Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Habemos Presidenta!

O povo decidiu através da soberania das urnas o destino do pais para os próximos quatro anos.
O governo Dilma, eleito ontem, 31/10/10, terá que reconhecer que o Brasil esta longe de ser o paraíso apregoado em campanha e que o pais precisa de mais ação, menos paternalismo e menos marketing
O Brasil que ela recebe é um Brasil bem melhor do que o do inicio dos anos 90, bem melhor do que o do inicio dos anos 2000 e o que de melhor foi conseguido nestes anos todos, 20 anos, foi a manutenção de uma política econômica racional.
Não foi a bondade de ninguém, a benevolência de nenhum partido ou o milagre de algum Messias, mas sim a estabilidade econômica que propiciou a criação de novos empregos e acesso de milhões ao consumo, assim como viabilizou políticas sociais e de inclusão. 
Parece que a Presidente eleita não pretende modificar essa política. 
Ela terá de dar continuidade a este processo. 
Ela deverá manter a política econômica e social de seu criador. A criatura não devera destruir o trabalho do criador e de seus antecessores.
E necessário sim aprimorá-lo.
E preciso fazer um resgate da classe media, totalmente relegada ao segundo plano pelo governo Lula. Não adianta essa falácia ilusória de que 18 milhões de brasileiros ingressaram na classe media, onde o piso da renda familiar foi estabelecido pelo governo em menos de 1200 reais mês. 
Em uma casa onde a mãe e a filha são empregadas domesticas e só as duas tem emprego, esta família é classe media?
O governo diz que sim.
Esse marketing tem que acabar. Essa mentira tem que acabar.
O Brasil precisa ser novamente repensado e planejado.  Sériamente. Temos estabilidade econômica para estas mudanças, para realocamento dos investimentos.
Mas não há como manter o crescimento sem uma política revolucionaria na educação e na infraestrutura do pais. 
O Governo Federal detém 70 % dos tributos e não é mais possível deixar só por conta dos Estados, por exemplo, o ensino médio. E necessário o investimento Federal nesse setor. 
É necessário o investimento em Escolas Técnicas. A nossa mão de obra é desqualificada.
A Universidade Federal aumentou o numero de vagas, outra propaganda do governo, mas não aumentou a estrutura física, o numero de sala de aulas e nem o de professores. 
Em suma, sucateou a Universidade Federal.
A maquina publica esta inchada e o seu custeio é maior do que o investimento em portos, aeroportos, estradas ou na saúde .Tem que haver uma mudança neste sentido.
Há brasileiro morrendo em filas de hospitais. A assistencia do Governo é insuficiente. Os Planos de Saude privados estão fora do alcance da população. Quase metade da população não tem acesso a esgotos. A população envelhece e estão sendo condenados a pobreza. O valor das aposentadorias se desvaloriza galopantemente. 
A Lei que acaba com o índice regulador das aposentadorias foi aprovada no Congresso e só depende de assinatura do Presidente, coisa que não foi feita ate agora.
A nova Presidente devera liderar um trabalho intenso contra a impunidade, O julgamento das urnas é apenas político. Ele não absolve os desmandos. O fato de ter ganho as eleições não varre para debaixo do tapete os crimes cometidos pelos seus correligionários. Para ter credibilidade ela vai ter que punir. Tudo devera ser apurado, e bem, com completa isenção política.  Combate ao descumprimento às leis é trabalho para o Poder Judiciário, e não para o Executivo ou Legislativo. 
A condenação ou absolvição deve caber somente a Justiça.
As instituições devem ser apartidarias, apoliticas e atuarem a serviço do país.
E preciso urgentemente uma reforma tributaria, tantas vezes prometida e alardeada mas nunca conduzida pelo seu partido.
A reforma política devera também escutar a voz das minorias.
A democracia não é simplesmente o governo da maioria, é um governo para todos, e é também o respeito a minoria e todas as suas manifestações.
Abafar as vozes desta minoria ou coibir o seu trabalho é um ato tão desonesto e abusivo como uma tentativa de golpe contra o governo agora eleito.
Todas as duas atitudes são degradantes e não poderão ser aceitas.
A Imprensa tem de ser livre no processo democrático, ela é os olhos da população.
A sociedade, o povo brasileiro, espera da oposição uma fiscalização constante responsável construtiva e que ofereça alternativas, e não uma oposição que emperre as mudanças necessárias
Será que esta Presidenta estará apta a conduzir este processo?
Esperamos que sim

