Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Chimamanda Adichie: O perigo da história única

Vale a pena usar alguns minutos para ouvir esta palestra. 

Vivemos em uma época onde a mídia ( falada, televisada impressa ou net) divulga o que quer e da forma que quer. Longe de mim pregar contra a liberdade de expressão, não é isso. O perigo esta em não se checar a noticia, não se ter o mínimo de ética ou responsabilidade. O que é publicado passa automaticamente a ser verdade e redivulgado em sequencia até se perder a autoria da matéria. As pessoas as aceitam como verdade absoluta e isso leva a varias distorções da realidade.

Chimamanda Adichie é uma escritora nigeriana, negra, com uma beleza típica de sua raça, inteligente, culta e que nos traz uma visão bem interessante e profunda de nossas percepções sobre outros povos, outras culturas e até de nossos vizinhos. Fala sobre o poder da mídia e o poder de quem conta as historias. Fala também do perigo de acreditarmos em uma única historia, isto é escutarmos apenas um lado, ou porque simplesmente não temos acesso a este outro lado ou ele não pode de alguma forma nos contar suas historias.

O poder da mídia cria mitos, cria anti heróis como vimos recentemente no BBB, cria pseudo estadistas, banaliza as barbaridades propiciadas por dirigentes e seus asseclas, muda os padrões éticos e morais tentando torná-los aceitáveis, como agora que distorcem a realidade diante de nossos olhos, como fazia a propaganda de Goebbels no lll Reich.
Chimamanda, com a sua simplicidade, nos mostra porque devemos ter um novo olhar sobre o mundo e o que esta a nossa volta.

Clique sobre "View Subtitles"e escolha a legenda em português.

14 comentários:

  1. Lufe!

    The Best! Um show de palestra. Ela própria, com sua inteligência e discernimento da situação, é a mais clara demonstração de que devemos nos alertar para o perigo das "histórias únicas". Algumas décadas atrás quem diria que o continente africano poderia exportar escritores? Verdadeiramente vivemos durante décadas com a idéia de que a África era terra de escravos, das guerras tribais e dos animais ferozes.

    Parabéns pela descoberta!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Lufe... ia esquecendo....

    Se clicares ai em cima do "View Subtitles", bem ao lado do botão PLAY.. vai aparecer uma caixaria para as pessoas escolherem a legenda...tem inclusive português brasileiro. Ok???

    ResponderExcluir
  3. Ahh Lufe.. outra coisa!

    Não pude segurar a "tentação" e levei teu post na íntegra para o meu blog para que os meus seguidores (os que não são em comum entre nós) possam também se saciar com esta palestra maravilhosa.

    Espero que não fiques chateado!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Milton
    Chateado que nada, fico lisonjeado.
    Esteja a vontade.
    A fala dela dá o que pensar.
    A filosofia que ela apresenta nos leva a ter uma nova visão das coisas.Achei formidável.
    Abraços, volte sempre, o buteco também é seu.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ah, dê uma chegada no Cult Space da Cristie, tem um post otimo por lá, "Escolha de Sofia".Ta na minha lista de blogs. Vale a pena ler e pensar.

    ResponderExcluir
  7. Milton,
    Esqueci de agradecer a dica da legenda, o idiota aqui não tinha visto.
    Corrigi no texto. Gracias!

    ResponderExcluir
  8. Lufe!

    Já tinha recebido este texto do Rodrigo Constantino (A Escolha de Sofia)por email no inicio do ano, quando ainda não tinha o Blog. Acabei apagando. Ficou muito bom no blog da Cristie. Aliás, que blog lindo.. heim??? template fantástico, bem posicionado. Gostei mesmo. Pena que parece que ela alimenta pouco. De qualquer forma foi segui-lo. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  9. happy,
    Seja bem vinda,reservei uma cadeira procê....

    ResponderExcluir
  10. Fascinante, Lufe!
    Quanta verdade e sabedoria ditas de maneira tão simples... Tornou palpável toda minha ignorância e o quanto há para aprender, compreender, lapidar. rs
    Incrível a percepção de que realmente tiramos conclusões defitinivas muito rapidamente e nos satisfazemos plena e simplóriamente dessas constatações, numa velocidade ainda maior...
    PARABÉNS!!! (Você merece em caps mesmo, rs tremenda descoberta. Me fez pensar e repensar muita coisa.)

    Ps. Ah, que indelicadeza a minha... Obrigada pela indicação, meu beija-flor. rs

    Milton,
    apesar de saber que já passou da hora de trocar o template, amo aquele danado e não consigo achar mais nada que o substitua. Hahahaha
    Obrigada por ter aprovado, fiquei toda boba. rs
    Logo mais vou lhe fazer uma visita.

    Beijosssss, garotos!!!

    ResponderExcluir
  11. Cristie e Milton,
    Como sou um analfadigital, ainda vou perguntar a vocês o que é template.

    Cristie,
    Fui apresentado a esta palestra da Chimamanda por meu irmão algum tempo atrás. Lendo seu post da "escolha" me lembrei dele e da importancia de não nos deixarmos levar pelas noticias que aparecem na midia dirigida, principalmente nesta eleição que se aproxima.As falas direcionadas e repetitivas criam mitos e imagens distorcidas da realidade e isso é muito perigoso.
    Brigadim pelo beija-flor..rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Lufe,
    template é o modelo, design do site/blog, nada mais do que a apresentação visual que especifica o layout geral da página.
    Existem muitos sites direcionados a fornecer templates gratuitamente... vou deixar um exemplo abaixo e tu dá uma conferida nos modelos. Teu blog pode ter a aparência que desejar e além disso todos são customizáveis.

    http://btemplates.com/

    Beijos e bom domingo!!!

    ResponderExcluir
  13. Ia explicar também o que é template e cheguei atrasada. Mas se precisar de ajuda, é só falar. Eu fiz o meu sozinha em html :)

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...