Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial Sem Tabaco.


Hoje, dia 31/05/10, segunda-feira é o Dia Mundial Sem Tabaco.
Um alerta e um alento!
Segundo esta reportagem a industria do cigarro esta investindo em publicidade para as mulheres, grupo em que aposta todo o seu potencial para crescimento.
Em contra partida, uma boa nova: já em 2012 já teremos vacina contra o vicio de fumar.
Vamos a reportagem:
 “A Organização Mundial da Saúde pediu mais ações contra a publicidade de cigarros direcionada a mulheres e meninas. Elas formam o mercado com maior potencial de crescimento para o tabaco. Em muitos países, a quantidade de meninas fumando já é igual à de meninos, alerta a organização.
Cerca de 5 milhões de pessoas morrem por ano por causa de doenças relacionadas ao tabaco, como infartos, derrames e câncer, segundo a OMS. Desse número, 1,5 milhão são mulheres. Outros 430 mil morrem por ano devido ao fumo passivo. Dois terços são mulheres.
A indústria está gastando muito em publicidade e tem como alvo as mulheres”, alerta Douglas Bettcher, da OMS.
Uma vacina que bloqueia a sensação de prazer proporcionada pela nicotina está sendo avaliada nos Estados Unidos já começou a ser testada em pacientes. Os ensaios clínicos da “NicVax” serão feitos por médicos da Universidade de Michigan em 25 clínicas americanas.
A pesquisa da vacina é importante porque pode fornecer um novo recurso para auxiliar no tratamento dos que querem parar de fumar”, afirma a técnica da divisão de controle do tabagismo do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Cristina Perez.

De acordo com os pesquisadores, quando a nicotina entra na corrente sanguínea, cruza uma barreira — cuja função é impedir que as substâncias tóxicas atravessem, e fica presa a receptores no cérebro. Isso provoca a liberação de substâncias estimulantes, responsáveis pela sensação de prazer que leva ao vício.
A nova vacina estimula o sistema imunológico para que ele produza anticorpos que aderem à nicotina, criando uma substância grande demais para atravessar a barreira, impedindo com isso que surja a sensação de prazer.
Esta é a primeira vez que se adota este enfoque no combate ao tabagismo. Todos os tratamentos convencionais até hoje, como os adesivos e o chiclete de nicotina, tinham como objetivo fazer com que os fumantes largassem aos poucos o cigarro. Os resultados dos testes serão conhecidos em 2012."
Fonte: Reportagem publicada em O DIA

2 comentários:

  1. LUFE, meu amigo!

    Perdi minha mãe, com CÂNCER de PULMÃO por causa do MALDITO CIGARRO!
    É a morte mais dolorida que um filho/a possa assistir!
    É uma dor para o doente e para sua família que não termina nunca!
    Obrigada por trazeres a tona algo tão importante!
    Fica aqui meu pedido aos amigos que por aqui passam e que fumam:PAREM!!!!!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sandra,
    Eu tento e não consigo entender o porque de se promulgarem leis proibindo o cigarro em locais publicos (em São Paulo tão proibindo até sob as marquises), promoverem uma caça as bruxas com a discriminação aos fumantes é não fazerem uma campanha educativa de base,clinicas de reabilitação do viciado, e principalmente porque não proibem a fabricação do cigarro? O governo abriria mão destes impostos altissimos?
    Tenho certeza que não! Esta hipocrisia é que deve ser combatida!A gente infelizmente aceita tudo passivamente.

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...