Charge de Humberto – Jornal do Comércio (PE) – 13.10.2010

23 comentários:

  1. Não votei nela, não queria a continuação do governo Lula, mas fazer o que, né? =\

    Beijos, moço.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  2. Agora, se não der certo (desejo que de, apesar de não ter votado nela), não me venham reclamar. Quem "pariu Mateus que balance", hahahaha!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Luna,

    Eu tambem não, mas agora a gente só pode torcer pra tudo dar certo, para que não se leve as ações para o radicalismo e nem para o corporativismo partidario.

    Vamos ver, né?

    beijim, Luna

    ResponderExcluir
  4. Lufe, não votei nela e agora...nossa,da um medo.
    Fazer o que?
    Torcer para que não seja um caos.
    Beijosssss e um super feriado procê.

    ResponderExcluir
  5. Guara,

    pelo mapa das votações a gente vê um pais dividido em dois, o pais que trabalha, que não votou nela, e o pais dos que vivem dos frutos deste trabalho.
    Ela vai ter de governar para todos.

    Vamos torcer para dar certo...

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Rosane,

    O bom senso tera que imperar...
    a gente espera, né?

    bjo

    ResponderExcluir
  7. Que belo discurso, Lufe! Concordo em genêro, nr e grau com tudo que colocaste, pq como professor sei o qto padecemos, e, para isso, desdobrar-se em não sei em qtas escolas, no meu caso, numa e um banco, que também só favorece os banqueiros...
    Não tinha opção de voto...
    Abç!

    ResponderExcluir
  8. O que nos resta é esperar para saber.

    Uma coisa é certa, será mais uma vez um governo de discursos, de publicidade acima das ações e de qualquer outra coisa que o governo faça ou prometa.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Frack,

    Não se constroi uma nação sem educação do povo.
    Educando, você perde a massa de manobra, que claramente ganhou essa eleição.
    Sem a massa de manobra as urnas depuram, não há perpetuação no poder.
    Esta é a politica deles?

    abço

    ResponderExcluir
  10. Cara,


    A oposição tera um papel de extrema importancia nesse processo.
    Resta esperar que ela atue, e não deixe calar a voz da imprensa independente.

    um abço

    ResponderExcluir
  11. Não suporto nem Dilma nem Srra, dois antipáticos e sem carisma, mas afirmo que nenhum dos dois foi péssimo candidato. Péssimo seria ter que escolher entre Collor e Maluf, por exemplo.

    No segundo turno, votei na Dilma, esperando que ela não deixe aqueles abutres do PT de SP devorar o país. Adoro petistas como Olívio Dutra e Tarso Genro, do PT-RS, que conheço há anos e são super corretos. Tomara que ela se cerque destes.

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  12. primeiro turno...fui com Marina...
    passei o espaço de tempo entre o primeiro e o segundo turno...na duvida...NULO ou SERRA porque Dilma jamais...entao botei em minha cabeça vou com MARINA até o final, mas nos segundos finais me bateu a pior das duvidas,medo...e acresci dois numeros no do pensamento original. Ambas decisões de nada adiantariam..=x
    SO ESPERO QUE OS XX MILHÕES DE BRASILEIROS QUE ELEGERAM DILMA TENHAM ACERTADO...MUITOMEDOO...."PÃOECIRCONAÇÃO!"

    ResponderExcluir
  13. olá, Lufe. vim agradecer o seu comentário no meu blog escafandrista. volte sempre!

    ResponderExcluir
  14. Lufe ,

    Agora só nos resta torcer pra
    que dê certo , porq se não der ,
    nós é que pagamos o pato.

