Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Você é um envelhecente?

Texto de Mario Prata
Se você tem entre 45 e 65 anos, preste bastante atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E, se já passou, confira.
Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro partes: infância, adolescência, maturidade e velhice. Quase correto. Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice (entre os 45 e os 65), existe a ENVELHESCÊNCIA.
A envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim com a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes, a envelhescência. E, se você está em plena envelhecescência, já notou como ela é parecida com a adolescência? Coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso:
- Já notou que andam nascendo algumas espinhas em você? Notadamente na bunda?
- Assim como os adolescentes, os envelhescentes também gostam de meninas de vinte anos.
- Os adolescentes mudam a voz. Nós, envelhescentes, também. Mudamos o nosso ritmo de falar, o nosso timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido; os envelhescentes querem falar mais lentamente.
- Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro; os envelhescentes vivem a falar do passado. Bons tempos...
- Os adolescentes não têm idéia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos. Os envelhescentes até evitam pensar nisso.
- Ninguém entende os adolescentes... Ninguém entende os envelhescentes... Ambos são irritadiços, se enervam com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites nas suas vidas.
- Às vezes, um adolescente tem um filho: é uma coisa precoce. Às vezes, um envelhescente tem um filho: é uma coisa pós-coce.
- Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Nós, envelhescentes, também não entendemos eles. "Ninguém me entende" é uma frase típica de envelhescente.
- Quase todos os adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista. Os envelhescentes, também a contragosto, idem.
- O adolescente adora usar uns tênis e uns cabelos. O envelhescente também. Sem falar nos brincos.
- Ambos adoram deitar e acordar tarde.
- O adolescente ama assistir a um show de um artista envelhescente (Caetano, Chico, Mick Jagger). O envelhescente ama assistir a um show de um artista adolescente (Rita Lee).
- O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O envelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício.
- Ambos bebem escondido.
- Os adolescentes fumam maconha escondido dos pais. Os envelhescentes fumam maconha escondido dos filhos.
- O adolescente esnoba que dá três por dia. O envelhescente quando dá uma a cada três dia, está mentindo.
- A adolescência vai dos 10 aos 20 anos: a envelhescência vai dos 45 aos 60. Depois sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhescente.
- Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer:
- É um eterno envelhescente!
Que bom!!!!

Vergonha!

Fiquei indignado ao ver a reportagem sobre aquela ex –Procuradora que adotou uma criança em 14 de março e já em 15 de abril a criança teve de ser resgatada pela justiça, por maus tratos. Ao invadirem a residência, encontraram a menina no terraço do apartamento, local onde era preso o cachorro da procuradora. A criança estava com os olhos inchados, roxos, demonstrando ter recebido agressões e maus tratos constantes. Ficou internada três dias, para se recuperar antes de ser enviada a um abrigo. As gravações da voz dessa senhora, quando xingava a criança são de estarrecer. Alem das agressões verbais ela também agredia com socos e tabefes. Uma criança de dois anos! Os psicólogos tentaram abordar a criança e não conseguiram nenhum contato, pois ela se esquivava, se escondia, não dando nenhuma resposta as tentativas feitas. A “madame” apenas confirma ter xingado a menina de cachorrinha, o que ela diz “não ser nada demais porque ela gosta muito de cachorro.” O que leva uma pessoa a tomar tal atitude? Sadismo? Loucura? Psicopatia ao não respeitar os parâmetros sociais de certo e errado mesmo tendo consciência disso? Estes casos de maus tratos com os filhotes é próprio da raça humana. Nenhum outro animal age assim. O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece neste caso, somente a pena de multa para o descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar ou decorrentes de tutela ou guarda e pelo Código Penal ela só deverá ser enquadrada em “crime de tortura”. Se for aplicada a pena total, ela pegará no máximo oito anos de cadeia. Primária e com benefícios da lei será solta em pouco tempo. Qual será o futuro dessa criança, retornando agora à tutela do Estado, ainda  mais marcada, e estigmatizada? Quem sabe o tipo de assistência que terá? A possibilidade de encontrar condições para um desenvolvimento psicosocial pelo menos razoavel, é agora praticamente nula. A "procuradora" destruiu toda essa probabilidade! E essa senhora, permanecerá em convívio com a sociedade, com uma punição branda, e com possibilidade clara de continuar destruindo a vida de outras pessoas? Sinceramente acho que a justiça se fará dentro do presídio, pois um crime desses é rejeitado até por quem vive à margem da sociedade.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...