Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Meu Presente!


Neste Natal fiquei pensando em que presente pedir ao Papai Noel.
Fiz uma retrospectiva deste ano, lembrei-me de todos os acontecimentos, e uma das coisas que me deu mais alegria, foi a criação deste blog.
Desde a inauguração, do Buteco do Lufe, comecei a interagir com pessoas desconhecidas que foram se aproximando cada vez mais e se tornando presentes no dia a dia. 
Estes desconhecidos , tanto como eu, foram se abrindo,  colocando suas idéias, seus sonhos, suas opiniões e sentimentos por escrito, que foram revelando a essência das pessoas maravilhosas que são.  Com isso os sentimentos afloram.
Ter um blog modifica a vida das pessoas e certamente também de quem os lê e acompanha.
Através do blog, se eleva a auto estima, há um ganho no aprimoramento da escrita, na criatividade, na forma de interagir com as pessoas e muitas outras coisas mais, porque saímos de simples leitores e nos tornamos também produtores e criadores de postagens que nos levam ao riso, à reflexão, às lagrimas, à emoção, nos instigam a participarmos mais ativamente em campanhas, estimulam a leitura, liberam nossa sensibilidade, quantas coisas esta interação nos proporciona. Isso tudo nos obriga claramente  a nos aprimorarmos, tanto em conhecimento, quanto como ser humano.
“Nos blogs existimos, somos, sentimos, falamos, pensamos, reclamamos e até brigamos” como disse em um comentário o Alexandre Maujji, um dos" fregueses" mais assiduos
Existem blogs para todos os gostos e de todas as qualidades, todas as temáticas e todos tem os seus leitores e comentaristas fieis. A vida nos blogs é cada dia mais real. 
Ainda tem muita gente que preza o anonimato, mas cada vez mais as pessoas se mostram como verdadeiramente elas são. E elas se mostram!
É claramente uma revolução de costumes.
Pensando nisso tudo, deixei de lado a caneta e o papel e resolvi que este ano, eu já ganhei o meu presente, muito melhor do que qualquer outro que eu pudesse pedir.
Ele veio em forma de duzentas pessoas, “gentes”, a quem eu chamo carinhosamente de fregueses, os meus "fregueses VIP", que me acompanham e interagem comigo, através de seus comentários, observações pertinentes, elogios, e puxões de orelha, também,  que colocam suas opiniões, sugerem temas para postagens, enfim, se sentem também “donos” do Buteco. 
E eles o são !!!!
Alguns se disvirtualizam, passam a fazer parte da vida “mais real”, sim, da vida mais real, pois eu considero a blogagem uma extensão da vida real.
A Carla Farinazzi, outra "freguesa" querida, disse em um post: "existem pessoas cuja alma se apresenta primeiro". É uma grande verdade.  Aconteceu muito por aqui....
Pedir mais presente? Praquê?
Esta é uma homenagem ao presente que vim recebendo ao longo destes 8 meses de Buteco. Vocês foram e continuam sendo o MEU PRESENTE!
Obrigado a todos vocês, de coração, por fazerem parte e me alegrarem e conseqüentemente darem vida a este Buteco.
Obrigado tambem a todos que por aqui passaram neste Buteco, que mesmo não comentando, me deram o prazer da presença.
Um lindo Natal a todos, junto às pessoas que amam e lhes são importantes, e um Ano Novo cheio de realizações, tranquilidade e sucesso, e intensas emoções, é o que desejo a todos vocês:


 




45 comentários:

  1. Valeu brother!
    Tem sido muito legal aparecer por aqui também!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que homenagem legal, Lufe! Fico contente em fazer parte desses fregueses e que venha 2011!
    Abçs*