    Como Sempre !!!!



    BjO!

    ResponderExcluir
  15. Compartilho das linhas gerais do seu texto, Lufe. Temos mesmo de ser otimistas mas críticos, vigilantes. Exigindo sempre das pessoas que elegemos - todas, não só o(a) presidente - o cumprimento das promessas de campanha e a execução de projetos que atendam a novas demandas sociais.

    Mas discordo de alguns pontos.

    Não me parecem prioritários os problemas da classe média, a qual pertenço - ou me julgo pertencer, porque com o ganho mensal médio que obtive este ano (não mais que 1700 reais) eu já estaria, pelos seus critérios, rondando a porta dos fundos, rumo à pobreza. Moro no Rio, num bairro nobre (Lagoa), sozinho, num quarto e sala próprio; poderia viver mais folgadamente em outros bairros da Zona Sul (Flamengo, Catete, Glória), onde é possível alugar um quarto e sala por 490 reais, o que pago de condomínio. Em cidades interioranas do Sudeste é possível morar, pagando menos que isso, em casas de dois quartos. Na maioria das demais regiões, esse custo é bem menor. Numa pequena cidade perto de Ribeirão Preto, a Prefeitura dá o terreno e financia a juros baixos a construção da casa para aposentados com renda mínima de 900 reais que para lá queiram se mudar. Benemerência? Não. O prefeito está de olho no aumento da arrecadação de impostos e no incremento do consumo que esses novos moradores promoverão no município. E, consequentemente, na melhoria de vida da classe média também, sobretudo a parte dela que produz bens de consumo.

    Outro ponto importante em que divirjo de você relaciona-se à educação. Ela não é boa, de fato. Mas tivemos avanços reais nos últimos anos. O reaparelhamento de dezenas unidades universitárias federais e a criação de 15 novas universidades nos últimos 8 anos ainda é muito pouco, mas já é bem mais do que foi feito nos três governos anteriores que, em 12 anos, permitiram que grandes universidades (como a UFRJ e a UFF, que conheço bem) paralizassem ou reduzissem algumas atividades por falta de investimentos em manutenção e modernização, tendo sido criada somente uma única nova universidade em todo aquele perído. Já no nível técnico, a criação de mais de 200 escolas técnicas foi um avanço significativo nesses oito anos, se considerarmos que de 1889 até 2002 foram criadas, no total, menos de 150 unidades.

    Já a reforma tributária - assim como a não menos importante reforma política - está, me parece, bem próxima de realizar-se. Não pela Dilma, cuja vontade em relação a isso não é maior nem menor que a de Lula e FHC. O que me deixa otimista é o aumento da consciência da população quanto à sua necessidade, assim como a nova composição do Congresso, o menos conservador e fisiológico que formamos desde a redemocratização. Eu até ousaria dizer que essas grandes reformas são favas contadas, se os eleitores tivessem "tiriricado" um pouco menos...

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Tuca,

    Você veio engrandecer o meu post com o seu comentário.
    A gente tem divergências. Mas que não nos distanciam do objetivo principal, que é o de exigir e fiscalizar.

    Quando eu falo e não se esquecer a classe média eu não me esqueço dos milhões de miseráveis desse pais. É inegável a melhora de vida, propiciada por medidas do governo Lula, mas não podemos esquecer também motivada pela estabilização econômica.
    Eu não estou falando em medidas prioritária para a classe media, eu digo em não penalizá-la. Mas quando você tira as possibilidades dela é que não acho correto.

    Quanto ao ponto da educação, o que eu vejo aqui em Belo Horizonte, são alunos saindo da 8º serie sem saber ler. É proibido reprovar aluno.
    A Universidade Federal de Minas Gerais vai de mal a pior. Diversos professores simplesmente não vão dar aula, mandam e-mail aos alunos, passam um trabalho e os aprovam no final do semestre. Eu tenho visto isso por aqui como pratica normal. Principalmente nos cursos de Humanas.
    Se você visitar um corredor do Hospital das Clinicas, Hospital Escola, você pensa que está em Angola. (Sem demérito à Angola) Corredores abarrotados de pacientes internados, com fichas clinicas presas com esparadrapo á parede acima das macas e estudantes dando plantão, pratica proibida por lei.
    Melhorou o acesso as classes menos favorecidas? Melhorou e muito, principalmente com as bolsas e financiamentos. Abriram novas Faculdades. Abriram. Mas não aumentou o numero de professores e nem o de sala de aula, aonde já existiam as Faculdades.

