Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Origem do “UAI”


Interessante essa matéria, que pode ser até verdade. Quem sabe se foi realmente daí que surgiu o nosso Uai? Papo de buteco também é cultura...
 
O berço da expressão popular dos mineiros UAI. 
Segundo o  Dr. Sílvio Carneiro e a professora Dorália Galesso, foi o presidente Juscelino Kubitschek que os incentivou a pesquisar a  origem do Uai. 
Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou explicação  provavelmente confiável. 
Os Inconfidentes Mineiros, patriotas mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas, para se protegerem da polícia lusitana. Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas da Maçonaria nas  portas dos esconderijos. 
Lá de dentro, perguntavam: - quem é ?, e os de fora respondiam : - UAI - as iniciais de União, Amor e Independência, que era o slogan da Inconfidência Mineira. Só mediante o uso dessa senha a  porta seria aberta aos visitantes. 
Conjurada a revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas. Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a  partir de então, a incorporaram ao vocabulário quotidiano, quase tão indispensável como tutu e trem. 
Uai, sô… 
(Materia do Jornal Correio Brasiliense). 
.

12 comentários:

  1. Hum! confesso que nunca havia pensado sobre a existência de um significado específico... Vivendo e aprendendo, sempreee!!!
    Obrigada, Lufe. Muito interessante, mesmo.
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  2. caramba...rs...como disse Cristie, vivendo e aprendendo, bjs

    ResponderExcluir
  3. agora um coment nada haver...Tiradentes, tirando este cabelinho armado nos Bobs ( devia ser moda na época, enfim)e no Laquê da vovó, até q era gatinho hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Born,
    Não acredito você esta insinuando que o Heroi da Inconfidencia se escondia no armário...rs

    ResponderExcluir
  5. Nãoooooooooooo...haha... eita q nem pensei nisso, foi meu lado personal fashion styler q abominou o penteado, only this hahaha bjs

    ResponderExcluir
  6. Há também uma outra explicação para a origem do UAI. Seria uma dentre outras heranças deixadas pelos ingleses, lá pelos meados de 1800, quando exploravam a mina de Morro Velho em Nova Lima, onde eram a maioria da população. Essa história foi contada no programa Terras de Minas. Se é verdade...???

    ResponderExcluir
  7. Concha,
    mas que expressão inglesa seria essa?
    How way? ou alguma outra?
    O problema é encaixá-la no contexto do uai.
    Uai é uai, uai!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. É que inglês tem a mania de começar/terminar frases com 'why' também. Pode ser por isso que tenha ficado marcado no vocabulário do mineirês...

    ResponderExcluir
  10. ah, pros leigos, 'why' soa foneticamente igual ao nosso 'uai'.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela explicação, Lady. É justamente isso.
    Os poucos mineirinhos que havia por lá, tentavam se comunicar aprendendo "ingrês".
    Era um tal de WHY pra lá e WHY pra cá, que logo se tornou mineiramente UAI, uai!!!

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...