    ResponderExcluir
  3. Ah..que lindo!!!!
    Pode chorar? marejar os olhos pelo menos?
    Se não podia danou-se..rsrs
    Lufe, você é um querido!!
    Como foi bom entrar um dia nesse buteco e te conhecer.
    Como você bem disse, aqui também é vida real. Pelo menos para quem se mostra como é.
    E você o faz. E, assim, com seu jeitinho mineiro, foi conquistando um a um que aqui entrou.
    Eu que agradeço poder contar com sua amizade.
    Um Natal muito feliz e um ano novo recheado de bons e inesquecíveis momentos, é o que te desejo do fundo do coração.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Amigo,
    Que linda homenagem que fizeste a nós teus amigos!
    É uma grande honra fazer parte deste seleto grupo de amigos blogueiros, que trocam carinhos, idéias, puxões de orelha, risadas...pessoas que aprendem a se gostar, a respeitar a opinião do outro, a querer agradar ao outro.
    Esta troca de ENERGIA que fazemos no nosso dia à dia só nos engrandece como pessoas, só nos traz coisas boas e momentos felizes!
    Foi um grande prazer te conhecer neste ano, fizeste parte de um grupo de amigos que me ajudou a fazer uma grande virada na vida, e só tenho a agradecer por todo o carinho que vocês me proporcionaram!

    É uma grande alegria fazer parte dos teus amigos VIP aqui mencionados!

    Um grande abraço para ti e para tua família!

    Beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  5. Querido Lufe,

    Criei minhas casas no final de abril, abri as portas no dia 8 de maio, portanto, completei 7 meses aqui, na Blogosfera.

    Eu, de nada sabia. Descobri possibilidades, aprendi a lidar com isso. Você disse uma verdade, há muita gente preferindo o anonimato, mas muitos mostraram a cara. Eu mostrei a minha.

    Bom, um dia, você apareceu numa das minhas casas, comentou meu texto, eu agradeci, enviando um e-mail. Um pouco mais tarde, apareci aqui. Para ser franca, enviei um e-mail porque eu não achava bem as palavras, eu não sabia o que comentar aqui no buteco, e, confesso, foi difícil também escrever o e-mail. Dizem que domino as palavras, que sou dona delas, mas não é sempre assim e é preciso não esquecer nunca o aprendizado, inclusive para escrever. E, ao escrever para você, pela primeira vez, fiquei montando frases e mais frases... lembro-me que você havia comentado o meu texto "Eu sou uma mulher".

    Sim, houve dificuldade, porque parece tudo muito fácil, mas não é. Eu nunca havia tido qualquer tipo de contato com estranhos, via Internet. Meu contato, através desse meio, foi apenas com pessoas que um dia conheci em carne e osso, ou com amigos dessas, pouquíssimos, por sinal. Eu tive que pular obstáculos, vencer dúvidas, acreditar no outro, aprender a lidar com o impalpável. E, você, sendo mineiro, sabe o quanto isso é difícil para quem nasceu entre montanhas. Mas, eu consegui. Sinto-me vitoriosa. Ganhei amigos, aprendi muito, chorei, ri, xinguei, emburrei, fiz pressão, desculpei, pedi desculpas, venci o "virtual".

    Para mim, hoje, a virtualidade é apenas um meio, todo o resto, verdade, a minha verdade e eu nunca me importei com o gostar ou não dos outros, se a mim satisfaz, está ótimo.

    Então, dentro dessa verdade, eu vivo e vivo bem. E feliz. Não posso sequer voltar atrás, apenas seguir, de olhos um pouco vendados, que seja, mas guiada pelo meu coração, tão mais sábio.

    Bendito o dia em que você me visitou. Sei reconhecer presentes de Deus para mim, e eu jamais deixo esse Deus triste, jamais dispenso o que a mim Ele reserva, mesmo que eu não entenda.

    Desculpa, Lufe, o exagero do comentário. Isso aqui já deixou de ser comentário, virou testamento, discurso, sei lá.

    Deixei o coração ditar as palavras para mim.

    Beijos, fique com Deus, fique em paz!