    Eu reconheço que o governo do PT fez pelo social muito mais que qualquer outro governo anterior, disso não tenho duvida. E tem de fazer muito mais nesse pais de miseráveis. Há vinte anos atrás, no sertão da Bahia eram poucas as pessoas que conheciam um eletrodoméstico. Hoje elas conhecem e tem!

    Eu não votei no PT, não foi pelo aspecto político e sim pelo aspecto policial

    Um grande abraço, apareça mais.

    ResponderExcluir
  17. Olá Lufe!
    Foste citado no meu blog pela Sil, e vim aqui te conhecer. É com prazer que passo a te seguir daqui.

    Quanto ao post, faço minhas as palavras do Tuca (acima), pois concordo integralmente.

    Saliento para o fato de que a reforma política dependerá da vontade (pressão)do cidadão muito antes da vontade do poder executivo propriamente (Presidente da República).

    Acredito qeu não devamos ser ingênuos a ponto de pretender uma iniciativa deste vulto por parte do executivo, já que vai depender do legislativo a elaboração do projeto. Portanto, há muitos interesses em jogo, a começar pela boa vontade dos políticos (legislativo) de implementarem o projeto da reforma.

    E nesse caso cabe uma pergunta: como eles próprios (que deveriam ser a 'longa mão' do povo) vão tomar uma tal iniciativa que vai em detrimento de seus interesses pessoais? Interesses esses, diga-se, patrocinados por segmentações do mercado financeiro, industrial, comercial, mídia etc, que se retroalimentam do caótico e falido sistema político atual?

    Esse quadro é por nós há muito conhecido.

    O vespeiro é perigoso, e quaisquer medidas autoritárias neste sentido colocaria em risco a nossa tão recentemente conquistada democracia.
    Nesse caso, a legitimidade para uma tal iniciativa é do povo - cidadão. Esse não compromete a democracia quando exige do seu representante que adote medidas de revisão do sistema político nacional.

    Aí está o ponto. Pela cultura colonial subserviente do brasileiro, somos tradicionalmente apenas irresignados de mesa de bar (não é alusão ao teu blog, mera coincidência,sabes disto rsrs). Não vamos além. Não buscamos conhecer os mecanismos que, enquanto cidadãos, nos permitem exigir reformas, nos permitem exigir o cumprimento das normas Constitucionais que dependem de leis ordinárias que garantam tantos de nossos direitos que lá estão, aguardando 'vire' um projeto de lei a ser aprovado por eles.

    Reclamamos sem conhecer nossos direitos e contamos com milagres. O milagre do bom senso dos políticos! (Acreditamos em Papai Noel, será que é isso?). Às vezes tenho a impressão que sim.

    Não tem milagre. EStá tudo lá, na Constituição. E quem de nós já a leu, ou buscou se informar do seu conteúdo com profissinais da área para exigir direitos? Antes ainda, quem de nós exige do político a quem concedeu procuração (mediante o voto) que cumpra promessas ou realize o que de interesse coletivo de determinados segmentos da sociedade? (ou quem questiona a mídia por não veicular informações a respeito de nossos direitos? - isso está na Constituição também...).

    Penso que com o farto acesso à informação que temos atualmente não se justifique mais à camada mais esclarecida da população não saber dos mecanismos (ferramentas) que o cidadão dispõe para exigir reformas.
    As reformas virão, mas a cadência do tempo para a sua execuçao dependerá somente de nós, cidadãos.

    Conhecer o processo legislativo (e aqui entra a educação, ferramenta crucial para mudança de toda uma condição social) pode ser um viés para ter a chance de mudar o filme que assistimos há muito: A espera de um milagre. Quem sabe?

