Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mineira é assim


Achei interessante esse texto de Domingos Leoni, pra descrever um pouquinho da gostosura da mineiras.


O "caldinho" que envolve a mineira e dá a ela este jeitinho tão gostoso foi preparado em panela de ferro num fogão à lenha!
Mineira não mente, conta lorota. Não paquera, espia. Não fica bonita, já nasce formosa. Mineira não usa perfume e cheira gostoso demais (sô). Mineira não curte um som, ouve música. Não fala, proseia. Mineira não come estrogonofe, mas adora um picadinho. Não faz crediário, compra fiado. Não fica pelada, mostra as "vergonhas". Não erra, comete engano. Não liga pra ninguém, mas telefona pra todo mundo. Mineira ama diferente. Flerta de longe, promete com o olhar e cumpre tudo o que nos fez sonhar. Ela sabe que amor não é pra discursar, é pra fazer. Ama com os olhos, com as mãos, com o sorriso, com os gestos.
Conheci muitos tipos de brasileiras. Faceiras, trigueiras, formosas, poderosas, turbinadas,loiras, morenas, mulatas, bonitas, mas lhes falta essa brejeirice das mineiras, essa paciência de tecer sem pressa uma teia de aconchegos e mimos, de lembranças e sorrisos, que nós das gerais tanto apreciamos. Existem coisas que já nascem com a mulher e muitas destas coisas estão diretamente ligadas ao lugar. Mineira faz doce como ninguém neste país. Quem já provou doce de cidra ou de leite feito por mineira, sabe o que é bom. Goiabada e marmelada, então, nem se fala. Mineira ensina mais porque, o que há de importante, ela já nasceu sabendo. Mineiras se embelezam com bijuterias e ofuscam o brilho de jóias raras. Vestem-se de chita e ficam bonitas, porque mineira não segue moda: faz moda. Mineira não usa tênis, enfeita as alpercatas. Mineira vai à igreja, assiste missa, comunga, mas por via das dúvidas toma um passe no centro espírita e joga rosas vermelhas pra Iemanjá no córgo de frente à horta. Sabe que são misteriosos os caminhos que levam às graças de Deus.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...