    Suzana/LILY

    ResponderExcluir
  6. Lufe, Feliz Natal E Un Ano Novo Abençoado junto aos seus!
    Beijossssss No Coração

    ResponderExcluir
  7. Igualmente para vc...
    Um natal cheio de luz!

    bjo

    ResponderExcluir
  8. Guará,

    Sempre aparece na happy hour, é quase sempre o primeiro a chegar.
    Gosto muito quando vem, atrás de um tipo meio marrento, se descobre um cara sensível, sempre preocupado com os temas sociais. Seu Jornal virual esta sempre divulgando a nossa cultura.

    Franck,

    Esteve sempre presente, trazendo a sua sensibilidade ao som de um blues.
    Me instigou a formatar o “Papos de Buteco”, que eu acho super gratificante.


    Regina,

    Sempre muito querida, companheira das primeiras horas, de Buteco ainda vazio....
    Uma graça de mulher, competente no que faz, delicada, cuidadosa no tratar, emotiva, romântica, centrada, conselheira.... Uma graça de menina.


    Sandra,

    Gaucha afogueada, que o Tropeiro do Universo, nos traga sempre sentimentos nobres, de amor e amizade. Que tenhas somente lembranças boas, do ano que se finda, tché!

    Abraços e beijos

    ResponderExcluir
  9. Suzana querida,

    Começamos por aqui quase a mesma época, e como você, tive que aprender a dirigir com o carro em andamento. Mas a gente aprende.
    Neste mundo virtual/real, as vezes até surreal, a gente começa a perceber as pessoas de acordo como elas se mostram e também se aprende muito lendo as entrelinhas. Com o contato freqüente, a gente começa a se abrir mais, interagir mais, interferir mais.
    A gente começa a perder o medo de se expor, e aí as emoções afloram, e como você bem disse, fazemos amigos aprendemos muito, choramos, rimos, xingamos, emburramos, fazemos pressão, desculpamos, pedimos desculpas, e por fim, vencemos o "virtual". E para isso, temos que pular obstáculos, vencer dúvidas, acreditar no outro, aprender a lidar com o impalpável. Você esta certíssima minha amiga. A gente só consegue isso se entregando, passando por cima da nossa mineirice, desconfiada por natureza, e confiar no que as pessoas dizem, acreditar nas verdades de cada um, e perceber, como citei la no texto a frase da Carla, “existem pessoas cuja alma se apresenta primeiro". Estas pessoas, não precisam de apresentação formal, elas “são”
    O grande requisito é vivermos a nossa verdade, sempre. Doa a quem doer.
    Eu sempre fui muito arredio a estranhos na vida real, o que dizer então na virtual?
    Mas certas pessoas nos cativam de cara, sem mesmo sabermos porque, e com elas nos abrimos, somos! Como toda convivência recente, mesmo na vida real, temos que aprender a lidar com estas novas relações, e ai surgem as desconfianças, as briguinhas, as pressões, mas, como “a alma foi apresentada antes”, a gente aprende a confiar, a perdoar, a relevar, e com isso nos aprimoramos, como também estreitamos essas relações. O mais difícil é o aprender a confiar. Estas relações, por este novo “veiculo”, como você diz, elas são diferentes, pois nelas importa o nosso “eu interior, o exterior as vezes nem teremos a chance de conhecer, de tocar. É uma sensação nova e as vezes nos amedronta e até nos afasta, pois elas são intensas.
    Acredito, que estas relações, dada a intensidade, se um dia tiverem a oportunidade de se disvirtualizarem, de se encontrarem ao vivo e a cores, as conversas continuarão naturalmente, como se fossem amigos antigos, confirmando que realmente o são.
    A verdade é sempre verdade em qualquer esfera ou plano. E esta verdade a gente desenvolve a capacidade de perceber, ou caetanamente, não.
    Que a gente continue assim, abertos sempre, turras ocorrerão sempre, mas dentro da esfera das opiniões, o que é facilmente superável, face as nossas verdades.

