenta anos. Autor de vários livros, erudito, extremamente culto,  bastante atencioso e um profundo estudioso e conhecedor da alma humana.
Hoje, mesmo não sendo mais o responsável pela Paróquia, continua a visitar em suas casas os seus antigos paroquianos, levando-lhes solidariedade, um abraço amigo, conforto e principalmente muita paz.
Eis o texto, ele é de uma sabedoria impar.

"Descubra-se a si mesmo, mova-se em sua identidade; desenvolva seu auto-respeito e cuida bem de sua realização. Seja uma pessoa de fé, aproveite as oportunidades, aprenda de toda experiência e não seja responsável demais. Faça ao seu próximo o que pode esperar para si mesmo; viva de coração aberto e acolha solidário os que a você se apresentarem. 

Seja tolerante para com todos que se mostram agressivos, aprende a criar boas amizades e se mostre feliz na partilha. Cuide de seu bem-estar, releve suas fraquezas, confie nas próprias energias e nunca se julgue salvador de quem quer que seja. Não deixe de amar um conto de fada, uma música, uma poesia, uma obra de arte e uma prece. Respeite os mais sofridos.

No desempenho de afazeres, defenda-se do cansaço, da pressão e da solidão e resolva ou torne suportáveis os problemas de seu relacionamento. Amplie sua visão, supere preconceitos e não seja prisioneiro do egoísmo. Agarra-se a seu próprio núcleo ao enfrentar situações desafiantes ou frustrantes e cultive um processo contínuo de crescimento interior.

Visite, de vez em quando, algum lugar desconhecido, empreenda algo diferente e de risco e partilhe uma dor. Admire as maravilhas na natureza, cresça na arte de curtir desafios da cultura e conquistas da história. Fuja de todo apego a uma pretensa grandeza e confirme-se na individualidade sem negligenciar o seu pertencer ao todo, a fim de não pesar a convivência.

Enfim, extraia de cada dia o que este tem para lhe oferecer. Assim se comportando, fará Deus reinar e poderá experimentar, em tudo, a gratitude da dádiva. Volte-se para Deus em seu interior; leva-o a sério no cotidiano com o que tem de mais corriqueiro e banal - seu espaço predileto. E, no esforço de transcender-se, faça com que seu corpo seja a harpa da sua alma."




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...