Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Essas Loucas Mulheres!!!!

Desde menino o meu imaginário feminino foi composto por mulheres lindas, que se destacavam naquela época, onde eu comecei a ver que as mulheres existiam e a convivencia com elas era um componente fundamental para uma vida plena. O que seria de nós homens sem essas mulheres e sem o imaginário criado em torno delas. Estas mulheres me estabeleceram um parâmetro que eu segui a vida toda e ainda sigo até hoje. E  eu posso afirmar com convicção que jamais me arrependi! 
Para mim, mulher "mulher" é aquela que da trabalho, aquela que te deixa inquieto, que te provoca, te instiga, inteligente (embora algumas não pareçam ser, e o são), sensual, moleca, séria quando deve ser, insinuante, sem falsos pudores, elegante, independente, livre e dona do seu nariz, que quebra paradigmas e o faz sem ser vulgar.
Algumas dessas mulheres são bastante conhecidas, como Marilyn Monroe.

Uma das atrizes mais sexys de Hollywood.  
Ela "só" tinha 1,67 m de altura, 94 cm de busto, 61 cm de cintura e 89 cm de quadril. Eita!!!! Dizem as boas linguas, que ela foi a inventora do sex appeal. Isso eu não sei, mas que ela era sexy ela era e que era "peitulante" ela tambem era...
Uma vez ela disse: ”Eu tenho fantasias demais para ser uma dona de casa. Acredito que eu sou uma fantasia.”  
Pelo menos minha fantasia ela era e como era!
Um dos momentos mais marcantes, que eu me lembro foi quando ela cantou com voz lasciva  "Happy Birthday Mr. President", para John Kennedy (com quem teve um longo caso), metida num vestido que foi descrito como feito de "pele e pérolas. Só que não se via as pérolas." 
Para quem quiser vê-la cantando o JFK, pode vê-la aqui
Dizem que morreu assassinada por sua relação com os Kennedy. 
Marilyn morreu em 1962 aos 36 anos
Eu tinha 12 anos nessa época e ela já me encantava.
Para o pessoal mais novo e para quem não assistiu nenhum filme dela, vale uma olhadinha neste video .

 Outra de minhas musas foi Leila Diniz. 
Leila Diniz quebrou tabus de uma época em que a repressão dominava o Brasil, e escandalizou o país ao exibir a sua gravidez de biquini na praia, e também chocou o país inteiro ao proferir a frase: "Transo de manhã, de tarde e de noite. "
Foi considerada uma mulher à frente de seu tempo, ousada e que detestava convenções. Era malvista pela direita opressora, difamada pela esquerda ultra-radical e tida como vulgar pelas mulheres da época.
Ela era a musa maior da famosa Banda de Ipanema.
Numa entrevista ao Pasquim em 69 ela disse: “Você pode muito bem amar uma pessoa e ir para cama com outra. Já aconteceu comigo.” 
Isso em 1969!!!!!  Para quem não a conhece, eis aqui uma das homenagens a ela neste  video.
Olhem so que gostosura o modo dela falar em um trecho de "Edu, Coração de Ouro" filme dirigido por Domingos Oliveira em 1967: veja o  video.
Morreu em 1972 com 27 anos, em um desastre de avião na India.
Leila era defensora do amor livre e do prazer sexual e é sempre lembrada como símbolo da revolução feminina no Brasil, pois ajudou a romper conceitos e tabus por meio de suas idéias , suas falas e suas atitudes contestadoras.  
Eu era seu fã!!!!! Foi mesmo uma revolucionária. 

Uma terceira foi Elis Regina, a “Pimentinha”. Eu a vi cantar pela primeira vez junto com Jair Rodrigues em 1964, ano da revolução no Brasil. A partir daí, acompanhei de perto sua carreira. Gostava dela por que alem de ser uma das maiores interpretes que eu ja vi, ela não tinha papas na lingua, falava o que queria. A baixinha era uma leoa, ai de quem pisasse em seus calos. Sempre engajada politicamente, Elis participou de uma série de movimentos de renovação política e cultural brasileira, com voz ativa na campanha pela Anistia de exilados brasileiros. Ela somente não foi presa dada a estrondosa popularidade. Uma postura artística engajada e com excelente repercussão acompanharia toda a carreira, sendo enfatizada por interpretações consagradas como a de "O bêbado e a equilibrista," a qual se tornou o hino da Anistia.  
Para quer quiser se recordar da musica e tambem situar a epoca, veja esse  video
Morreu em 1982 aos 36 anos de idade.
Ao saber da morte de Elis Regina...Sarah Vaughan, considerada uma das maiores vozes do jazz comentou em seu programa de rádio: "Morreu a maior cantora de jazz de todos os tempos...a brasileira Elis Regina."

 Outras mulheres maravilhosas sempre povoaram e ainda protagonizam os meus sonhos, algumas conhecidas, como estas citadas, mas a grande maioria desconhecida, frutos de meus relacionamentos, todas de grande importância para mim.
Este parâmetro eu sigo ate hoje:  Mulher bonita e doida...... e como é bom!!!!!

Me lembrei destas mulheres ao garimpar essa interpretação rara de Chico Buarque, em uma montagem da qual eu não sei o autor, fazendo uma homenagem a Marilyn
Essa musica já foi interpretada pelos autores, por Betania, Gal, Simone, e até a Ivete, entre outros.







Interprete: Chico Buarque
Musica de: Roberto e Erasmo Carlos

Olha, você têm todas as coisas
que eu dia eu sonhei para mim
a cabeça cheia de problemas
não me importo eu gosto mesmo assim...

Tem os olhos cheios de esperanças
de uma cor que mais ninguém possui
me traz meu passado e as lembranças
do que eu sempre quis ser e que não fui...

Olha você vive tão distante
muito além do que eu posso ver
e eu que sempre fui tão inconstante
te juro o meu amor agora é pra valer!

Olha vem comigo aonde eu for
seja a minha amante e o meu amor
vem seguir comigo o meu caminho
e viver a vida só de amor

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...