Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Elegância!


Recebi este texto de uma amiga, por e-mail, sem o autor. Achei bastante interessante o lembrete por vivermos num mundo onde a gentileza virou um artigo raro, quase em extinção. Repasso a vocês.
.
Elegância é um dom que vai além do uso correto dos talheres.
Elegância abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza. É saber recebê-la e saber retribuir.
É a elegância natural que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir.
É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam, nas que escutam mais do que falam.
É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas ou garçons, por exemplo; nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
A Elegância é possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconheça, quem saiba escutar, quem presenteia fora das datas festivas, quem cumpre o que promete.
Oferecer flores é sempre muito elegante.
É elegante você fazer algo por alguém, e este alguém jamais saber o que você teve que se arrebentar para fazê-lo. Porém, também é elegante reconhecer o esforço, a amizade e as qualidades dos outros.
É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro. Ser sempre você mesmo. Como também é elegante o não exigir que o outro mude por você.
É elegante retribuir carinho e solidariedade.
É elegante o silêncio, diante de uma rejeição.
Sorrir, sempre é muito elegante e faz um bem danado para a alma.
Olhar nos olhos ao conversar é essencialmente elegante.
Lembre-se, educação enferruja por falta de uso.
E, detalhe: Isso não é nenhuma frescura, portanto não tenha medo, seja elegante!
.

Pra cumemuié, uai.


 -Pra cumemuié,uai!

 Não fosse pelo microfone do repórter, poderia se dizer tratar-se de um filme bíblico. O sujeito estava todo coberto de lama, junto com mais trinta mil iguais a ele, escavando a terra lá em Serra Pelada. O documentário era antigo, é claro, mas passou na televisão outro dia. E o mineirinho ali, ao ser perguntado por que queria achar ouro e ficar rico, não pestanejou: pra cumemuié, uai. Claro. Que outro motivo ele teria? Só fiquei na dúvida se era para conquistar a sua mulher ou para transar com qualquer mulher. Provavelmente a segunda hipótese.

O Cacá Rosset já tinha esta teoria há muitos anos: tudo que o homem faz, tudo, é com um único objetivo: cumemuié. O cara faz um esforço desgraçado para ficar rico pra quê? O sujeito quer ficar famoso pra quê? O indivíduo malha, faz exercícios pra quê? Mulher! Pode ser até a própria. Mas a verdade é que é a mulher o objetivo do homem. O pavão também é assim. Os animais são assim. Os bichos só pensam nisto. Já as bichas, pra cumeomi.

Fico imaginando aqueles ministros todos lá na posse e um dizendo para o outro, enquanto posam para fotografias: vai rolar muita mulher aqui no pedaço. O jogador quando faz o gol pensa a mesma coisa. O artista em close na novela, tem certeza. Aquele candidato a prefeito naquela cidadezinha. Para o que ele quer aquele pequeno poder?

As mulheres, antigamente, ficavam trancadas dentro de casa e se tratavam e ficavam bonitas apenas para os seus homens. Aí começaram a dar liberdade pras danadas e deu no que deu. O mundo ganhou vida, além da beleza, é claro.

Pode continuar a ler, minha querida, que as barbaridades vão parar por aqui. Pode parar de me achar machista, machão ou coisa parecida. Tudo que eu quis dizer é que o homem vive em função de você. Vivem e pensam em você o dia inteiro, a vida inteira. Se você, mulher, não existisse, o mundo não teria ido pra frente. Homem algum iria fazer alguma coisa na vida para impressionar a outro homem, para conquistar um sujeito igual a ele, de bigode e tudo. Um mundo só de homens seria o grande erro da criação.

Já dizia a velha frase que “atrás de todo homem bem sucedido existe uma grande mulher”. O dito está envelhecido. Hoje eu diria que “na frente de todo homem bem sucedido existe uma grande mulher”.

É você, mulher, quem impulsiona o mundo. É você quem tem o poder e não o homem. É você quem decide a compra do apartamento, a cor do carro, o filme a ser visto, o local das férias. É mesmo para você que vai o ouro extraído lá na lama. Bendita a hora em que você saiu da cozinha e, bem sucedida, ficou na frente de todos os homens.

E, se você que está lendo isto aqui, for um homem, tente imaginar a sua vida sem nenhuma mulher. Aí na sua casa, onde você trabalha, na rua, nas telenovelas. Só homens. Já pensou? Filmes só com homens? Romance sem uma Capitu ou uma Madame Bovary? Um casamento sem noiva? Um mundo sem cinturas e saboneteiras? Um mundo sem sogras? Enfim, um mundo sem metas.

Tá certo o mineirinho de Serra Pelada. Todo o ouro do mundo para as mulheres.
E, aos homens, um abraço.
Texto de Mario Prata - 2004
.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...