    Um beijo, amiga

    ResponderExcluir
  10. Suzana,

    Não se acanhe com teor ou tamanho do texto, o espaço é aberto a toda forma de expressão, até no tamanho....rs
    Você percebe as vezes, até pelo tamanho das minhas respostas, quase dá um novo post...rs
    Sinta-se sempre a vontade, com replica ou treplica...rs

    bjo

    ResponderExcluir
  11. Rosane

    Sempre presente e em sua incansavel campanha de "tudo com amor e tudo pelo amor".
    O amor tudo pode, tudo consegue, né Rosane?

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Poxa vidaaa!! Por isso eu que gosto tanto dos seus pensamentos. rs
    Desculpe minha ausência, ando em falta com meus amigos blogueiros, estive viajando e tals. rs
    Estou de volta, e com saudades.
    Obrigada pela homenagem, saiba que venho aqui porque realmente gosto do que escreve e de sua personalidade.
    Desejo um Natal e um Ano Novo maravilhosos pra você e sua família e amigos.
    Que você tenha muito amor, paz e sucesso em 2011, e que seu buteco fique cada vez melhor.


    Grande beijo. =D

    ResponderExcluir
  13. Mylla,

    É nova por aqui, e já chegou me dando de presente o primeiro poema que eu recebi em minha vida.
    Obrigado Mylla

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Ká,

    Estava mesmo sentindo sua falta....
    Obrigado por suas palavras.
    Para o Buteco continuar sendo esse sucesso em 2011, conto com sua presença e seus comentarios mais constantes, tá?
    Eles sempre enriquecem....
    Que você se abrace as pessoas que gosta nesse Natal e um novo ano de muita luz.

    bjos

    ResponderExcluir
  15. Lufe, Feliz Natal com tudo de melhor que pode acontecer na sua vida!!! Obrigada você em fazer parte da minha vida...
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  16. Obrigado a si também, por ter o seu buteco sempre aberto de par em par para os seus fregueses.
    e por estes belos papos, no interior do buteco.
    Parabéns pelo belo texto.

    Renovação de votos de bom Natal,
    E tudo de bom.

    Abraço,
    José.

    ResponderExcluir
  17. Juliana,

    Você chegou de mansinho e já é dona de cadeira cativa...

    Um bom Natal junto aos teus...
    Ano que vem esaremos aqui.

    bjoca

    ResponderExcluir
  18. José,

    Somente a blogsfera pode nos propiciar este momento incrivel, a convivencia com você no distante Portugal.
    "Fregueses" dos quatro cantos do mundo me dão este prazer, como se estivessem sentados no salão de um bar.
    Essa interação é que nos estimula a estar sempre por aqui a recebe-los.

    Um Natal de muita paz a você e sua familia e que no ano que vem estejamos plenos de saude para as conquistas que virão.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  19. Muita honrada por tuas palavras, pois tomei todas para mim também, uma vez que já me considero com cadeira cativa por aqui rsrsrsrs.
    Lufe querido, também vivo exatamente este sentimento de encontro de novas amizades e afinidades com pessoas que antes nem imaginaria encontrar um dia na vida. Este sentimento é tão forte e prazeroso e que pessoas incríveis eu tenho cruzado meus caminhos! Com certeza tu ocupas um lugar certo na minha vida hoje. Espero teus posts e espero teus comentários como se nunca tivéssemos vivido sem este contato.
    Um bj querido amigo e um lindo Natal para ti e para todos os amigos que por aqui andam, riem, sentam-se, conversam, enfim vivem, e vivem intensamente!

