Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Delicias da Minha Juventude! I - Ano 66


Guilherme, Ronaldo portuga e eu, formávamos um trio vocal da melhor qualidade.
Gui tinha 21 anos, estudante de Fisica, lambreteiro (alguém se lembra das Lambretas?) e era violonista de mão cheia. Poucas vezes escutei algum violão tocado como tocava o Gui. Conhecia musica a fundo, mas alem disso o seu ouvido era primoroso. Era só alguém solfejar algumas notas e podia soltar a voz, lá ia o Gui no acompanhamento.
Ronaldo portuga, pela ascendência portuguesa, com 18 anos, também tinha um ouvidaço. Afinadíssimo, fazia um solfete de primeira e era dele a segunda voz. Maravilhosa. Ele tinha facilidade para instrumentos como marimba, baixo, bateria.
Eu, na época o “Lingüiça”, que depois foi promovido a “Salsicha”, tinha 16 anos, 1,85 metros e pesava 60 quilos. Facil saber o motivo do apelido. Fazia a primeira voz. Voz grave, límpida e tinha um ouvido razoável. Era afinado. Não tocava nada. A não ser aquelas coisas que se tocava no banheiro.....  era a idade.
Cantavamos pelos bares de Beaga a troco da nossa despesa, isto é, freqüentávamos os bares, consumíamos de tudo, bebida , comida, cigarros, fazíamos o que gostávamos e em troca, a musica ao vivo chamava a freguesia.
Era no final dos anos 60 e nosso repertorio era composto de musicas dos autores da MPB que surgiam naquele tempo, Caetano, Chico, Gil, Paulinho da Viola, Edu Lobo e outros consagrados como Vinicius, Tom, Lupicinio, Cartola, Noel, alem de Moreira da Silva, Demônios da Garoa que não podiam faltar numa roda de boteco.
Essas noites para nos eram a gloria. As meninas nos rodeavam como moscas. Éramos assediados como verdadeiros artistas. Bons tempos aqueles. Como bons gourmets sabiamos apreciar o que tinhamos,  comida variada.....  e farta!
Vivíamos a noite, sempre bem acompanhados, nos divertíamos e não gastávamos um tostão, o que era muito bom, pois também não o tínhamos.
Por diversas vezes éramos contratados para fazermos serestas à janela de alguma garota objeto de desejo do contratante. Pagamento? Um litro de uísque, um jantar a la carte, ou as vezes somente a bebida da hora e uma carona para casa no fim de noite.
A seresta era institucionalizada em Beagá, as rodas de serestas e os seresteiros fazendo a ronda eram encontrados por toda a parte. As moças vinham à janela apreciar a cantoria.
Quase sempre ou invariavelmente éramos convidados a adentrar a casa da garota e nos serviam uma cerveja, um tira gosto, ou ate mesmo um café na madrugada, acompanhado de bolo ou de um bom e especial queijinho mineiro.
Lembro-me que em uma noite inspirada, fomos chamados para uma seresta na casa de uma menina, namorada recente de um amigo e debaixo da janela do segundo andar de um prédio, cantamos a “Modinha” de Sergio Bitencourt:
“Olha a rosa na janela,
sonha um sonho pequenino,
se eu pudesse ser menino,
eu roubava essa rosa
e ofertava todo prosa
à primeira namorada,
e nesse pouco quase nada
eu diria o meu amor.....”
Eu cantava o solo, e neste dia, com uma voz clara, límpida, interpretava magistralmente a canção. Todos em volta, enternecidos.
Na hora do refrão, cantado a três vozes, entoamos sonoramente:
“-Ai, amor eu vou morrer
Buscando o teu amor

Ai, amor eu vou morrer

Buscando o teu amor...”
Terminamos a canção e o silencio que se seguiu foi estrondoso, retumbante.
Escutávamos o vôo das mariposas ao redor das lâmpadas da rua.
Neste silencio quase sepulcral, o Gui entusiasmado com a nossa performance solta em alto e bom som:
- Se esta menina não fez xixi nas calças é porque ela tá com a priquita colada!

Não precisa dizer que nessa noite não fomos convidados a entrar!
E nem que, a partir daquele instante, o rapaz não tinha mais namorada, tinha ex!
Bons tempos aqueles....


***
________________________________________
Continuem acompanhando a amostragem dos contos do Concurso Contos Vida. Esta valendo a pena. 
O meu conto - Namoradeira - já foi apresentado. 
Vá lá conferir! Comente!
________________________________________


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...