Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Papo de Buteco 53 - A Freira e a Taxista


Estava um dia à porta do Buteco observando o movimento  e vi uma freira descendo a rua pela calçada. De repente veio um taxi, fez a curva e se desgovernou e subiu no passeio. Atropelou a freira e bateu violentamente num poste. A motorista do taxi, isso mesmo a motorista, também morreu na hora. Trágico! 
Chamava-se Flavia, coincidentemente o mesmo nome da freira, Irma Flavia. 
Uma era freira e a outra, taxista. 
Quis o destino que morressem no mesmo dia, a mesma hora.

Este fato me impressionou muito e tem coisas que ficam marcadas na nossa memória. Durante o resto do dia pensei muito nesse caso.
Volta e meia me via a remoe-lo.
À noite, cansado, subi para o meu Ap em busca de descanso
Custei a dormir, a cena não me saia do pensamento.
Depois de muito rolar na cama, dormi, dormi e sonhei.
Sonhei com as duas subindo aos céus.
Quando chegaram lá, São Pedro esperava-as.
Aquele mesmo São Pedro de sempre. Velho conhecido.
Túnica branca, cordinha na cintura, sandálias, cabelos e barbas brancas, na cabeça uma coroinha de calvície.

À primeira que chegou ele pergunta:
- O teu nome?
- Flávia
- A freira?
- Não, a taxista.
São Pedro consulta as suas notas e diz:
- Bem, minha filha, ganhastes o paraíso. Terás um lugar privilegiado. Leva esta túnica com fios de ouro. Pode entrar e se acomodar. Aproveite a eternidade.....
Aproximando-se da próxima, ele pergunta:
- O teu nome?
- Flávia
- A freira?
- Sim, eu mesma.
- Bem, ganhastes o paraíso. Pega esta túnica de linho e pode entrar.
A religiosa, espantada diz:
- Desculpe, mas deve haver engano.
- Eu sou Flávia, a freira. A freira!
- Sim, minha filha, e ganhastes o paraíso por isso. Pega esta túnica de linho...
- Não pode ser! Eu conheço a outra, Senhor. Ela era taxista, promiscua, vivia na minha cidade e era um completo desastre! Subia as calçadas, batia com o carro todos os dias, dirigia pessimamente e assustava as pessoas. Nunca mudou, apesar das multas e repreensões dos policiais. E quanto a mim, passei os 65 anos de minha vida virgem, casta, fazendo caridade e pregando todos os domingos na paróquia. Como é que o senhor a recebe e trata com toda deferencia, dá a ela a túnica com fios de ouro, lugar de destaque e a mim, a Freira,  esta túnica simples de linho?
- Não há nenhum engano - diz São Pedro. É que, aqui no céu, finalmente adotamos uma gestão mais profissional.
- Não entendo!
- Eu explico: Já ouviu falar de Gestão de Resultados? Agora nos orientamos por objetivos e observamos que nos últimos anos, cada vez que tu pregavas na igreja as pessoas dormiam enfadadas. E quanto a ela, cada vez que ela dirigia o táxi as pessoas rezavam. E como rezavam!! As pessoas rezavam muito mais pelos atos dela que pelos da senhora! Resultado é o que importa!  Estamos aplicando aqui o Gerenciamento de Competência e Resultados!
Portanto.....

Acordei com uma sensação estranha...
Sabem que até agora não digeri muito bem esse sonho?


17 comentários:

  1. Muito boa!! Gerenciamento de resultados...rsrsrs.
    Tenha uma ótima semana Lufe! Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Essa histórias do além, sempre me deixam à pensar.... Tenho medo da eternidade, rs.
    Tenho até pena da freira, que passou da pasmaceira, para o tédio; ainda assim, no linho.
    #Será que alguém reza por mim.......

    hahaha!
    BJ!

    ResponderExcluir
  3. Olá querido Lufe. Ainda estou de férias e viajando. Mas dando uma espiadinha na internet, não resisti e entrei no seu bar.

    Adorei a história das Flávias. Vou até repassar para o pessoal que est'a ralando lá no meu trabalho. hehe.

    Beijo grande e até breve.

    ResponderExcluir
  4. Boa!

    Vai ver a Flávia taxista também rezava bastante porque "Ajoelhou, tem que...", néam?

    Rs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Pensei mesmo no começo ,que se tratasse de um sonho rsrsrsr.Hoje existe gestão para tudo,um termo moderníssimo....até São Pedro rsrsrs...Boa piada.Mas acredito um pouco isso;que teremos uma baita surpresa ao nos encontramos na situação dessa freirinha.Sempre imaginamos o melhor para nós .Lufe,já coloquei o favicom,agora é só esperar....obrigada pela dica,funcionou direitinho.

    Boa semana para vc.........abraços

    ResponderExcluir
  6. Alexandre,
    Este tipo de gestão as vezes desconsidera os meios..

    Abraços

    ***
    Majju,
    Em todo lugar esta assim...
    Valorizam os resultados.

    Bjo sumida.

    ***
    Rapha

    Pode deixar que eu vou estar lá intercedendo por você.....rsrsrs

    bjoca

    ResponderExcluir
  7. Malu,

    Aproveite bastante. Passeie muito.
    Recarregue as baterias.

    Bjo

    ***
    Luna,

    Pois é, nesse quesito a taxista matava a pau...
    Como era muito “dadivosa”, porem não muito caridosa, trazia os homens a seus pés.
    Ela tinha o poder de “levantar o moral” e aliviar os espíritos inquietos.
    Freira dava sono na platéia, néam?

    bjocas

    ResponderExcluir
  8. Eva,

    A gente sempre se considera o mais correto, com uma vida mais coerente. As vezes não nos damos conta das nossas intransigências, intolerâncias, preconceitos.
    Na hora do vão ver, tudo conta....rs

    Eu vi, ficou legal. Apareceu rapidim.
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Gostei do seu texto. Muito bem bolado...Quem diria, a taxista se deu bem...Nem sempre o que pensamos que é, vai ser...Gostei muito do seu blogue parabéns! Vou volatr mais vezes. Um Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Corrigindo o erro (Voltar) rs. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. De vez em quando eu pego uns ônibus aqui no Rio que eu tenho certeza que os motoristas estão nesse programa de Gerenciamento de Competência e Resultados do Céu, rs
    bjs e boa semana!
    Jussara

    ResponderExcluir
  12. Smareis,

    seja bem vinda.
    Sera sempre um prazer sua visita.

    bjo

    ResponderExcluir
  13. Jussara,

    já andei em alguns....rsrs
    As freiadas bruscas e os finos que tiram dos outros carros dá pra rezar mais do que numa missa.
    Devem estar no topo da avaliação....

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Lufe....a minha bonequinha já está aparecendo...ficou lindinha.....obrigada viu!!!
    gostei muito do efeito.
    Bom dia pra vc.abraços

    ResponderExcluir
  15. Ai Lufe até S. Pedro foi corrompido?! realmente é mta informação p os meus neurônios, estou sem sinapse no momento...rs
    abraços
    Rita

    ResponderExcluir
  16. Eva,

    Tambem achei bonitinha...ficou bem legal

    bjo

    ResponderExcluir
  17. Rita,

    Do jeito que as coisas vão indo, nem o porteiro do céu escapa....rsrs

    bjo

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...