Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Preconceito?

Preconceito é a idéia.
Discriminação é a idéia colocada em "prática".
Um exemplo: em algum momento você pode não gostar de uma pessoa com determinada característica, feia ou bonita, bizarra ou estigmatizada, esse é um preconceito.
A partir do momento que você passa a insultá-los ou qualquer outro tipo de atitude pejorativa, é a discriminação.
Preconceito - uma indisposição, um julgamento prévio negativo que se faz de pessoas estigmatizadas por estereótipos";
Estereótipo - "atributos dirigidos a pessoas e grupos, formando um julgamento a priori, um carimbo. Uma vez ‘carimbados’ os membros de determinado grupo como possuidores deste ou daquele ‘atributo’, as pessoas deixaram de avaliar os membros desses grupos pelas suas reais qualidades e passam a julgá-las pelo carimbo";
Discriminação – "é o nome que se dá para a conduta (ação ou omissão) que viola direitos das pessoas com base em critérios injustificados e injustos, tais como: a raça, o sexo, a idade, a opção religiosa e outros".

Nestes dias de hoje, a gente tem que saber distinguir muito bem estes conceitos para não fazer julgamentos errados.
Vejam esse caso:

Duas amigas se encontraram num ponto de ônibus :
- E aí, Creuza, porque tu num foi no pagodi onti ?
- Pagodi ? Qui pagodi qui nada, Craudete ! Ônti eu saí cum branco di fechá o cumercio...
- Tu saiu cum branco ? Branco mermo ?
- Tô falando, muié! O nome dele é Célio. O cara tá amarradão na minha figura.
- Me conta isso direito, Creuza ! Cumo foi qui tu arranjô essa pérula ?
-Tudo muito simpres, Craudete. Eu ia passando pela rua, ele se agradou da minha pessoa, puxô cunversa, eu me agradei da pessoa dele e marcamo pra saí dinoite.
- E onde foi que tu se incontrô com ele ?
- Sincontrei ? Tu tá doida ? Sincontrei qui nada, o Célio foi me buscá em casa, que ele é umhomi muito do fino ! Hora marcada ! E veio me buscá de carro, minha nega ! Eu não deixei por menos e me enfeitei toda, bem gostosa naquela sainha roxa e com o meu corpetinho verde. Subi naquele tamancão vermeio, chique no urtimo, e tasquei aqueles brinco pratiado que tu me deu !
- Creuza, tu divia tá um arrazo ! Aí cês foram fazê um lanche ?
- E tu acha qui o Célio é homi di fazê lanche ? Fomo num belo dum restaurante da Zona Sul. Cumi camarão, Craudete ! Camarão!!!!
- Tô toda arripiada ! Mas e depois, Creuza ? Me conta!!!!!
- Depois nós fumo dançá numa buati de crasse. Tiramo aquele sarro ! Tomei até uísqui 12 ano, imagina! Me esbardei !
- Qui inveja qui eu tô, muié ! Minha Nossa Sora Parecida ! Depois oceis foram pro motel, é craro !
- Craro qui não ! Num fala bestera, Craudete ! É craro qui nós fumo pru apartamento dele ! Qui apê, mulé ! Um luxo só ! Sabe daqueles sofá que afunda quando agente senta? Pois é !
- Deus seja louvado ! E aí, Creuza ? Já tô ficando toda impipocada!
- Bom, aí nós cumeçamo a namorá. Beijo pra lá, beijo pra cá. Fomo tirando as rôpa..     E aí ele pediu preu pegá o pênis dele !
- Péraí, Creuza ! Pênis ? Qui diabo é isso ?
- Pô, Craudete, como tu és inguinorante mermo, vige! É o mesmo qui "caraio", só que é mais branquinho, mais molinho e mais menor !!

E ai, minha gente, este é um caso de preconceito, de estereótipo, de discriminação ou simplesmente de constatação de fato?
Tenham a palavra.......



13 comentários:

  1. Talvez seja a pura realidade, e nada mais...

    ResponderExcluir
  2. "...ele se agradou da minha pessoa, puxô cunversa, eu me agradei da pessoa dele e marcamo pra saí dinoite."

    Se ler assim já é difícil, imagino como seja escrever...rs

    No caso específico eu diria que foi falta de sorte, mas nada que não possa ser contornado com disposição e criatividade...ahahahahaha

    Beijos de boa semana, Lufe!

    ResponderExcluir
  3. kkkk, creio ser constatação de fato

    Adoro te ler Lufe, tava com saudades.
    Voltei a postar meus poemas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lufe, tudo bem?
    O livro ficou lindo, né? Parabéns para todos nós!
    beijo ;)

    ResponderExcluir
  5. hahhahahahhah que engraçado "Pô, Craudete, como tu és inguinorante mermo, vige! É o mesmo qui "caraio", só que é mais branquinho, mais molinho e mais menor !!"

    Acho que é estereótipo mesmo hahaha, com constatação do fato agregado hahahaah.

    Muito bom Lufe adorei!

    bjo

    ResponderExcluir
  6. Mais branquinho,e mais menor sim, mas molinho não, Eu quando tive em África elas dizia assim "caraio" de branco tem osso.

    Abraço,
    José.

    ResponderExcluir
  7. Cara,

    Pode ser....mas será?....rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Luna,

    Eu acho divertido essa fala ao natural, dá mais vida ao texto, você não acha?
    Tambem acho que um pouquinho de disposição e criatividade resolve.
    Mas precisaria de mais disposição do que ter em mãos um mulatão dengoso como a Creuza?....sei não.....

    Bjocas

    ResponderExcluir
  9. Fatima,

    Que gostoso te-la de volta.
    Já fui lá conferir.
    Gosto muito quando aparece, some mais não, viu?

    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Erika,

    Ficou realmente lindo.
    Dá um orgulhozinho, né?

    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Ju,

    Quanto à constatação, não tenho conhecimento especifico para afirmar.....rsrsrs
    Mas que é esteriotipo, certamente é.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Alexandre,

    Dizem, dizem, né?.....rsrs

    As palavras ditas com maldade e no sentido de ofensa, nem precisam ser as de conotação especifica para se qualificar como preconceito ou discriminação, não é mesmo?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. José,

    Nada como o depoimento de quem esteve “in loco”.
    Essa do “osso” eu não sabia, adorei.......rsrsrs

    Um grande abraço

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...