Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

sábado, 4 de junho de 2011

Politicamente correto !?!?


Outro dia estava no mercado quando vi no final do corredor um amigo da época da escola, que não encontrava há séculos.
Feliz com o reencontro me aproximei já falando alto:
 - Oswaldão, sua bichona! Quanto tempo!!!!
E fui com a mão estendida para cumprimentá-lo.
Percebi que o Oswaldo me reconheceu, mas antes mesmo que pudesse chegar perto dele só vi o meu braço sendo algemado.
 - Você vai pra delegacia! ? Disse um policial que costuma frequentar o mercado.
Eu sem entender nada perguntei:
- Mas o que que eu fiz?
- HOMOFOBIA! Bichona é pejorativo, o correto seria chamá-lo de “seu grande homossexual.”
Nessa mesma hora antes mesmo de eu me defender o Oswaldo interferiu tentando argumentar:
- Que isso doutor, o quatro-olhos aí é meu amigo antigo de escola, a gente se chama assim na camaradagem mesmo!!
- Ah, então você estudou vários anos com ele e sempre se trataram assim?
- Isso doutor, é coisa de criança!
E nessa hora o policial já emendou a outra ponta da algema no Oswaldo:
- Então você tá detido também.
Aí foi minha vez de intervir:
- Mas meu Deus, o que foi que ele fez?
- BULLYING!  Te chamando de quatro-olhos por vários anos durante a escola.
Oswaldo então se desesperou:
- Que isso seu policial! A gente é amigo de infância!  Somos vários amigos que não perdemos o contato até hoje. Vim aqui comprar umas carnes prum churrasco na casa de um outro camarada que pode confirmar tudo!
E nessa hora eu vi o Jairzinho Pé-de-pato chegando perto da gente com 2 quilos de alcatra na mão.
Eu já vendo o circo armado nem mencionei o Pé-de-pato pra não piorar as coisas, mas ele sem entender nada ao ver o Oswaldo algemado já chegou falando:
- Que porra é essa negão, que que tu aprontou aí?
E aí não teve jeito, foram os três parar na delegacia e hoje estamos respondendo processo por HOMOFOBIA, BULLYING e RACISMO!!!!

*Moral da história: Nos dias de hoje é um perigo encontrar velhos amigos!!!*

Recebi este caso e quis posta-lo de imediato, pois diz respeito a coisas que vem me incomodando muito ultimamente.
Sempre fui um defensor do respeito ao próximo, do combate ao preconceito de todas as espécies, das instituições, dos valores éticos e familiares.
Eu ando extremamente irritado com o tal de politicamente correto.
Vivemos em um país carente de tudo: Educação, saúde, gentileza, ética, comprometimento, valores, respeito ao próximo, respeito a sua historia, sem projetos para formação do cidadão, sem lideranças integras, com uma banalização absurda da improbidade, desrespeito as instituições  e muitas outras coisas mais.
Temos uma sociedade com fundamentos de Uganda, querendo traçar leis comportamentais de Dinamarca.
Tem tanta coisa mais importante!
Tem hora que eu acho que isso é politica partidária, com interesses escusos, levando o povo a discutir coisas paralelas e de menor importância, levados por um ideologismo que chega a ser ridículo, enquanto as coisas de maior importância e ate mesmo as falcatruas vão sendo feitas a revelia e por baixo do tapete. 
As vezes são feitas as vistas mesmo, mas os olhos desviados não veem!
Isto esta acontecendo em todas as áreas.
Cor, credo, sexualidade, educação, família, educação de filhos, literatura, natureza e etc. 
As leis vão sendo promulgadas e colocadas em pratica sem um estudo apurado da sua relevância. Atende a grupinhos específicos que encontram as portas abertas pelo pretenso liberalismo do poder.
Esta sendo imposta a ditadura das minorias. Um preconceito sendo colocado estrondosamente as avessas. Uma censura absurda a liberdade de expressão.
Em plena era que se diz democrática, existe um novo "patrulhamento" com um nome pomposo: "correção política". Querem abolir do nosso vocabulário todas as palavras que pretensamente tragam embutidos algum preconceito ou discriminação. Isto é, quase tudo!!!
Seguem um modismo sem ao menos questionar ou analisar o que foi dito dentro do contexto.
Falta bom senso. Como se a extinção do uso de certos termos fosse mudar a mentalidade do ser humano ou suas atitudes.
Os fiéis adeptos do "politicamente correto" primam pela intolerância apesar de ninguém ter o direito de policiar as ideias de ninguém. 
Daqui a pouco vão querer cassar tambem a Turma da Mônica, pois ali pululam vários exemplos "errados" para as crianças. 
A Magali e o Cascão sofrem de transtornos, Mônica e Cebolinha praticam bullying.
Pelo menos hoje eu fiquei sabendo que Monteiro Lobato será reabilitado e que aquele malfadado livro didático que permite e preconiza a utilização do português incorreto será retirado das escolas.  Aleluia!!!!!


