Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mercearia Paraopeba - Oh! Minas Gerais. (repostagem)

Meu irmão me mandou este video que caracteriza fielmente a Minas Gerais que amamos.
É um depoimento de pessoas que preservam a cultura de confiança, amizade, respeito e amor pelo ser humano. Observem que você pode ver que o caboclo mineiro é bom só de conversar com êle e isso a gente pode perceber no papo dos donos da Mercearia Paraobeba.





Isto é Minas Gerais! Esse trem é cultura! Este video é memória viva de um tempo bom e pelo qual devemos lutar para preservar.


Esta postagem foi feita originalmente em 25/04/2010



19 comentários:

  1. Eu quero ir nesse armazém!!!!! Goiabada Cascão, hum..... caneca de ágata pro cafezinho, panela de pedra e linguiça. Isso é riqueza!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,

    Não sei se você conhece, mas Itabirito fica apenas a 50 km de Beagá na metade do caminho para Ouro preto, tem por volta de 45 mil habitantes e a vida ainda continua assim, nessa mansidão toda.
    O modo de se fazer o comercio vem de pai pra filho e o escambo ainda movimenta a economia do lugar. Eu acho isso maravilhoso.
    Eles representam bem o nosso povo simples do interior que eu não me canso de admirar e enaltecer.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Jussara,

    O dia que você vier por aqui nos iremos la para conhecer o Roninho e o pai dele.
    Assim voce podera comer uma goiabada com queijo no balcão da venda.
    Isso é fazer historia....rs

    bjo procê

    ResponderExcluir
  4. Ô, Luiz Fernando, quero fazer umas comprinhas lá.

    Me leva?

    Beijocas!

    Eu adorei a novidade aqui no blog...ehehehehe

    ResponderExcluir
  5. Lufe
    Cativante a simplicidade do povo mineiro. Adorei a desenvoltura do Roninho. E me deu água na boca a goiabada. Com um queijinho então...
    Ótimo conhecer um pouco da cultura mineira, Lufe.
    Sil

    ResponderExcluir
  6. Oi Lufe,
    Bah, eu adorei essa mercearia, um queijo com goiabada, huummm.
    A simplicidade é o que encanta.

    Beijo meu

    ResponderExcluir
  7. Lufe!!
    Saudades de estar por aqui!
    E que postagem deliciosa!Minas é mesmo demais, um povo muito "aconchegante"!
    Fiquei com muita vontade de uma deliciosa gioabada...
    Amo as coisas mais ssimples desta vida, decididamente são as melhores!

    Um beijo com meu carinho,

    Bia

    ResponderExcluir
  8. Luna,

    Já vô mandá forrá de paia nova o carro de boi pra levá ocê pra passiá na venda do Roninho. Lá tem tudo que ocê quizé. É aqui pertim e o passei é bão!

    Gostou da novidade, né? Homem precavido vale por dois.....rsrsrs

    Bjocas procê

    ResponderExcluir
  9. Sil,

    Eles parecem bobos mas são espertos demais. Pelo vídeo da pra ver que eles entendem bem o mecanismo da economia local.

    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Fátima,

    A qualidade de vida num lugar desses é incomparavel e o povo é bom demais.

    Bjos procê

    ResponderExcluir
  11. Bia,

    Que bom te-la aqui de volta.
    A simplicidade, a generosidade, o aconchego são mesmo a característica deles.
    A convivência é muito gratificante sempre.

    Bjo procê.

    ResponderExcluir
  12. Eita, cumpadi, esse trem é bão dimais e cultura de verdade!
    Minas Gerais de minha mãe que mesmo depois de tantos anos de Rio não perde o jeitim mineiro e a fala mansa!
    O vídeo é incrível, deliciei-me aqui com as diferentes quitandas que ele apresentou, principalmente a goiabada e a lembrança do mandiopã, mas fiquei encantada de ver este negócio passado de avô pra pai e pra filho, e como eles conseguem fazer 'negócios' com os agricultores locais, que barato!
    Já estive em Itabirito, mas agora, quando for novamente, vou procurar esta Mercearia com certeza.
    adorei o post!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  13. Fazer umas comprinhas lá tá na lista de "coisas que tenho que fazer antes de morrer."...rsrsr... fantástico, que delícia. Que samba!!! Poxa! Será que ainda consigo realizar o sonho de morar no interior?
    E o sotaque? Ronin, depois de fazer as contas ainda devorve um tantin... Bom dimais da conta!
    Beijokas, Lufe, e saudades docê.

    ResponderExcluir
  14. OLÁ,
    MG É ALGO DE ÍMPAR DENTRO DO BRASIL...
    UM LUGAR TÃO ACOLHEDOR E DISTINTO QUE ME ENCANTA...
    ABRAÇOS FRATERNOS DE PAZ

    ResponderExcluir
  15. Oba! "Sinti qui vô gostá du passeiu!"

    :p

    Cadê tu, moço precavido que vale por dois? Aparece, uai!

    Mondibejo!

    ResponderExcluir
  16. ÔÔÔ trem bão sô!!!

    Poxâ Lufe! Enchi os olhos d'água, é inspirador e encantador! Fico feliz por ver que alguns brasileiros preservam e conservam a memória de uma cultura e o melhor: Com uma visão empreendedora. E viva os mineiros!!!

    Uma ótima sexta p/ vc!

    Beijãooooooo

    ResponderExcluir
  17. Que vontade de ir até aí sô!
    Um grande bj meu fantasma favorito

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...