Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Editorial


Ainda sou do tempo em que a gente tomava um ônibus e a conversa rolava solta, o povo era alegre, descontraído, gentil. Desconhecidos que após um pequeno papo se tornavam “amigos desde criancinha”. Não havia essa desconfiança, este enclausuramento, este estar arredio. Esta nova geração vídeo game tem características próprias que me atordoam. Me parece que eles se isolaram do contato humano.
No mundo virtual as reações faciais, a expressão corporal, o tom de voz inexistem. Nem cheiro a gente tem!
Essa solidão, este isolamento provocado pelo próprio individuo chega a me estarrecer. Não consigo entender um local cheio de pessoas e todos de fone de ouvido como a dizer: - Não quero papo com ninguém, me deixem na minha!
Enquanto isso os twiters bombam. É um contrasenso!  Tem gente que tuita em ponto de ônibus, dirigindo, em sala de aula, em reuniões, cinema, com a namorada, cada um com seu transmissor, duas pessoas na mesma sala entre si, até em velório eu já vi.
Nesse mundo cada vez mais individualizado, onde os fones de ouvido, os notebooks , os celulares, os Ipods, nos afastam e afastam as pessoas, criaram uma conduta de desrespeito ao próximo.
Conseguiram derrubar as leis da física, da ótica, e conseguem ver através das pessoas que os rodeiam. É como se elas não existissem. Fantasmas que os rodeiam e insistem em não ver. Desconhecem. Pode acontecer até o fato de  estarem tuitando entr si, e eles não se conhecerem, não saberem, e estão um ao lado do outro, as vezes até dividindo o mesmo banco de onibus.
Existe, nesta nova realidade, aquele interlocutor do “cosmos”, do outro lado das ondas eletromagnéticas. Se comunicam através de barreiras, tapumes, cortinas.
A necessidade de comunicação existe, é inerente ao ser humano, mas ela ocorre hoje com um anteparo de defesa. Isso é péssimo em se tratando de relações humanas.
O bacana é ter facebook, MSN, Orkut, twiter, blog e etc, mas o olho no olho não existe mais.
O mundo que esta sendo criado, e vivemos nele, gira em torno de personagens inventados. Personagens vindos de um mundo irreal, se aparenta o que quiser ser. Mas as mentiras não sobrevivem muito tempo. Ninguém controla o personagem tempo integral.
Aí, criam arestas, magoam, irritam, ignoram e até menosprezam as pessoas, e isso virou uma coisa“normal”. Encheu o saco, aperte o off, é mais fácil!!
Mas o convívio humano não é assim, o mundo real existe e esta muito próximo da gente. Na verdade, esse é o que conta e, é esse que nos satisfaz plenamente.
E esse mundo não tem teclas off ou delete!
Vocês devem esta se perguntando: - Aonde esse maluco quer chegar com esse papo?
É porque acho que temos de rever nossas atitudes, comportamentos e conceitos.
Agir mais civilizadamente, gentilmente, aglutinadoramente, estabelecer trocas, respeitando as pessoas, seus sentimentos, seus “dizeres.
A minha intenção ao abrir esse buteco, era criar um espaço, onde se pudesse sem qualquer pretensão, compartilhar momentos, pensamentos, opiniões,  criticas, emoções, gostos e até mesmo os desgostos. Fazer uma troca!
Ainda sou do tempo em que, se em uma roda de conversas, se citava alguma pessoa, vinha logo o: - Filho de quem?
Quer algo mais mineiro que esse “é filho de quem”?
E eu adoro essa mineiritude, essa mineirice, este jeito mineiro de ser!
As coisas eram mais humanas, a sensibilidade aflorava, ninguém tinha medo de se expor. Éramos o "Jekyll & Hyde", e isso era natural, somos humanos!
Abri as portas deste buteco em 20/04/10.
No próximo dia 20 completam 6 meses de porta sempre aberta.
Nele adentraram pessoas maravilhosas e que comigo compartilham tudo aquilo a que me propus inicialmente. Alguns se desligaram, a grande maioria permanece.  Aqui interagem pessoas reais!
Pessoas generosas, inteligentes, abertas, claras no dizer e sentir, pessoas que não tem receio de se expor.
Pessoas que aprendi a gostar e das quais, confesso, já sinto falta.
Pessoas que mantém contato, mesmo fora do blog, reafirmando laços de amizade criados, através daqui, e isso é muito bom.
Nunca me interessou o numero de “seguidores”, aliás, nunca foi de meu interesse criar uma seita.
Me interessa e muito a qualidade das pessoas que por aqui ficam, me prestigiando com seus comentários, comentando entre si, livres, sem amarras, sem falsos pudores, sem mascaras, do jeito que eu gosto.
Neste espaço conseguiu-se uma inteiração, que extrapolou grupos já estabelecidos e eles se misturaram, e deste amalgama surgiu uma outra leva de “pessoas”, de “gente”, que veio ainda mais enriquecer este espaço.
A todos vocês o meu muito obrigado, de coração!  Este espaço é de vocês.
Continuaremos a nos ver sempre nestes canais da blogsfera, e pessoalmente também, é claro, assim que as oportunidades surgirem.
O buteco esta apenas engatinhando, ainda falta aprender a andar, nascer os primeiros dentinhos.  Mas sobreviveu à parte mais difícil, que era a de conseguir agregar pessoas excepcionais como vocês.
Todos corações tem memória fotográfica, alguns não tem nem o filme, a vida é assim, mas o meu tem memória digital, expansível, para poder caber todos vocês.
.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...