Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

E AÍ MANO!!!!

Deu Ganso, Pato e Pica Pau
      2 X 0



Começamos bem!!!!

Paradigma


Assisti outro dia ao programa “Saia Justa” onde surgiu uma discussão que me interessou bastante.
È um tema que gostaria de discutir aqui, sem machismo ou feminismo, de uma forma impessoal, sem citar casos isolados, mas de uma maneira geral.
Porque os homens se dão melhor nas grandes corporações e na luta pelo mercado de trabalho?
Entre varias opiniões, surgiu uma que falava que o futebol seria o diferencial disso tudo.
Pensando com calma, concordo com quem lançou essa ideia. Vamos analisar juntos alguns aspectos. 
O futebol é jogado por todos os meninos no mundo inteiro. Basta se ter um pequeno espaço e uma bola lá estão eles.
Os homens desde cedo ao se juntarem para jogar futebol, desenvolvem naturalmente vários requisitos básicos para a vida corporativa, e o mesmo não ocorre com as mulheres.
Vou tentar descrever de maneira mais direta como funciona um time de futebol.
Num jogo de futebol formam-se times onde cada individuo executa uma função determinada, onde é aproveitada a característica individual em função do todo, a equipe.
Os de melhor aptidão para buscar o gol, objetivo principal do jogo, jogam no ataque.
 Para ser um atacante deve-se ter uma agressividade controlada, desenvoltura, criatividade, perseverança e coragem para enfrentar o corpo a corpo com o adversário.
Para o meio campo, local onde é necessária a estratégia, exige-se criatividade, bom domínio da bola, precisão no passe, visão do jogo como um todo, visão de futuro, e é dali que saem as jogadas para municiar os atacantes.
A defesa geralmente é formada por indivíduos de menor qualidade técnica, mas é necessário um grande senso de equipe, humildade para jogar em função do time, visão de jogo, noção de espaço, antever as jogadas e uma grande disciplina tática.
Eles são os responsáveis pela defesa de seu gol, por desfazer o ataque adversário e de dar tranqüilidade ao resto do time para poder exercer a função de atacar.
Estas três divisões funcionam em conjunto, equilibradas e se auxiliam mutuamente. Cada um sabe seu papel e as consequencias de desempenha-lo bem ou mal.
Existem os indivíduos de linha de frente, os estrategistas e o pessoal de apoio. Tudo funcionando bem é um grande passo ao sucesso.
Tudo isso estruturado e jogado dentro de regras, leis, estabelecidas. Acontece as vezes a transgressão a elas, mas se alguem é pego as infringindo, a punição é imediata e aceita por todos.  Cumpre-se a punição e vamos ao jogo!
Os homens convivem com isso desde que aprendem a andar.
Já as meninas, com suas bonecas, roupinhas, fogõezinhos, xícaras de chás e casinhas, (sem depreciação) foram treinadas, e ainda são, para fazerem o papel de mães, donas de casa.
È uma brincadeira individualizada que parece não as credenciar para a disputa no mercado, predominantemente masculino.
Elas desenvolvem sim, uma grande sensibilidade, o cuidado com próximo, a organização e o trabalho metódico.
Mas desenvolvem também, subliminarmente, a obrigação de mais tarde, servir ao seu companheiro e cuidar de sua retaguarda, para que ele possa se lançar com segurança e tranquilidade ao mercado de trabalho com sucesso.
Estamos, já a algum tempo, em uma fase de transição onde as mulheres se consideram (e estão) mais qualificadas a outros trabalhos que não seja somente o de uma boa housewife (um trabalho de extrema importância, dignidade e essencial, diga-se de passagem)
Mas a formação diferenciada desde a infância pesa e ela, quando vai ao mercado,  muitas vezes se frustra.
Não seria, já agora, a hora de revermos esses conceitos?
Não seria a hora de desenvolvermos outras formas de brincar , que qualificassem tanto meninas como meninos, igualmente, para representarem todos os papeis no mercado de trabalho?
Os meninos aprendem desde cedo que existem indivíduos mais qualificados para as mais variadas funções. As meninas não.
As vezes, um dos grandes motivos de frustração das mulheres é o fato de desejarem um cargo para o qual não estão qualificadas.
Os homens sabem reconhecer suas deficiências, elas não.
Uma das maiores queixas da mulheres é pela insensibilidade do homem, pelo serviço de casa sem reconhecimento, pela prisão aos paradigmas. Elas querem mudanças, eles nem tanto.
Nos EUA  quem joga o futebol como conhecemos, são as meninas. È o esporte de massa feminino. Todas o jogam na escola. Os homens jogam o futebol americano que tambem tem qualificação de aptidão, estrategia e jogo de equipe.
Será por isso a melhor qualificação das americanas em geral, para o mercado de trabalho?
Será por isso que o invadem e o conquistam com maior agressividade?
Será por isso que atuam em todas as areas, desde o trabalho braçal até o mais qualificado?
O que foi exposto aqui ajuda um pouco a explicar o porque?
O que vocês acham disso? A questão está posta à mesa....

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...