Mote enviado pela amiga Jussara do Palavras vagabundas
Comentarios exclusivamente de minha responsabilidade!



12 comentários:

  1. Concordo com tudo que vc falou e assino em baixo, uma coisa é combater os ataques às minorias, outra completamente diferente é esse ataque ideológico que se faz hoje em dia onde tudo que sai do senso moral tem que ser combatido e expurgado da sociedade, e esta chegando a casos extremos como no do Monteiro Lobato onde estão medindo um livro feito em uma época em que isso não existia com os parâmetros de hoje e dizendo que ele estava errado e que tem que ser censurado.

    Eu sou negro e lembro que nos EUA não se pode chamar outra pessoa de negra, o correto é dizer que ela é Afrodescendente, que a meu ver é ainda mais preconceituoso já que julga que a pessoa em questão não nasceu na América, toda vez que escuto essa expressão fico me perguntando pq não chamam um caucasiano de Eurodescendente.

    Para mim o preconceito não esta nas palavras em si e sim na forma como dizemos, uma pessoa culta pode te insultar utilizando um vocabulário riquíssimo e no final vc ainda vai chamar ele de Doutor.

    Aproveitando que esse comentário esta gigante outra coisa que me irrita é essa patrulha que se tem no humor, não se pode fazer piada com nada, se vc é paulista não pode brincar com mineiro, se é mineiro não pode fazer piada de carioca e por ai vai, que ridículo isso então somos obrigados a dizer que o país é uma maravilha assim como era na época da ditadura com o seu slogan “Brasil, ame-o ou deixe-o” só que agora o nosso inimigo não são mais os militares e sim o nosso próprio vizinho

    ResponderExcluir
  2. Macho,

    Esta historia esta me enchendo o saco.
    Tenho amigos que tenham apelidos como: Rosca, porque era gordo, Eu era linguiça, magrelo e comprido, outro era o criolina, cabelos vermelhos e pintados, tinha o portuga, filho de portugueses, tinha o Beto crioulo, por motivos obvios, o Mongol, pela cara de mongoloide.Tinha a urubuzinho, uma negra baixinha, a Olivia Palito, uma magrela alta e mais um montão de gente. Nos divertimos sempre com os apelidos,nos chamavamos assim quando nas familias, nos gostavamos muito e ainda gostamos.
    Ninguem ficou traumatizado com isso. É muita frescura!
    Quanto às piadas, isso é verdadeiramente ridiculo. Não posso contar piadas de Pelotas, Campinas, Santos Dumont? De portuga, japa ou judeu? Haja saco, meu amigo.
    Tou criando um baita preconceito cotra esse povo! Isso eles estão conseguindo!

    Um grande abraço, volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Macho,

    Outra coisa.
    Concordo integralmento com voce no caso da utilização das palavras. Preconceito esta na forma e no contexto em que elas são ditas. O preconceito esta no comportamento, nas atitudes.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre,

    Pois é meu amigo japa.....rs
    É a patrulha ideologica.Os caras devial voltar toda esta energia e intolerancia para as coisas que realmente tem importancia.
    E eu fico me sentindo na contra-mão tem hora.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Lufe,

    sei q esou meio sumida por causa do trabalho, sempre ele...rs enfim o q quero te pedir é, se vc tiver um tempo, visite o blog http://apropostados1001filmes.blogspot.com

    este blog se baseia no livro "1001 filmes q vc deve ver antes de morrer", e se propõe a ver cada um deles, analisar e postar, achei super interessante a idéia, ainda mais q amo cinema.