    Bem, desculpe minha chegada assim-assim... rsrs Não constumo fazer comentários longos, mas o tema é instigante.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Maria Janice,

    Já chegou arrebentando....

    Clap, clap, clap
    Bato palmas pra você.
    Você juntamente com o Tuca deram profundidade ao que eu superficialmente citei
    Parabens pelo comentario.
    Comentarios como os de vocês é que enriquecem qualquer tema.

    apareça mais, comente mais.
    Aqui tamanho de comentario não importa, é sempre bem vindo.

    bjo

    ResponderExcluir
  19. Então, Lufe

    Sempre você coloca as coisas de uma maneira bacana, inteligentíssima.
    Eu trabalho em uma Câmara Municipal, aqui na minha cidade, como já disse, Marília-SP. E, embora eu viva e respire política quase que 100% do meu tempo, não gosto de falar sobre.
    Concordo quando diz que não foi a benevolência de ninguém que gerou tudo isso, todo esse crescimento. Nós nos lembramos da inflação, não é mesmo? Nos lembramos bem...
    O fim da inflação, essa malfadada monstra, nos trouxe de volta à vida, ao respirar e ao ser feliz Nos propiciou tantas coisas que seria besteira falar agora, resumidamente.
    Acredito que a nova Presidente conseguirá. Afinal, a nós, só resta a esperança, sempre.

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  20. Lufe, passo uns dias fora e quando chego o buteco tá pegando fogo!
    Votei em Dilma no segundo turno, gosto dela? Não, mas gosto menos ainda do Serra e sua campanha que desqualificava mulheres e não propunha projetos. Uma campanha calcada no fundamentalismo religioso e autoritário, ao meu ver uma vergonha para a biografia do candidato. Achei seu artigo bem ponderado, acho que cabe a nós, tenha nosso candidato ganho ou não, a fiscalização. Essa fiscalização, não é uma critica pura e simples de quem senta na cadeira do Planalto. Essa ficalização passa pelo Congresso Nacional, a gente precisa aprender a cobrar dos deputados e senadores que elegemos! Todos eles têm assessores portanto devemos sim cobrar, em português bem claro, encher o saco deles, passar email, ligar, escrever carta e etc... eles chegaram lá com nosso voto.
    E sem sombra de dúvida EDUCAÇÃO é fundamental.
    Vamos torcer e agir para que os próximos 4 anos seja sempre melhor.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  21. Muito inteligente sua reflexão.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  22. Só digo ESPERO QUE DÊ CERTO. Espero sim, do fundo do meu coração. Muito falatório não leva a lugar nenhum, quero a coisa concreta.

    Demagogia não engorda, não educa, não trata.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Lufe,

    Nossa, adorei : esta mentira tem que acabar!

    Vc citou os alunos da 8ª série aí em BH que não sabem ler, eu sou prof de ensino médio noturno, tenho muiiitos alunos que não lêem praticamente nada, no sentido de leitura mesmo, não apenas identificação de palavras.
    Será que as pessoas sabem qual é o salário de um docente com nível superior em início de carreira no RJ? R$765,66 , brutos.
    Quanto custa um livro no Brasil? Quantos livros um cidadão que vive de salário pode comprar por mês?
    E entrada de teatro? E ingresso de cinema? Como consumir produtos culturais de qualidade?
    De que adianta mandar pessoas despreparadas para a universidade? Apenas para montar estatísticas e relatórios falsos de melhoria da educação.
    Ah, perdão. Tenho dois irmãos médicos e ralam pra caramba, trabalham em mil lugares, não têm o retorno financeiro compatível com o investimento feito em tantos anos de estudo.

    Olha, que as esposas do PT não tenham que fazer pré-natal e parir em hospital público no RJ, caso contrário vão ficar horrorizadas.

    Desculpe novamente, amigo Lufe, esses caras mentem demais.

    Beijo,

    ResponderExcluir

Entre no papo, comente!
Sua opinião é sempre bem vinda!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...