Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

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segunda-feira, 25 de julho de 2011

Nem Cristo dava conta!


Este texto é uma homenagem aos abnegados professores de hoje.
A gente tem conhecimento dos percalços por que passam os nossos educadores. 
Se Jesus Cristo voltasse a terra nesse momento, e fosse reeditar o Sermão da Montanha, acho que as coisas correriam mais ou menos assim:

O Sermão da montanha
(*versão para educadores*)

E Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.

Tomando a palavra, disse-lhes:
- Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles...?

Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?

André perguntou:
- É pra copiar?

Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!

Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?

João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?

Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?

Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!

Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?

Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?

Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?

Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula?
Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?
Quais são os objetivos gerais e específicos?
Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?
E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?
Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
E vê lá se não vai reprovar alguém!

E, foi nesse momento que Jesus disse:
"Senhor, por que me esquecestes..."


Quando recebi esse e-mail, achei fantástico, muito criativo e retrata fielmente o que ocorre nos dias de hoje. A Jaci, do Blog “Uma Pandora e sua Caixa” havia me convidado a fazer parte de uma blogagem coletiva em 23/7 sobre EDUCAÇÃO. Queria participar, mas não sbia como.
Apesar de atrasado deixo aqui mnha colaboração nessa Blogagem Coletiva.
Não sou nenhum expert ou milito nessa área. Tenho muitas criticas, não de um conhecimento fundamentado, mas de coisas que observo.
O mundo mudou. As informações são instantâneas, em grande volume e superficiais.
Com isso, as pessoas não estão necessitando da capacidade de raciocinar, de avaliar, de equacionar, de elaborar.
Também, através das redes sociais, as opiniões são emitidas muito superficialmente e instantaneamente são reproduzidas como verdade absoluta.
Percebe-se a incapacidade de elaboração, de senso critico, de raciocínio próprio.
Não se percebe o interesse em se aprofundar nas questões.
Há que se repensar uma nova política de ensino, o estabelecimento de novas diretrizes que envolvam  o governo, a escola, a sociedade e a família.
A educação no Brasil ate o final da década de 60 era voltada ao humanismo, fundamentada no iluminismo. A partir desta época, iniciou-se a educação profissionalizante e me parece com conseqüências desastrosas. A nova escola não profissionalizava e nem cultuava os valores humanísticos.
Criamos gerações sem valores éticos, morais, individuais, familiares e sociais.
A nova diretriz de ensino que se faz necessária, deveria abranger toda a sociedade numa busca de resgatar estes valores. Dar fundamentação que possibilite as pessoas a elaborarem um nível de raciocínio, de valores éticos, de civilidade, de solidariedade, de sociabilidade, de comprometimento.
Combater o imediatismo, o culto ao supérfluo, o enriquecimento e poder a qualquer custo.
Mas para isso, é imprescindível um investimento de vulto na infra estrutura, investimento na formação, qualificação, valorização e remuneração dos professores,  campanhas motivacionais e institucionais conclamando a sociedade e a família a fazerem parte deste processo.
Isso, no mínimo é um trabalho serio de pelo menos 20 anos para se obter algum resultado concreto. Vamos cobrar isso? 
Alguém topa?
 
 Texto do "Sermão" de M P Castro recebido por e-mail


19 comentários:

  1. Perfeito!!!

    E sem comentários rsrsrsrsr.

    Uma ótima semana p/ vc amigo Lufe!

    Bjs.

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  2. Muito bom.

    Não da nem pra comentar.


    Abraços!

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  3. Lufe,
    Um belo retrato da educação, aí e aqui...!

    Abraço

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  4. Lufe, primeiro só nos resta rir, segundo chorar!
    Pularam do humanismo para o tecnicismo,nem tentaram juntar ambos para que o aluno e a sociedade ampliassem seu conhecimento, triste isso.
    bjs
    Jussara
    PS: Fico chocada que não se estuda Filosofia em nenhum ano do Curso Médio e na universidade só alguns cursos têm um semestre.