    ResponderExcluir
  20. Gisa,

    Logo alí, na segunda fileira de baixo para cima e a terceira da esquerda para a direita, você esta lá no seu banquinho habitual, numa mesa com a gracinha da Glenda e tambem o Guará....rs
    Gisa, é sempre um prazer quando vem e quando visito o seu cantinho. Ano que vem estaremos firmes nesse contato.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  21. Linda homenagem, o seu blog e tantos outros são presentes para mim , este ano pude conhecer pessoas maravilhosas e inteligentes.
    Te desejo um maravilhoso Natal e um ANO NoVO repleto de coisas boas.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Lufe,
    você certamente foi um os meus presentes.
    bjs carinhosos
    Jussara

    ResponderExcluir
  23. Feliz Natal caríssimo Lufe...ao lado dos amores da sua vida.
    Beijos doces...leves e perfumados.

    ResponderExcluir
  24. Nika,

    O desejo é reciproco....
    Este ano nos presenteamos e que continuemos a nos fazer "presentes" o ano que vem....

    bjo

    ResponderExcluir
  25. Jussara,

    Que a gente comemore juntos outros Natais e que no ano que se inicia, estreitemos os nossos laços de afinidades e amizade.

    Um beijo com muito carinho a você e aos seus.

    ResponderExcluir
  26. Majju,


    Certamente estarei com eles nesta noite de congraçamento familiar.
    O mesmo te desejo, e já fico com inveja da sua mesa de Natal que deverá estar linda e apetitosa.

    um grande beijo

    ResponderExcluir
  27. Adorei o texto, ainda estou na batalha por este sentimento. Sinto que o que tenho para escrever e o que realmente coloco em palavras, ainda é muito distante. Mas com certeza teus textos são um incentivo para mim.
    Feliz Natal!
    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Lully querida,

    Como eu disse lá em cima, no inicio a gente ainda esta inibido e não se abre ou não se mostra em plenitude. Com a interação que certamente ocorrerá, você notara que ira se soltando, interagindo mais e começara a escrever tambem mais solto.Logo logo você estara soltinha....rsrs

    Ah, se esses olhos forem seus, você nos prende só no olhar....rs

    ResponderExcluir
  29. Obrigada!!

    Natal é o nascimento de Cristo. Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança. Então vamos comemorar!! Tenha um Natal feliz da melhor forma possível, ok? Beijos!!! #pazamoresaúde
    Beijooos!!

    ResponderExcluir
  30. Lufe,
    É para mim um enorme prazer fazer parte da sua clientela. Aqui, no Buteco, as relações acontecem de forma natural, e todos se sentem irmanados à mesma mesa. Obrigado por ser o excelente anfitrião que é.
    Desejo-lhe um Feliz Natal e... aquele abraço!

    ResponderExcluir
  31. Lufe, você é muito especial, mesmo! Um fofo!!! Fui eu quem ganhou um presentão em "conhecê-lo" neste ano aqui na blogosfera. Sou eu quem abre um sorrisão enorme quando leio seus comentários sempre carinhosos, atenciosos, no meu vivaagora. Você tem toda razão, não há presente melhor do que a interação que conquistamos por aqui com tanta gente do bem, inteligente, criativa, bacana demais.
    Isso é o que realmente vale a pena nesta vida!
    Pra você e os seus, amigo, desejo muita saúde, paz, amor, felicidade e sucesso, pra que este buteco continue bombando em 2011!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  32. Katia,

    Que o Natal nos traga muita pazamoresaúde, e que nos ilumine para o proximo ano novo.

    bjos

    ResponderExcluir
  33. AC

    Eu que agradeço por fazeres parte desta clientela seleta quie frequenta este Buteco, com a sua lucidez, sensibilidade, inteligencia e palavras sempre carinhosas.
    Que você tenha um lindo Natal de muita paz e que no ano vindouro a gente estreite ainda mais as nossas relações.

    um abraço.

    ResponderExcluir
  34. Lu,

    Sem rasgação de seda, especial é você, com sua sensibilidade e o seu olhar peculiar sobre as relações e os sentimentos. Como eu disse em seu blog, Beagá deve se sentir envaidecida quando a apresenta sob o olhar de suas lentes, ela fica mais bonita. Esta interação é mesmo uma dadiva.

