Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dennis Hopper

 Uma homenagem a este ator que juntamente com Peter Fonda despertou em mim o desejo de “voar”, com o excelente filme Easy Rider, um clássico marco da contracultura. Billy e Wyatt (Dennis Hopper e Peter Fonda), dois jovens americanos típicos do final dos anos 60, saíram em busca da liberdade, mas encontraram a dura realidade da época. A história se desenrola entre Los Angeles e algum lugar da Lousiana, mostrando friamente o país do final da década de 60, com seus preconceitos, hippies, drogas, muito Rock, vida em comunidades e o contraste entre as pequenas e as grandes cidades Este filme influenciou toda minha geração e certamente influenciou também todas que vieram depois. Marcou época!

Dennis Lee Hopper morreu, aos 74 anos, sábado 29/05/10, em sua casa na Califórnia. No início de 2010 foi divulgado que o ator sofria de câncer em estágio terminal, diagnosticado no final de 2009. Segundo informações divulgadas pela agência Reuters, Hopper estava cercado por amigos e familiares quando veio a falecer às 12h15.
Hopper ficou conhecido por dirigir e atuar em "Easy Rider - Sem Destino" de 1969. Ele interpretou um fotografo em "Apocalipse Now" (1979), de Francis Ford Coppola, e o vilão Frank Booth em "Veludo Azul"(1986), dirigido por David Linch. Ao lado do amigo e mentor, James Dean, apareceu, na década de 50, nos dramas "Juventude Transviada" e "Giant - Assim Caminha a Humanidade".

Na televisão, ele viveu, recentemente, o personagem Ben Cerdans em 26 episódios da série "Crash", entre 2008 e 2009. Seu último trabalho em direção de cinema foi o curta-metragem "Homeless" de 2000.

Hopper foi indicado duas vezes aos Oscar em seus quase 50 anos de carreira. A primeira, pelo roteiro de "Easy Rider" e, depois, pela interpretação de um professor de basquete no drama "Momentos Decisivos" (1986).
Sobre "Easy Rider - Sem Destino", o ator declarou à revista Entertainment Weekly, em 2005 : "Eu queria que 'Sem Destino' fosse uma cápsula do tempo sobre aquele período".

Além do cinema, Hooper se dedicava também à fotografia e, nos últimos meses, preparava um livro com suas imagens.

Sua última aparição pública ocorreu em 26 de março, quando, com uma aparência muito debilitada pela doença, recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em reconhecimento aos seus mais de 50 anos de carreira.Durante a cerimônia realizada diante do Teatro Egyptian, no coração de Hollywood, o ator que estava acompanhado de seus colegas Viggo Mortensen e Jack Nicholson, declarou: "Todos aqueles que convidei hoje aqui, e obviamente alguns que não convidei, enriqueceram minha vida enormemente".

Na vida pessoal, Hopper conta com um histórico de separações e romances conturbados (sempre drogas e alcool) Entre as investidas amorosas está um casamento de apenas oito dias com a cantora do grupo The Mamas and the Papas, Michelle Phillips, em 1970, que o acusou de crueldade.

Este clip do inicio do filme Easy Rider resgata um pouco desta lenda!
Steppenwolf tocando Born to be Wild, faz parte da trilha sonora que ganhou o Oscar.
Quem certamente vai adorar é a minha amiga Born!


Dia Mundial Sem Tabaco.


Hoje, dia 31/05/10, segunda-feira é o Dia Mundial Sem Tabaco.
Um alerta e um alento!
Segundo esta reportagem a industria do cigarro esta investindo em publicidade para as mulheres, grupo em que aposta todo o seu potencial para crescimento.
Em contra partida, uma boa nova: já em 2012 já teremos vacina contra o vicio de fumar.
Vamos a reportagem:
 “A Organização Mundial da Saúde pediu mais ações contra a publicidade de cigarros direcionada a mulheres e meninas. Elas formam o mercado com maior potencial de crescimento para o tabaco. Em muitos países, a quantidade de meninas fumando já é igual à de meninos, alerta a organização.
Cerca de 5 milhões de pessoas morrem por ano por causa de doenças relacionadas ao tabaco, como infartos, derrames e câncer, segundo a OMS. Desse número, 1,5 milhão são mulheres. Outros 430 mil morrem por ano devido ao fumo passivo. Dois terços são mulheres.
A indústria está gastando muito em publicidade e tem como alvo as mulheres”, alerta Douglas Bettcher, da OMS.
Uma vacina que bloqueia a sensação de prazer proporcionada pela nicotina está sendo avaliada nos Estados Unidos já começou a ser testada em pacientes. Os ensaios clínicos da “NicVax” serão feitos por médicos da Universidade de Michigan em 25 clínicas americanas.
A pesquisa da vacina é importante porque pode fornecer um novo recurso para auxiliar no tratamento dos que querem parar de fumar”, afirma a técnica da divisão de controle do tabagismo do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Cristina Perez.

De acordo com os pesquisadores, quando a nicotina entra na corrente sanguínea, cruza uma barreira — cuja função é impedir que as substâncias tóxicas atravessem, e fica presa a receptores no cérebro. Isso provoca a liberação de substâncias estimulantes, responsáveis pela sensação de prazer que leva ao vício.
A nova vacina estimula o sistema imunológico para que ele produza anticorpos que aderem à nicotina, criando uma substância grande demais para atravessar a barreira, impedindo com isso que surja a sensação de prazer.
Esta é a primeira vez que se adota este enfoque no combate ao tabagismo. Todos os tratamentos convencionais até hoje, como os adesivos e o chiclete de nicotina, tinham como objetivo fazer com que os fumantes largassem aos poucos o cigarro. Os resultados dos testes serão conhecidos em 2012."
Fonte: Reportagem publicada em O DIA

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...