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  5. É o que dá com aluno seguindo professor no Twitter e cutucando no Facebook...rs

    Ótimo texto, me diverti.

    Um beijo, Lufe.

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  6. Bia,

    Eu achei este texto genial....

    bjo

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  7. Jão,

    A situação é tão grave que a gente fica sem ação

    abço

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  8. AC,

    Você, bem melhor do que eu, esta a par dessa situação. A garotada não elabora mais nada. Vem tudo em estilo fast-food. Valores? Eles nem sabem mais o que é isso. Ficou perdido no tempo.

    abraços

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  9. Jussara,

    A gente falando isso corre o risco de ser chamado de retrogado.As convenções sociais parecem estar obsoletas.Ninguem respeita nada. E ainda ficam querendo criar regras no entorno, com o "politicamente correto" e mascaram o foco principal. A perda completa dos valores e do senso critico. Como vão ministrar aulas de filosofia se não estimulam o pensamento, a elaboração?

    bjo

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  10. Luna,

    Achei o autor(a) dessa nova versão dos "Sermões" altamente criativo(a)
    Parece coisa de Luna....rs

    bjoca

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  11. Tem um boteco legal e é amigo da Jaci (Pand pra mim), perfeito! Tem uma mesa vaga?

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  12. Fernanda,

    bem vinda.
    Pode chegar que sempre tem um banquinho reservado.

    bjo

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  13. Sempre defendi a ideia de que a família tem muito de influência no processo de educação, afinal é em casa o primeiro ambiente responsável por essa tarefa. Ocorre que por diversos motivos muitos pais estão se esquecendo desse papel e deixando todo o trabalho para a escola, que, sinceramente, não pode ser responsabilizada com todo esse encargo.
    Um grande bj querido amigo

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  14. Gisa,

    Concordo plenamente que tudo começa em casa.
    Infelizmente em um pais onde a maioria dos pais é obrigada a se ausentar de casa pela maior parte do dia, uma politica seria educacional deveria ser implantada pelo Estado, logico apos ouvir especialistas, professores e a sociedade.
    A responsabilidade é de todos.
    Sem a valorização dos professores e uma nova postura da sociedade e do Estado, o ensino continuara de mal a pior.

    bjos

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  15. É pra copiar?
    Rs

    Voltei as aulas por uns instantes....
    Só faltou um detalhe, o pirulito na boca ao perguntar "O que é que a gente vai ganhar com isso?"

    Rs
    Afff, que detalhe infame!
    Desculpa =|

    Amém, de cima a baixo. Copiado e assinado.

    Bjoo!

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  16. Lufe, eu tenho que fazer minhas as palavras da Jussara:

    "...primeiro só nos resta rir, segundo chorar!
    Pularam do humanismo para o tecnicismo,nem tentaram juntar ambos para que o aluno e a sociedade ampliassem seu conhecimento, triste isso."

    Enfim, obrigada por sua participação, cheros!

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  17. Rapha,

    E bota infame nisso....rsrs

    bjoca

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  18. Jaci,

    Vim atrasado mas vim.....
    As vezes a gente fala e fica parecendo saudosismo, mas na verdade, nós que tivemos um outro tipo de formação vemos o quadro muito pior do que quem ja veio deste novo sistema.
    Há que se repensar sob todos os angulos.

    Eu que agradeço o convite e a oportunidade

    bjo

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  19. Otimo texto!
    Me sinto perdida com o imediatismo, com a falta de reflexão e interesse. Como prof tambem me sinto desrespeitada com essa "progressão automatica"que apenas produz analfabetos funcionais, perfeitos espectadores do circo que se transformou nossa politica educacional. Como cobrar algo que nem tem valor pra eles? Pra que serve? Quem tem sucesso neste pais não estudou...

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