Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

MINAS DE MINAS !!!


"Gostaria muito de poder encontrar palavras para poder dizer do orgulho que sinto de ser mineiro. Meus pais não poderiam me dar um presente melhor. Se existir uma outra vida, quero nascer mineiro de novo. Mas tem uma coisa melhor que eu gosto mais do que ser mineiro: é namorar as mineiras.
Mineira não usa perfume, ela cheira gostoso demais.
O jeito irresistível que a mineira tem para conversar no portão, sem encarar nos olhos e mexendo com os botões da nossa camisa é que nos conquista. Essa sabedoria não se aprende em nenhuma universidade.
Joaquim da Mata, o Velho Quincas, filósofo dos cafundós de Minas, quando compara o jeito de ser de uma mineira com o de outra mulher, afirma que a "deferença" está no preparo. O "caldinho" que envolve a mineira e dá a ela este jeitinho tão gostoso foi preparado em panela de ferro num fogão à lenha.
Mineira não mente, conta lorota. Não menstrua, fica úmida. Não paquera, espia. Não fica bonita, já nasce formosa. Mineira não curte um som, ouve música. Não fala, proseia. Mineira não come estrogonofe, mas adora um picadinho de carne. Não faz crediário, compra fiado. Mineira não transa, faz amor. Não fica pelada, mostra as "vergonhas". Não erra, comete engano. Mineira não chupa cana, toma garapa na beira do engenho. Não liga pra ninguém, mas telefona pra todo mundo. Mineira não trai marido, escorrega na rua.
Mineira ama diferente. Flerta de longe, promete com o olhar e cumpre tudo o que não precisou esclarecer com palavras. Ela sabe que amor não é para discursar, é pra fazer. Ama com os olhos, com as mãos, com o sorriso, com os gestos. Mineira ama com o corpo inteiro e com toda a sofreguidão da alma.
Conheci muitos tipos de brasileiras. Faceiras, trigueiras, formosas, irresistíveis, loiras, morenas, mulatas, cafuzas, todas bonitas, mas só as mineiras têm essa brejeirice, essa paciência de construir sem pressa uma teia de aconchegos e mimos e lembranças e sorrisos, que nós das Gerais tanto apreciamos.
Existem coisas que já nascem com a mulher e muitas destas coisas estão diretamente ligadas ao lugar. Mineira faz doce como ninguém neste país. Quem já provou doce de cidra ou de leite feito por mineira, sabe o que é bom. Goiabada e marmelada, nem se fala. Queijo então é até pecado comparar.
Mineira estuda menos e ensina mais porque o que há de melhor ela já nasceu sabendo. Isso se deve à simplicidade das mineiras que se embelezam com bijuterias e ofuscam o brilho de jóias raras. Mineira se veste de chita e fica bonita, porque mineira não segue moda, ela faz a moda. Mineira não usa tênis, enfeita as alpercatas. Mineira vai à igreja, assiste missa, comunga, mas por via das dúvidas toma um passe de candomblé e joga rosas vermelhas pra Iemanjá. Assim descobre caminhos que levam à Deus. Também faz política, porque sempre sabe distinguir o certo do errado. Escondida por trás da simplicidade de toda mineira está uma guerreira pronta pra botar as unhas de fora se bolirem com ela.
Dizem mesmo nas Gerais que é a mulher quem ensina o homem a ficar rico.  Fato!
Mineira não é feminista: é feminina. Pra que lutar contra os homens, se todo o poder está mesmo em suas mãos? E elas sabem fazer um bom uso dele!
Qualquer mulher, quando casa com homem rico, vira madame.
A mineira vira esposa!"

O autor é desconhecido, mas com certeza um minerim dos bão!
E as mulheres de outros estados que me perdoem, cada uma tem seu charme, mas as mineirinhas tem um cantinho especial no meu querer.

13 comentários:

  1. Bom dia Lufe!

    Acho que o autor deu uma escorregada: Como assim, jogar rosa para Iemanjá? Em Minas não tem mar, exceto se a Iemanjá for maneirinha e morar nas nascentes das serras...

    Realmente as minas são especiais! Uma mistura de brazuca, portugueses e espanhóis, quando morei em BH, conheci muita gente com esta mistura.

    Tenha um ótimo dia!

    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi Bia,

      É estranho mesmo, pode mesmo ter sido uma escorregada, mas eu acho que na Africa Iemanjá era a rainha das aguas doces.Aqui é que foi transformada em rainha do mar. Em Beagá é feita uma grande festa para ela na Lagoa da Pampulha no dia da passagem do ano.
      Mas que as mineirinhas tem o seu jeitinho proprio, ah, isso tem!

      um bjo procê

      Excluir
  3. Discordo, não sou mineira (hahaha, brincadeira). Gosto das peculiaridades regionais. Uma vez visitei Minas, e tem razão: as mulheres dessa região parecem mesmo brejeiras e femininas, o que considero, em uma mulher, grandes qualidades. UM abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia,

      Sem nada de bairrismo, elas são mesmo diferentes. São mulheres de cabeça aberta e ao mesmo tempo recatadas. Não gostam de espalhafato, agem na calma e conscientes. Sabem o poder que tem....e o usam. E são lindamente femininas mesmo.......rs

      bjo procê

      Excluir
  4. "E as mulheres de outros estados que me perdoem, cada uma tem seu charme, mas as mineirinhas tem um cantinho especial no meu querer" ou eu não seria mineiro, rs
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jussara,

      Quem seria eu se não valorizasse as coisas da minha terra?
      Mas elas tem mesmo um encanto todo especial....

      bjo procê

      Excluir
  5. Eita, somos brasileiras*** e temos a graça das mulheres que encantam pelo olhar malicioso "gostoso¨¨ dengoso, "pelo rebolado "carioca"(?)e enfim somos *mulheres para todos os gostos.
    A brasileira é mulher de verdade* como cantava um cantor de outrora.
    Minhas homenagens às mineiras, que acho lindas, siM; embora as cariocas sejam... *demais!!! rs
    Beijo/Mery*(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mery

      Você sabia que tem um "que" das mineirinhas? A sua malicia, o seu "atrevimento" e coragem, e ao mesmo tempo parece ter uma timidez, romantismo e um chamego só seu.
      As mineiras são assim....

      bjo procê

      Excluir
  6. Caracas!
    Sabe que já namorei uma mineira e tu fizeste eu voltar ao passado agora? Tudo certim.... É isso mesmo. As mineiras são especiais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton,

      não tem aquela:
      "quem te conhece não esquece jamais"?
      Pois é, Minas e as mineirinhas são assim.....
      Quem prova comprova!

      um grande abraço procê

      Excluir
  7. Bom meu querido, o que posso disser e que tenho ótimas amigas mineiras , mas uma coisa posso disser eu prefiro os mineiros rsr
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidia,

      Podemos dizer que temos gostos opostos mas com algo em comum, né mesmo?.....rsrs

      bjo procê

      Excluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...