    Um Natal de muita luz e no ano que vem estaremos firmes e fortes por aqui, em nossa BH, interagindo com o mundo.

    bjoca procê.

    ResponderExcluir
  35. Alexandre,

    Quando você disse que não estava no mural, até assutei. Logo você que esta sempre presente, daqueles que passam para tras do balcão, dão palpite na decoração do bar, no cardápio.....
    Fui procurar e realmente não está. Fui à fonte( o mural dos seguidores, que foi de onde tirei os avatares) e......tchan, tchan, tchan.....você não está lá. Você não esta entre meus seguidores.....kkkkkkkkkkk
    Ja corrigi o lamentável erro. Você foi enquadrado como menção honrosa, pois não podia faltar de jeito algum.

    Um grande abraço e um ano novo de muita paz

    ResponderExcluir
  36. Oi,Lufe!Que lindo, adorei seu post, realmente ter um blog é um grande pessoa ter a oportunidade de conhecer tantas pessoas maravilhosas, saber o uqe elas pensam, como se sentem é maravilhoso, obrigada a você por fazer parte da vida de cada um de nós.Feliz Natal e que 2011 os laços de amizade entre nós se estreintem ainda mais.
    Um super beijo

    ResponderExcluir
  37. Meu querido mais novo amigo
    Neste ano que se inicia , só te desejo uma coisa
    "Que voce seja muito feliz "
    Feliz Natal e Prospero Ano Novo
    bjs

    ResponderExcluir
  38. O MEU PRESENTE?
    É TE LER COISA FOFA!
    RSRS
    FELIZ NATAL
    E ANO NOVO!
    ATÉ 2011
    SE DEUS QUISER!
    FIQUE NA PAZ DO SENHOR
    MIL BJOS

    ResponderExcluir
  39. Sibele,

    Como você bem disse, é mais um canal de comunicação com pessoas especiais.
    Ano que vem tem mais....rs

    bjos

    ResponderExcluir
  40. Lidia,

    Foi um prazer ter convivido com você este ano, e certamente continuaremos no proximo ano. Que você tenha um ano cheio de luz e paz entre os seus.

    bjo

    bjo

    ResponderExcluir
  41. Rita,

    Com certeza Deus há de querer que a gente continue sempre interagindo desta mesma forma carinhosa que convivemos este ano.

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  42. Alexandre,

    como você bem sabe, isso é o que menos importa.
    O que importa é o relacionamento que fizemos e que nos permite esse contato constante. Importante é estarmos presentes no dia a dia, acompanhando, interagindo, como sempre estivemos.
    E viva o Wordpress.....rsrs

    abços

    ResponderExcluir
  43. Querido Lufe:
    É aqui que preciso comentar.
    Teu post foi perfeito e emocionante! A retrospectiva dos ganhos que tiveste aqui no buteco é, na verdade, a retrospectiva de todos nós. Sintetisaste o efeito 'blogagem' em nossas vidas com maestria. Ganhamos muito neste universo e ter te conhecido foi um dos especiais ganhos que tive nos meus nove meses de blogosfera.
    Aqui é lugar para estar sempre, adoro teu espaço.

    Obrigada pelo carinho, pelos elogios lá no meu microcosmos (não sou modesta não! rsrs) e obrigada por fazer parte do meu universo.

    Que em 2011 celebremos as trocas, o afeto, o amor, as alegrias, a existência, enfim, a vida!

    beijo muito carinhoso,
    Janice.

    ResponderExcluir
  44. OBAAAAAA!

    Eu estou neste pacote de presente!
    Adoro este blog!
    Obaaaaaaaaaaaa! Amei!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  45. Olá, cheguei aqui através do link no TT da querida Fernanda Reali, e amei este post, amei a forma carinhosa com que descreves e aceitas os amigos queridos. Gostaria de saber se aceitas mais um presente por aqui, pois adoraria fazer parte desta turma tão querida.
    Abraços
    iara

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...