Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Violencia infantil.




O vídeo que visualizamos foi premiado e divulgado internacionalmente. 
Infelizmente, não passou nas televisões brasileiras. Por que será?

Vejam este poema da menina Sara, ele me tocou profundamente:

O meu nome é "Sara"

Tenho 3 anos
Os meus olhos estão inchados,
Não consigo ver.

Eu devo ser estúpida,

Eu devo ser má,
O que mais poderia pôr o meu pai em tal estado?

Eu gostaria de ser melhor,

Gostaria de ser menos feia.
Então, talvez a minha mãe me viesse sempre dar miminhos.

Eu não posso falar,

Eu não posso fazer asneiras,
Senão fico trancada todo o dia.

Quando eu acordo estou sozinha,

A casa está escura,
Os meus pais não estão em casa.

Quando a minha mãe chega,

Eu tento ser amável,
Senão talvez leve
Uma chicotada à noite.

Não faças barulho!

Acabo de ouvir um carro,
O meu pai chega do bar do Carlos.

Ouço-o dizer palavrões.

Ele chama-me.
Eu aperto-me contra o muro.

Tento esconder-me dos seus olhos demoníacos.

Tenho tanto medo agora,
Começo a chorar.

Ele encontra-me a chorar,

e atira-me com palavras más,
e diz que é culpa minha, que ele sofra no trabalho.

Ele esbofeteia-me e bate-me,

E berra comigo ainda mais,
Eu liberto-me finalmente e corro até à porta.

Mas ele já a trancou.

Enrolo-me toda em bola,
Ele agarra em mim e lança-me contra o muro.

Eu caio no chão com os meus ossos quase partidos,

E o meu dia continua com horríveis
palavras...

"Eu lamento muito!", grito.

Mas já é tarde de mais.
O seu rosto tornou-se num ódio inimaginável.

O mal e as feridas mais e mais,

"Meu Deus por favor, tenha piedade!
Faça com que isto acabe, por favor!"

E finalmente ele pára, e vai para a porta.

Enquanto eu fico deitada,
Imóvel no chão.

O meu nome é Sara.

Tenho 3 anos,
Esta noite o meu pai *matou-me*.
 Poema encontrado no blog: http://combate.blogspot.com/


10 comentários:

  1. Lufe, isso é demais né? Triste demais, absurdo demais, chocante demais.
    Conheci um local que acolhe crianças vitimas de maus tratos... Você precisa ver as histórias daquelas crianças para acreditar que são verdadeiras...
    Nem em meus piores pesadelos imaginei que um pai ou uma mãe seriam capazes de fazer o que fizeram...
    Aquilo me marcou muito.
    Gostaria que vc me autorizasse a repostar seu post no Mix, pode deixar que coloco a fonte, ok?

    Abs,
    Beta

    ResponderExcluir
  2. Esse retrato, infelizmente, é pintado todos os dias. E quando essas crianças chegam à idade adulta a violência continua.
    Aí Lufe é só infelicidade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Meu querido , o que eu posso dizer desta violência ,meu coração sangra quando vejo uma coisa assim , penso logo no meus filhos , eu sinto uma revolta ,
    Devo confessar , que meu vizinho e violento com os filhos, o engraçado e que eu acho que ele não sabia disso ,cansada de ouvir a criança chorar eu chamei a policia e conselho tutelar , e credite foi muito bom , hoje ele esta fazendo tratamento , pois ele acha que estava educando os filhos como o pai dele o educou
    Hoje a familia e muito mais feliz
    bjs

    ResponderExcluir
  4. O que dizer da violência, toda a violência? A violência contra as crianças, os negros, as mulheres, os homossexuais, os nordestinos, os velhos, os imigrantes...o quê? Me calo!
    Abçs...

    ResponderExcluir
  5. Um retrato triste e lamentável, mas que sabemos que ocorre todos os dias por todos os cantos do mundo. Violência gera violência. Pessoas agredidas por vezes tornam-se agressores no futuro. Como parar este insano mecanismo, em um mundo tão desigual, é que são elas.
    Continuo achando que o segredo está na educação, mas sou forçada a dizer que tal solução pode render frutos a muito longo prazo.
    Temos que começar e um dia chega-se lá. A pergunta que fica é "quantas vidas ainda serão sacrificadas até este momento futuro?"
    Um bj querido amigo

    ResponderExcluir
  6. Olá Lufe!
    Eu detesto todo o tipo de violência, e contra crianças indefesas então, fico revoltado quando vejo, e já tenho interferido a favor das crianças.
    Há outras formas de educar, sem mal tratar.
    O meu pai nunca me tocou, eu também nunca toquei nos meus filhos.

    Um grande abraço,
    José.

    ResponderExcluir
  7. Olá a todos.

    Beta,
    Esteja a vontade. Temas deste tipo devem ser amplamente divulgados.

    Qualquer tipo de violencia me incomoda.
    Violencia contra quem não pode se defender, mais ainda.
    Este poema me tocou muito pelo fato dele ter sido escrito sob a otica da criança.
    " O que eu fiz para que me tratem assim?"
    "O que eu fiz para que descontem em mim suas frustrações?"
    Que culpa tenho eu do fracasso de meus pais?"
    Cenas como essa fazem parte do dia a dia de muitas familias pelo mundo afora. Essa não é uma exclusividade nossa.
    O que eu acho mais interessante neste tema, é que como nós vimos no clip, isso raramente ocorre com os animais.
    Nas sociedades primitivas tambem não ocorria ou ocorre. Os nossos indios respeitam muito seus filhos. Os aborigenes da Australia e Nova Zelandia tambem.
    Será uma doença da civilização?
    Que civilização é essa que trata desta forma nossas crianças?
    Fica a reflexão.

    bjos e abraços.

    ResponderExcluir
  8. Que coisa mais triste, Lufe! Infelizmente é a dura realidade de muitas crianças, que como Sara, vivem em um mundo cruel e brutal sendo criadas por verdadeiros monstros desprovidos de quaisquer sentimento e sem a menor noção do significado da palavra família. Um horror!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lufe!

    Nossa, isso é uma coisa que dói demais. Demais, demais, demais. Por isso eu digo, quanto mais conheço o ser humano, mais gosto do meu cachorro (acho que era o Vinicius de Moraes que dizia isso). É revoltante imaginar que pais possam fazer isso com seus filhos. Revoltante, triste, estúpido, sem sentido. Sei lá. Não dá pra resumir em palavras.
    Belo post pra nos fazer refletir perante essa dura realidade.

    Beijos, querido

    Carla

    ResponderExcluir
  10. Lufe, é a lei do mais forte imperando e o mais fraco é a própria descendência! Horror!
    A poesia é marcante.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...