Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Causos de Minas XXI - Esperteza dos minerim

O mineiro não se aperta. Quem acha que pega o mineiro desprevenido, quase sempre se dá mal. Ele, apesar de sua aparência dolente, é de raciocínio rápido e tem sempre uma resposta na ponta da língua. Quase sempre respostas de grande sabedoria.

Lá na região da cidade do Ibiá, Seu Idelfonso, criador de gado pra reprodução, tinha inúmeros touros reprodutores em sua fazenda. Alem da venda do semem, do gado de primeira linha, ele também alugava alguns touros para cobertura de vacas dos vizinhos.
Alugava por dia.
 Pra quem não esta acostumado a vida na roça, isso pode parecer estranho, mas é pratica usual. Para quem não é um grande criador, um bom reprodutor é caro e é mais interessante se alugar um touro, pois melhora a qualidade do gado e também não corre o risco de piorar a genética com a cruza repetida entre um gado da mesma linhagem.
Um belo dia o Seu Idelfonso teve que ir a Belo Horizonte com a mulher resolver umas pendengas e deixou na fazenda somente a filha Ritinha.
Nesse ínterim aparece por lá o compadre Tonho, da fazenda vizinha.
Acostumada a ver o pai negociar com os vizinhos o aluguel dos touros de raça para procriação, a Ritinha recebe o compadre e já foi logo dizendo:
- Meu pai num tá em casa, cumpadi, mais o sinhô pode tratácumigo mesmo. O sinhô qué que um dos nosso touro vá cobrí suas vaca? Dos bão, meu pai cobra 200 contos por dia.
- Não, minina Ritinha, num é isso que eu quero não. Responde o vizinho.
A moça continua:
- Nóistemos tamém um touro que tá só começano a cruzar. O pai disse que inda num sabe se ele é bão mesmo, pruque inda num nasceu nenhum novío dele, mais diz qui ele é muito bão. Desse meu pai cobra 100 conto por dia.
- Mais num é isso que eu quero não. Responde o vizinho.
- Bão, se o sinhô ta achano caro, nóis tamém temo um touro véio no pasto do fundo. Ele inda dá conta do recado, mais é muito brabo! Se o sinhô conseguí pegáêle, pode levá. Meu pai cobra só 50 conto.
- Eu não vim por isso. Explica o vizinho
- Mas o sinhô veio intão pro modo de quê? Pergunta a Ritinha
- Eu vim conversar com seu pai por causa de que seu irmão Bastião que deixou minha filha grávida!
Ao que de pronto responde a Ritinha!
- Ah, cumpadi... Intão o sinhô vai percisá esperá meu pai mesmo! Eu num sei quanto é que ele cobra pelo Bastião, não.


Menina esperta essa Ritinha!


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...