Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Meu desejo pra 2012


Fiquei matutando uma mensagem de ano novo e me vieram alguns pensamentos sobre o que desejar a todos.
Nesta época do ano são feitas listas de objetivos, novos planos, promessas, pedidos, rezas, macumbas, roupas brancas, cuecas e calcinhas das mais diversas cores, comem-se lentilhas e romãs, tomam-se banhos de mar e tantas coisas mais.
Tem aqueles que pedem ao Papai do Céu para conhecer o Sr. Perfeito ou a Sra Perfeita, pois vem de experiências frustradas com o amor. E, invariavelmente, procuram sistematicamente o mesmo perfil de homem ou mulher, que antes os fez sofrer. É chover no molhado! Alguns (as) querem provar a si e a todo mundo que vão transformar aquele cara, irresponsável, farrista, solteiro convicto, num pai (mãe) de família maravilhoso(a). E é claro que em 100% dos casos, essa tentativa dá em erro. Ninguém muda ninguém, as pessoas só mudam se quiserem. Se você inicia um relacionamento com a intenção de modificar uma pessoa, quem está precisando de mudança e urgente, é você!
Tem gente que pede pela solução dos seus problemas e não percebe que as vezes o problema esta nela mesma e não nos outros.
Tem aqueles que reclamam do excesso de trabalho e são eles que não conseguem dar conta de nada. Acumulam trabalho sobre a mesa, atrapalham o andamento de toda a empresa, e ainda acham que estão trabalhando por si e pelos outros. Todos em volta veem o que falta, organização, método de trabalho, disciplina, treinamento, competência. E só ele não vê! 
E também tem aqueles que querem constituir no próximo ano um rol de amizades verdadeiras? Seriam “amigos verdadeiros” aqueles que suportariam todas as suas variações de humor, principalmente o seu mau humor e seus ataques de frescura ou rabugisse? Sua total falta de disponibilidade para com as pessoas e sua mania de se vangloriar e só falar de você como tema principal de tudo? Quando você será realmente um amigo verdadeiro?
E a esposa que desconta as frustrações no parceiro e vice versa?
Pessoas frustradas, inconformadas com a vida que levam, não conseguem alcançar seus objetivos, suas metas profissionais ou pessoais e transferem para os outros, a obrigação de realizar os seus sonhos. Ninguém é responsável pelos nossos sonhos, a não ser nós mesmos. Construir juntos, batalhar juntos, comungar objetivos é uma coisa. Esperar que alguém os faça por você, é outra, bem diferente.
E os filhos? Queremos que eles sejam tudo aquilo que não fomos, colocando neles uma responsabilidade de resgate de nossas frustrações?
Eles são filhos do mundo, seres unos, de personalidade e desejos próprios. Nossa função é de prepara-los para a vida, incutirmos valores. Mas, não nos esqueçamos, a vida é deles e não nossa! Cada um faz seu caminho, da forma que lhe seja prazerosa.
Este é um grande problema do ser humano. Todos nos já acusamos o outro de ser a chave do problema, quando na verdade nós éramos o problema. É mais fácil jogar a culpa em qualquer pessoa, em qualquer situação, do que nos autoanalisarmos, repensarmos as situações e agirmos por nós mesmos. Geralmente não fazemos o que seria correto e sim o que é mais confortável para nós, o que nos é mais conveniente!
Nós somos o núcleo do nosso mundo e por isso somos responsáveis por tudo que nos rodeia, de bom ou ruim. Neste mundão em que vivemos as pessoas que fazem diferença são aquelas que se enxergam bem, conhecendo suas virtudes e falhas, e com persistência, perseverança, disciplina e paciência, tentam se corrigir. São essas as pessoas que somam.
Depois desse lero lero, minha gente, o que eu desejo a todos nós, neste ano que se inicia é um espelho para cada um de nós. 
E ao nos vermos nele refletidos, façamos também uma reflexão!
Eu acho que é disso que todos nós precisamos para começarmos bem o 2012 e só assim, transformaremos o nosso mundinho, a partir da transformação interna de nós mesmos e, como consequência, conseguiremos alguma mudança nesse mundão de meu Deus.

Um excelente 2012 para todos, com muita saude, trabalho gratificante e prazeroso, muito amor, bom humor, tolerancia, dignidade e fraternidade.



6 comentários:

  1. Digamos que os azuis vestem gala!
    Um grande bj querido amigo e um excelente ano novo com todos os teus sonhos e circunstâncias.

    ResponderExcluir
  2. AMIGO,

    MUITO, mas muito interessante teu post, é isto mesmo as pessoas tem que olhar para si mesmos para que as coisas venham a ser melhores!

    Fiz uma retrospectiva lá no meu blog e cheguei a conclusão que meu melhor post do ano surgiu através da tua idéia de escrevermos sobre "Meu personagem infantil predileto", foi um belo post, foram muitas visitas e me trouxe muita alegria.
    O texto foi meu, mas a idéia inicial foi tua!
    Muito obrigada!

    Um feliz 2012 para ti e tua família!

    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Para mim esta seria a receita ideal, para a construção de um mundo melhor, e o espelho seria o condimente principal.

    Para si um excelente 2012
    abraço,
    José.

    ResponderExcluir
  4. Excelente reflexão Lufe! Acho que esse "SER" é que nos uni neste mundo aparentemente virtual...

    Ah! Gostei da nova imagem do perfil! Estás charmosão! Porém tomei um susto, sabe aquela sensação de te conhecer de algum lugar... Não me pergunte de onde...

    Um ano novo especial p/ vc e família! E que venha 2012!!!

    Beijãooooooo

    ResponderExcluir
  5. Lufe,
    Desejo a você um 2012 cheio de saúde e sabedoria!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Um espelho...linda ideia! Quando procuramos melhorar a nós mesmos, com certeza melhoramos o mundo que nos rodeia!
    Que venha 2012!
    beijos carinhosos
    Jussara

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...