    O mais interessante é q o autor tem apenas 16 anos, p mim q sou educadora e vejo o analfabetismo q impera, este blog é uma luz no fim do túnel.

    veja lá, mas não se sinta obrigado em seguir, e/ ou divulgar pq pedi, mas se achar q vale a pena, incentive.

    abraços

    ps: sério, me surpreendi, positivamente lógico hahah, é do meu único sobrinho q, devido a distância, não vejo há 8 anos

    ResponderExcluir
  6. A ditadura do "politicamente correto" é criadora de divergências e conflitos que tornam a vida artificial e amedrontada.
    Excelente post querido amigo
    Bjs e saudades

    ResponderExcluir
  7. Born, sua sumida....

    Fui visitar o blog do Fer e fiquei tambem encantado com a proposta dele.
    Nem tudo esta perdido neste Brasilzão.
    A iniciativa dele é fantastica e merece todo nosso apoio. A gente sabe como é dificil manter um blog. Espero que ele consiga fazer o que propoe.
    Na sexta vou fazer um post de divulgação do blog. Ele merece mesmo!

    bjo e apareça.
    Ainda continua com a Net a cipó?.....rsrs

    ResponderExcluir
  8. Gisa querida,

    Acho que vou morrer dando murro em ponta de faca.
    Continuarei falando o que quero e da forma que achar conveniente.
    Nunca aceitei nenhum tipo de patrulhamento em toda minha vida e não vai ser agora que irei aceitar.
    Com certeza você não vera nenhuma atitude minha com desrespeito a minorias, credo, cor ou outra coisa qualquer. Mas me permitirei sempre fazer e dvulgar piadas de tudo, sobre tudo.
    A piada, para mim, se constitui uma excelente forma de denuncia. A gente ri e a cabeça abre. Intransigencia, a intolerancia e o radicalismo só servem para criar elementos bitolados, ignorantes, sem uma visão ampla das coisas.
    A cabeça fecha.

    bjoca procê

    ResponderExcluir
  9. Menino, obrigada por visitar o blog q te indiquei e pelo coment q vc fez...acredito q meu sobrinho deverá ser mais persistente q eu em manter um blog hahah

    Ainda continuo com a net cipó hahaha ainda continuo trabalhando muito, mas como agora faço coisas q me realizam, não me estresso tanto, e sem me estressar não consigo ter inspiração p escrever no meu blog hahaha mas sempre leio vc, embora nem sempre possa comentar.

    bjs e boa semana p todos/as

    ResponderExcluir
  10. Lufe

    Trabalho em escola há 12 anos, e nunca vi tanta mudança, tudo agora é BULLYING e assim vai... Não sei onde iremos parar com essas inovações politicamente corretas.
    Falta de caráter nada tem haver com Bullying!
    Adorei o texto! Estarei compartilhando pelo Facebook.
    Beijos e boa semana :)

    ResponderExcluir
  11. Patricia,

    Imagino como deve ser dificil para vocês lidarem com estas "modernidades".
    Aguentar alunos e pais de alunos hoje em dia deve ser um exercicio de tolerancia impar.

    bjos

    ResponderExcluir
  12. "Temos uma sociedade com fundamentos de Uganda, querendo traçar leis comportamentais de Dinamarca"
    Essa sua frase condensa tudo.....amei.
    Primeiro,gastam dinheiro e nossa paciência para mudar a ortografia.Desesperados procuramos onde está os erros da antiga grafia...reaprendemos,estudamos nos esforçamos,daí eles vêm com o vale tudo,e nós com cara de palhacinhos e macaquinhos adestrados que obedecem a todos os mandos em troca de uma banana.Apelidos carinhosos serão expurgados do nosso dicionário pela falta de um julgamento justo.Colocaram tudo no mesmo saco.Me parece que isso é sim um começo para nos doutrinar a nova política,uma política que vai dirigindo nossos caminhos de volta.......passo a passo a sensura está começando.
    gostei muito do texto.bom dia Lufe

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...