Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Receita de paz interior.


Eu já tinha programado uma postagem para a Blogagem Retrô, da Eliane Gaspareto para hoje, mas eu não poderia perder a oportunidade de repassar essa mensagem. A Blogagem Retrô ficou programada para o dia 3/01/11.
Passadas as festas de fim de ano, nunca é demais aprofundarmos em nossas reflexões e gostaria de transcrever a vocês uma mensagem que recebi de um grande amigo. 
Essa mensagem foi enviada pelo Frei Cláudio van Balen, antigo pároco da Igreja do Carmo, de Belo Horizonte.
Frei Claudio é o holandês mais brasileiro que existe, estando entre nós a mais de quarenta anos. Autor de vários livros, erudito, extremamente culto,  bastante atencioso e um profundo estudioso e conhecedor da alma humana.
Hoje, mesmo não sendo mais o responsável pela Paróquia, continua a visitar em suas casas os seus antigos paroquianos, levando-lhes solidariedade, um abraço amigo, conforto e principalmente muita paz.
Eis o texto, ele é de uma sabedoria impar.

"Descubra-se a si mesmo, mova-se em sua identidade; desenvolva seu auto-respeito e cuida bem de sua realização. Seja uma pessoa de fé, aproveite as oportunidades, aprenda de toda experiência e não seja responsável demais. Faça ao seu próximo o que pode esperar para si mesmo; viva de coração aberto e acolha solidário os que a você se apresentarem. 

Seja tolerante para com todos que se mostram agressivos, aprende a criar boas amizades e se mostre feliz na partilha. Cuide de seu bem-estar, releve suas fraquezas, confie nas próprias energias e nunca se julgue salvador de quem quer que seja. Não deixe de amar um conto de fada, uma música, uma poesia, uma obra de arte e uma prece. Respeite os mais sofridos.

No desempenho de afazeres, defenda-se do cansaço, da pressão e da solidão e resolva ou torne suportáveis os problemas de seu relacionamento. Amplie sua visão, supere preconceitos e não seja prisioneiro do egoísmo. Agarra-se a seu próprio núcleo ao enfrentar situações desafiantes ou frustrantes e cultive um processo contínuo de crescimento interior.

Visite, de vez em quando, algum lugar desconhecido, empreenda algo diferente e de risco e partilhe uma dor. Admire as maravilhas na natureza, cresça na arte de curtir desafios da cultura e conquistas da história. Fuja de todo apego a uma pretensa grandeza e confirme-se na individualidade sem negligenciar o seu pertencer ao todo, a fim de não pesar a convivência.

Enfim, extraia de cada dia o que este tem para lhe oferecer. Assim se comportando, fará Deus reinar e poderá experimentar, em tudo, a gratitude da dádiva. Volte-se para Deus em seu interior; leva-o a sério no cotidiano com o que tem de mais corriqueiro e banal - seu espaço predileto. E, no esforço de transcender-se, faça com que seu corpo seja a harpa da sua alma."




9 comentários:

  1. Lufe querido
    belas e sábias palavras. Digno de ser impresso e colocado na porta de entrada, prá sempre lermos ao chegar ou sair. É um aprendizado constante, uma doutrina mesmo.
    Obrigada por me fazer refletir.
    Beijo! E, novamente, Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  2. Lufe,

    Um FELIZ ANO NOVO para ti também!

    Beijinhosssss

    ResponderExcluir
  3. esta asturiana te desea ¡¡feliz 2011¡¡ y te da las gracias por compartir tu reflexivo y bonito texto.un besin

    ResponderExcluir
  4. Viver-conviver e.........deixar viver
    ( com um sorriso entao....)

    linda reflexão....como sempre!

    beijao

    ResponderExcluir
  5. Essa receita é pra ser posta em prática todos os dias do ano...
    Abçs*

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lufe, boa tarde!

    Ótimas sugestões de Frei Claudio, mas o melhor é saber que ainda há religiosos que visitam fraternalmente os paroquianos, levando uma palavra de amizade.

    Feliz Ano Novo, muita saúde e paz!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  7. Olá Lufe!
    A paz interior é o que todos nós precisamos, e este blog tem a receita para essa paz, é só ler com atenção, e abrir o seu coração.

    Um abraço,
    José.

    ResponderExcluir
  8. tem razão, Lufe, há muita sabedoria neste texto.
    Obrigado pela partilha.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Texto coerente! Que possamos no novo ano dar o melhor de cada um de nós para que 2011 seja, realmente, bom para todos.
    Bjo, Lufe.

    Obs.: Tem post sobre recomeço lá no blog, viu?

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...